27 de novembro de 2024

Antônio Pereira diz que Regimento da Alema prevê idade como critério de desempate há 30 anos e que a Casa goza de autonomia

O deputado enfatizou que as Casas Legislativas têm autonomia para dispor livremente sobre o seu Regimento Interno e outros temas

Antônio Pereira diz que Regimento da Alema prevê idade como critério de desempate há 30 anos e que a Casa goza de autonomia

Antônio Pereira afirmou que o Regimento é "aquilo que se define como 'interna corporis', não cabendo a intromissão de outros Poderes neste tipo de caso

Agência Assembleia

O deputado estadual Antônio Pereira (PSB) afirmou, durante discurso na Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quarta-feira (27), que não há espaço para intervenção judicial nas eleições da Mesa Diretora da Casa. O parlamentar se refere à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7756), proposta pelo partido Solidariedade visando à intervenção no processo.

De acordo com o deputado, o critério de desempate por idade está presente no regimento da Assembleia Legislativa do Maranhão há mais de 30 anos.

“A questão levantada pelo Solidariedade, no meu ponto de vista, é controversa, pois diz que o dispositivo regimental que atribui ao mais idoso o critério de desempate, em caso de eleição para os cargos da Mesa Diretora, não é o correto e que teria de ser por número de mandatos legislativos. Longe de ser inédito, esse dispositivo está no Regimento desta Casa há mais de 30 anos, e não como foi dito lá, deixando a entender que foi uma questão casuística feita poucos dias antes da eleição, como se nós pudéssemos prever o empate que ocorreu”, disse Pereira.

O deputado enfatizou ainda que os entes federados gozam de autonomia para dispor livremente sobre o tema, sobre o seu regimento interno. 

“É aquilo que se define como ‘interna corporis’, não cabendo a intromissão de outros Poderes neste tipo de caso. É uma opção política, que foi adotada pelas Mesas Diretoras anteriores e pelos deputados que aqui compuseram diversas legislaturas, uma decisão política que foi tomada e colocada no Regimento, permanecendo assim há mais de 30 anos. Não é uma situação casuística”, acrescentou Antônio Pereira. 

Mesa Diretora

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão para o segundo biênio da 20ª Legislatura aconteceu no dia 13 de novembro, em consonância com a Resolução Legislativa 1.300/2024, datada de 5 de novembro de 2024. A sessão foi presidida pelo deputado Arnaldo Melo (PP), com o auxílio dos deputados Roberto Costa (MDB), Neto Evangelista (União Brasil), Rodrigo Lago (PCdoB), Ana do Gás (PCdoB) e Mical Damasceno (PSD).

A deputada estadual Iracema Vale foi reconduzida à Presidência da Alema após escrutínio em dois turnos, devido a empate na eleição disputada com o deputado Othelino Neto (Solidariedade). O desempate ocorreu pelo critério de idade.

Mais notícias

‘Mais Saúde’ alerta para importância de cuidados profissionais com a saúde mental

Psicólogo Mauro Sérgio Brandão Júnior ressaltou o aumento no número de afastamentos no trabalho devido a quadros de…

Sancionada lei fruto de PL de Rodrigo Lago que protege mulheres vítimas de violência

Parlamentar comemorou a sanção e destacou a relevância da medida

‘Maranhão no Campo’ repercute temas debatidos na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente

Secretária adjunta de Recursos Ambientais da Sema, Oquerlina Costa, foi a entrevistada desta edição no programa

‘Em Discussão’ aborda políticas públicas para comunidades tradicionais do Maranhão

Secretária adjunta de Promoção do IDH Sedihpop, Kelly Araújo ressaltou que órgão é responsável pela articulação da estratégia…

Gabinete Social do deputado Catulé Júnior realiza aula inaugural de Ritbox

De acordo com parlamentar, ação atendeu a pedido de mulheres em Caxias. Aulão foi comandado pela coach Andressa…

‘Diário da Manhã’ – Jornalista Nonato Reis fala sobre lançamento de seu novo livro

“Vida de Oficial... Era só uma intimação” será lançado na terça-feira (25), às 10h, no Fórum do Calhau,…

‘Café com Notícias’ destaca Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Secretaria adjunta de Estado de Igualdade Racial, Socorro Guterres falou sobre a data, definida pela ONU em 1966

Carlos Lula reforça apoio à criação da Frente Parlamentar da Primeira Infância no Maranhão

O deputado destacou a importância de políticas públicas para crianças de zero a seis anos e a necessidade…