27 de novembro de 2024

Antônio Pereira diz que Regimento da Alema prevê idade como critério de desempate há 30 anos e que a Casa goza de autonomia

O deputado enfatizou que as Casas Legislativas têm autonomia para dispor livremente sobre o seu Regimento Interno e outros temas

Antônio Pereira diz que Regimento da Alema prevê idade como critério de desempate há 30 anos e que a Casa goza de autonomia

Antônio Pereira afirmou que o Regimento é "aquilo que se define como 'interna corporis', não cabendo a intromissão de outros Poderes neste tipo de caso

Agência Assembleia

O deputado estadual Antônio Pereira (PSB) afirmou, durante discurso na Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quarta-feira (27), que não há espaço para intervenção judicial nas eleições da Mesa Diretora da Casa. O parlamentar se refere à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7756), proposta pelo partido Solidariedade visando à intervenção no processo.

De acordo com o deputado, o critério de desempate por idade está presente no regimento da Assembleia Legislativa do Maranhão há mais de 30 anos.

“A questão levantada pelo Solidariedade, no meu ponto de vista, é controversa, pois diz que o dispositivo regimental que atribui ao mais idoso o critério de desempate, em caso de eleição para os cargos da Mesa Diretora, não é o correto e que teria de ser por número de mandatos legislativos. Longe de ser inédito, esse dispositivo está no Regimento desta Casa há mais de 30 anos, e não como foi dito lá, deixando a entender que foi uma questão casuística feita poucos dias antes da eleição, como se nós pudéssemos prever o empate que ocorreu”, disse Pereira.

O deputado enfatizou ainda que os entes federados gozam de autonomia para dispor livremente sobre o tema, sobre o seu regimento interno. 

“É aquilo que se define como ‘interna corporis’, não cabendo a intromissão de outros Poderes neste tipo de caso. É uma opção política, que foi adotada pelas Mesas Diretoras anteriores e pelos deputados que aqui compuseram diversas legislaturas, uma decisão política que foi tomada e colocada no Regimento, permanecendo assim há mais de 30 anos. Não é uma situação casuística”, acrescentou Antônio Pereira. 

Mesa Diretora

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão para o segundo biênio da 20ª Legislatura aconteceu no dia 13 de novembro, em consonância com a Resolução Legislativa 1.300/2024, datada de 5 de novembro de 2024. A sessão foi presidida pelo deputado Arnaldo Melo (PP), com o auxílio dos deputados Roberto Costa (MDB), Neto Evangelista (União Brasil), Rodrigo Lago (PCdoB), Ana do Gás (PCdoB) e Mical Damasceno (PSD).

A deputada estadual Iracema Vale foi reconduzida à Presidência da Alema após escrutínio em dois turnos, devido a empate na eleição disputada com o deputado Othelino Neto (Solidariedade). O desempate ocorreu pelo critério de idade.

Mais notícias

Fred Maia repercute indicações e pede celeridade em obras para Pedreiras e Trizidela

Ele disse que algumas demandas já foram atendidas, enquanto outras ainda precisam de reforço junto ao Governo do…

Junior Cascaria celebra conquistas e anuncia novas obras para o Médio Mearim

Ele agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo atendimento de demandas históricas

Fred Maia destaca instalação de frigorífico em Pedreiras e reforça necessidade de melhorias na infraestrutura

Fred Maia afirmou que o frigorífico tem potencial para transformar a dinâmica econômica da região

‘Café com Notícias’ detalha avanços do CNH Social e ações do Governo do Maranhão para ampliar acesso à habilitação

O diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, informou que, inicialmente, estão sendo disponibilizadas 10 mil vagas para emissão da…

Deputado Catulé Júnior celebra aprovação de PL que denomina de Humberto Coutinho a avenida de entrada de Caxias

Projeto de Lei nº 491/2025, de autoria do parlamentar, foi aprovado durante a sessão desta quarta-feira, e vai…

Dr. Yglésio diz que oposição é contraditória ao votar contra MP que atualiza estrutura de secretarias estaduais

Em seu pronunciamento, o deputado deu exemplo de algumas matérias aprovadas durante a gestão de Flávio Dino com…

Carlos Lula vota contra Medida Provisória que amplia cargos no governo

A MP nº 513/2025 foi aprovada por 31 votos a 8 e segue para sanção governamental