12 de dezembro de 2024

Aprovado PL que cria Cadastro Estadual de Agressores Sexuais de crianças e adolescentes

De autoria da deputada Janaína, Projeto de Lei nº 205/2024 é mais um instrumento de combate aos crimes sexuais cometidos contra a população infantojuvenil

Aprovado PL que cria Cadastro Estadual de Agressores Sexuais de crianças e adolescentes

Deputada Janaína afirmou que é urgente adotar medidas de prevenção ao crime e de punição aos agressores

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (12), o Projeto de Lei nº 205/2024, de autoria da deputada Janaína (Republicanos), que cria o Cadastro Estadual de Agressores Sexuais de crianças e adolescentes. A parlamentar destacou que será mais um instrumento de combate a esse tipo de delito.

“A criação do cadastro surge como uma ferramenta importante para centralizar as informações sobre os agressores e facilitar o acompanhamento das autoridades competentes”, afirmou.

De acordo com a proposição, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) regulamentará a criação, atualização e o acesso ao cadastro. O banco de dados trará as informações pessoais e características dos agressores, o local onde o crime foi praticado e, também, os antecedentes criminais do agressor.

O projeto, encaminhado para a sanção do governador Carlos Brandão (PSB), ainda estabelece que as pessoas poderão ter acesso ao cadastro, no entanto, somente em relação ao nome, fotos e características dos responsáveis pelos delitos já condenados e até o fim do cumprimento da pena.

Necessidade

Da tribuna, a deputada Janaína falou também sobre o aumento dos casos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes e a necessidade da criação de medidas que punam com mais rigor os responsáveis por essa prática.

No ano passado, por exemplo, dados do Disque 100, vinculado à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, mostram que no Brasil foram registradas 31.252 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes que resultaram em 60.769 violações, pois uma denúncia pode conter mais de uma violação de direitos. Já no Maranhão, nesse mesmo período, foram 736 denúncias e 1.505 violações.

“Diante desta situação, é urgente adotar medidas de prevenção e punição contra estes agressores e proteger principalmente as vítimas, que são as nossas crianças e adolescentes”, disse a deputada.

Mais notícias

‘Pautas Femininas’ aborda atuação da Ouvidoria da Mulher do TJMA

Entrevistada a assistente social Danyelle Bitencourt, mestra em Direito e Afirmação de Vulneráveis

Sustentabilidade na Prática’ aborda realização de pesquisas nas áreas do paisagismo e recuperação ambiental

Assunto foi tratado pela professora, arquiteta e urbanista Bárbara Irene Wasinski Prado, chefe do Laboratório da Paisagem e…

‘Diário da Manhã’ – Especialista do Procon alerta sobre cobranças abusivas

Chefe da Assessoria Jurídica do Viva Procon/MA, Ricardo Cruz, respondeu a questionamentos de ouvintes no quadro Tribuna do…

Projeto “Acolher com Amor”, que tem apoio do deputado Davi Brandão, leva carinho e cuidado a gestantes bacabalenses

Idealizado por Neidinha Brandão, projeto visa prestar apoio às gestantes em condições de vulnerabilidade social, promovendo palestras, check-ups…

Catulé Júnior leva mutirão oftalmológico com atendimento a mais de mil pessoas em São João do Sóter e Aldeias Altas

Ação foi desenvolvida nos municípios em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras; foram realizadas consultas…

‘Maranhão no Campo’ discute desafios e soluções para pequenos e médios produtores

Entrevistado foi o gestor do 'Empório do Agro', André Paiva

‘Em Discussão’ aborda políticas sobre garantias legais para proteção da pessoa com deficiência

Entrevistado foi o promotor de justiça Alenilton Santos da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de…