09 de dezembro de 2025

Aprovadas MPs que instituem programas que beneficiam gestantes e recém-nascidos e de promoção da geração de emprego e renda

Ambas as matérias foram encaminhadas à promulgação

Aprovadas MPs que instituem programas que beneficiam gestantes e recém-nascidos e de promoção da geração de emprego e renda

Matérias foram aprovadas na sessão plenária desta terça-feira

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (9), as Medidas Provisórias 514/2025 e 515/2025, de iniciativa do Poder Executivo, que tratam, respectivamente, da implementação do programa “Maranhão Acolhe”, destinado a gestantes e recém-nascidos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e do programa “Maranhão Juros Zero”. As matérias foram encaminhadas à promulgação.

A MP 514/2025 tem a finalidade de garantir condições básicas de cuidado, segurança e bem-estar à criança, fortalecendo a proteção à maternidade e à infância a gestantes atendidas pelo Sus e inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal – Cad Único

A norma dispõe que será necessário a comprovação de acompanhamento pré-natal ou atendimento hospitalar pelo SUS, para que as gestantes recebam um kit de apoio composto por itens de uso básico do recém-nascido de higiene e vestuário.

A MP 514/2025 diz que a execução do programa “Maranhão Acolhe” caberá à Secretaria de Estado da Saúde (SES) em articulação com a Secretaria de Estado da Administração (SEAD) e os municípios maranhenses, podendo contar com a cooperação de órgãos e entidades públicas ou privadas.

Programa Juros Zero

Por sua vez, a MP 515/2025 reinstitui o programa “Maranhão Juros Zero”, que tem como objetivo incentivar o empreendedorismo, a economia solidária, alavancar o investimento produtivo e promover a geração de emprego e renda no Maranhão,

A norma aprovada dispõe que a data limite para contratação de operações de crédito à conta do programa “Maranhão Juros Zero” encerra-se em 31 de dezembro de 2026.

Justificativas

Em mensagens de encaminhamento das proposições à Assembleia, o governador Carlos Brandão (PSB) diz que as matérias têm caráter de urgência, uma vez que impactam positivamente no dia a dia da população mais carente.

“É preciso dotar, com imediatidade, políticas de geração de emprego e renda cuja morosidade implicaria grave prejuízo social. Por isso, a necessidade do programa “Maranhão Juros Zero” de incentivo ao empreendedorismo e ao setor produtivo. E o programa “Maranhão Acolhe” garante condições básicas de cuidado, segurança e bem-estar à criança, fortalecendo a proteção à maternidade e à infância”, justificou o governador Carlos Brandão.

Mais notícias

Catulé Júnior defende protagonismo da Alema e apoia candidatura de Iracema Vale ao Senado

Deputado destacou importância de manter o bom andamento da Casa e das ações produzidas em 2025

Carlos Lula cobra reajuste do piso salarial dos professores da rede estadual

O parlamentar afirmou ainda que o professor é pilar fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento de um Estado

Junior Cascaria destaca investimentos do Governo do Estado

Parlamentar relatou agendas recentes ao lado do governador, do secretário municipalista Orleans Brandão e da presidente da Assembleia,…

No retorno dos trabalhos, Adelmo Soares destaca ações do governo em municípios da região leste

Segundo o deputado, as atividades se estenderam também por outras cidades do leste maranhense, entre elas Aldeias Altas,…

Plenário faz minuto de silêncio em memória de ex-deputado e empresário

Homenagem foi ao ex-prefeito de Viana e ex-deputado estadual Francisco de Assis de Castro Gomes e ao empresário…

Florêncio Neto destaca serviços realizados no município de Cajapió pelo governo estadual

Segundo o deputado, Cajapió era um município esquecido pela mão do Estado

Deputada Janaína reforça compromisso com população e destaca ações de saúde e infraestrutura em Imperatriz

Parlamentar ressaltou que tem mantido presença constante na Região Tocantina

‘Sustentabilidade na Prática” aborda sistema de adoção e acolhimento para garantia do direito à convivência familiar

A advogada Cynthia Esteves falou também sobre o trabalho desenvolvido por entidades, como a ANGAAD, para o fortalecimento…