13 de março de 2025
Aprovado PL de Cláudio Cunha que cria Programa de Inclusão de Pessoas com TEA nas empresas maranhenses
Segundo o PL n° 444/2024, empresas que adotarem a prática inclusiva serão reconhecidas e valorizadas através do selo Empresa Amiga da Pessoa Autista
Agência Assembleia/ Foto: Kristiano Simas
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quinta-feira (13), o Projeto de Lei n° 444/2024, de autoria do deputado Cláudio Cunha (PL), que institui o Programa Estadual de Atenção e Inclusão da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista -TEA nas Empresas Maranhenses. A matéria segue para a sanção governamental.
O artigo 1º do PL define os propósitos da iniciativa, com diretrizes e objetivos de promover a inclusão de pessoas com TEA no mercado de trabalho, garantindo oportunidades e crescimento profissional; e de reconhecer e valorizar as empresas que adotam práticas inclusivas e contribuem para a inclusão de pessoas com o transtorno.
Pelo texto da lei, as empresas que aderirem ao programa deverão implementar políticas internas de inclusão, com reserva de postos de trabalho específicos para pessoas com TEA, a capacitação para funções de maior remuneração e o apoio a eventos culturais voltados para esse segmento, entre outras medidas pertinentes.
Segundo a proposição, as empresas que adotarem essa prática serão reconhecidas e valorizadas através do selo de reconhecimento Empresa Amiga da Pessoa Autista, que poderá ser utilizado nos produtos, matérias de divulgação e publicitários das empresas.
“Atualmente, o tema inclusão de pessoas com neurodiversidade tem sido amplamente discutido em todas as esferas da sociedade. O que antes era um tabu nos ambientes corporativos, se tornou um desafio para as empresas”, afirma o parlamentar na justificativa do projeto.
De acordo com o texto do projeto de lei, considera-se pessoa com TEA aquela definida nos incisos I e II do § 1º do art. 1º da Lei Federal nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Mais notícias
Catulé Júnior destaca avanço no licenciamento do aterro sanitário de Caxias
Há semanas, o parlamentar vinha denunciando o incômodo causado por fumaça tóxica
Assembleia aprova projeto que atualiza regras do Fundo Especial do Ministério Público
Proposta tem como objetivo modernizar e racionalizar a gestão do FEMPE
Assembleia aprova projeto que disciplina forma de destinação de bens provenientes de processos judiciais para o Estado
Na justificativa do projeto, o governador Carlos Brandão afirmou que a iniciativa visa aperfeiçoar a gestão dos ativos…
Júnior Cascaria entrega cestas básicas à comunidade Coqueiro, na Estiva
Entrega faz parte de uma agenda social desenvolvida pelo parlamentar com o objetivo de garantir alimento na mesa…
‘Saúde e Bem-Estar’ – Especialista destaca importância de comer bem para viver melhor
Endocrinologista e nutróloga Silvana Teixeira falou sobre o tema na Rádio Assembleia
‘Diário da Manhã’ destaca balanço anual e projetos para 2026 da Escola do Legislativo
Supervisor pedagógico Efraim Lopes foi o entrevistado da edição do programa nesta quarta-feira
‘Café com Notícias’ debate discurso de ódio e violência digital
Problema, segundo Ana Cristina Bayma, da Seduc, é mais frequente nas escolas, mas campanhas preventivas e ações de…
Assembleia Legislativa aprova MP que reinstitui programa ‘Maranhão Juros Zero’
Medida proposta se justifica pela necessidade de "adequar o funcionamento do programa, garantindo maior flexibilidade operacional às instituições…