13 de março de 2025

Aprovado PL de Cláudio Cunha que cria Programa de Inclusão de Pessoas com TEA nas empresas maranhenses

Segundo o PL n° 444/2024, empresas que adotarem a prática inclusiva serão reconhecidas e valorizadas através do selo Empresa Amiga da Pessoa Autista

Aprovado PL de Cláudio Cunha que cria Programa de Inclusão de Pessoas com TEA nas empresas maranhenses

Deputado Cláudio Cunha é autor do Projeto de Lei n° 444/2024, que visa à inclusão de autistas no mercado de trabalho

Agência Assembleia/ Foto: Kristiano Simas

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quinta-feira (13), o Projeto de Lei n° 444/2024, de autoria do deputado Cláudio Cunha (PL), que institui o Programa Estadual de Atenção e Inclusão da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista -TEA nas Empresas Maranhenses. A matéria segue para a sanção governamental.

O artigo 1º do PL define os propósitos da iniciativa, com diretrizes e objetivos de promover a inclusão de pessoas com TEA no mercado de trabalho, garantindo oportunidades e crescimento profissional; e de reconhecer e valorizar as empresas que adotam práticas inclusivas e contribuem para a inclusão de pessoas com o transtorno.

Pelo texto da lei, as empresas que aderirem ao programa deverão implementar políticas internas de inclusão, com reserva de postos de trabalho específicos para pessoas com TEA, a capacitação para funções de maior remuneração e o apoio a eventos culturais voltados para esse segmento, entre outras medidas pertinentes.

Segundo a proposição, as empresas que adotarem essa prática serão reconhecidas e valorizadas através do selo de reconhecimento Empresa Amiga da Pessoa Autista, que poderá ser utilizado nos produtos, matérias de divulgação e publicitários das empresas.

“Atualmente, o tema inclusão de pessoas com neurodiversidade tem sido amplamente discutido em todas as esferas da sociedade. O que antes era um tabu nos ambientes corporativos, se tornou um desafio para as empresas”, afirma o parlamentar na justificativa do projeto.

De acordo com o texto do projeto de lei, considera-se pessoa com TEA aquela definida nos incisos I e II do § 1º do art. 1º da Lei Federal nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Mais notícias

Helena Duailibe destaca avanços da saúde do Maranhão na Alta Complexidade

Parlamentar apresentou estatísticas sobre o avanço das ações do governador Carlos Brandão no que diz respeito à melhoria…

Ana do Gás cobra solução para crise de abastecimento em Santo Antônio dos Lopes

Parlamentar criticou a falta de atuação do poder público municipal diante da crise

Coordenadora da Seduc destaca, no ‘Diário da Manhã’, a entrega, aos estudantes, dos tablets do programa Tô Conectado

De acordo com Cláudia Marques Soter, a entrega dos tablets foi iniciada no dia 27 de agosto e…

Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável são tema do tradicional desfile cívico da Creche-Escola Sementinha

Parada cívico-educacional foi realizada nesta quinta-feira (4) em alusão à Independência do Brasil e ao aniversário de São…

Nutricionista alerta, no ‘Café com Notícias’ para os riscos da automedicação e uso excessivo de vitaminas

Segundo Nayara Tavares, são necessários acompanhamento especializado e exames prévios para se identificar a real necessidade do organismo…

Deputada Dra. Helena Duailibe destaca os 171 anos da Associação Comercial do Maranhão e os 50 anos do Grupo Atlântica

Parlamentar enalteceu a importância da entidade e do grupo empresarial, que muito contribuem para o desenvolvimento econômico e…

Ana do Gás destaca resultados da Operação Impacto no combate ao crime organizado

Parlamentar elogiou o comando do coronel Wallace Amorim, recém-empossado, e o trabalho coordenado pelo secretário de Segurança, Maurício…

‘Toda Mulher’ – Psicóloga alerta para os desafios de lidar com a “epidemia de depressão”

Segundo a especialista, a depressão é um quadro clínico crônico que exige diagnóstico e acompanhamento profissional