20 de dezembro de 2024

Aprovado PL de Fabiana Vilar que propõe “Selo Amarelo” a empresas que apoiem mulheres com endometriose

Segundo o PL, as empresas precisam atender a critérios específicos, como promover ações educativas sobre a doença e oferecer condições de trabalho

Aprovado PL de Fabiana Vilar que propõe “Selo Amarelo” a empresas que apoiem mulheres com endometriose

Fabiana Vilar disse que o PL visa conscientizar sobre a gravidade da endometriose e também incentivar a inclusão e o respeito aos direitos das mulheres

Agência Assembleia / Foto: Biaman Prado

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Projeto de Lei, de autoria da deputada estadual Fabiana Vilar (PL), que institui o “Selo Amarelo da Luta contra a Endometriose”. A proposta visa reconhecer e incentivar empresas públicas e privadas que adotem práticas inclusivas e de suporte profissional para mulheres com endometriose severa ou incapacitante.

Segundo o texto do projeto, para receber o selo, as empresas precisam atender a critérios específicos, como reservar vagas para mulheres diagnosticadas com endometriose, promover ações educativas sobre a doença e oferecer condições de trabalho adaptadas, incluindo horários especiais e possibilidade de redução da jornada.

A endometriose, que atinge uma em cada dez mulheres no Brasil, é uma doença que provoca fortes dores e pode afetar significativamente a qualidade de vida. Além disso, muitas pacientes enfrentam desafios extras no ambiente de trabalho devido à falta de compreensão e apoio das empresas.

“Com este projeto, queremos não apenas conscientizar sobre a gravidade da endometriose, mas também incentivar uma cultura de inclusão e respeito aos direitos das mulheres que sofrem com essa doença”, disse Fabiana Vilar.

Mais notícias

‘Café com Notícias’ -Fernando de Carvalho fala sobre o Natal na Catedral e outros espetáculos de final de ano

As apresentações de Fernando de Carvalho já viraram tradição natalina em São Luís e contribuem para cultivar e…

‘Pautas Femininas’ destaca produção do Complexo de Comunicação em 2025

Diretora-adjunta Glaucione Pedrozo foi entrevistada pelo programa e falou sobre o trabalho focado na comunicação pública

Revista Maranhão debate Linguagem Simples na Comunicação Pública 

Juiz explicou sobre a importância do uso da linguagem simples para o repasse de informações claras aos cidadãos

ELEMA realiza primeiro curso de Garçom e Serviços de Copa visando à excelência no atendimento 

Os próprios garçons do Cerimonial da Assembleia são o público-alvo da capacitação, pois atuam diretamente em eventos oficiais…

‘Café com Notícias’ aborda trabalho da Rede de Proteção às Mulheres

Trata-se de um conjunto de serviços públicos e organizações que oferecem acolhimento, orientação, apoio psicossocial, jurídico e de segurança…

Catulé Júnior prestigia final da 3ª Copa Tamarineirense e reforça apoio ao esporte em Caxias

No evento, que teve o apoio do parlamentar, Catulé Júnior destacou a importância do esporte como ferramenta de inclusão social

Adelmo Soares garante investimentos inéditos para Caxias nas áreas da cultura e segurança pública

Os investimentos serão aplicados com recursos de emendas parlamentares, reafirmando a atuação do deputado voltada ao desenvolvimento de…

Maranhão no Campo’- Diretor do Sebrae destaca ações de valorização do empreendedorismo rural 

O gestor fez um balanço das ações do órgão, destacando, entre outros, os projetos “Juntos pelo Agro” e…