12 de dezembro de 2024
Aprovado PL que cria Cadastro Estadual de Agressores Sexuais de crianças e adolescentes
De autoria da deputada Janaína, Projeto de Lei nº 205/2024 é mais um instrumento de combate aos crimes sexuais cometidos contra a população infantojuvenil
Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (12), o Projeto de Lei nº 205/2024, de autoria da deputada Janaína (Republicanos), que cria o Cadastro Estadual de Agressores Sexuais de crianças e adolescentes. A parlamentar destacou que será mais um instrumento de combate a esse tipo de delito.
“A criação do cadastro surge como uma ferramenta importante para centralizar as informações sobre os agressores e facilitar o acompanhamento das autoridades competentes”, afirmou.
De acordo com a proposição, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) regulamentará a criação, atualização e o acesso ao cadastro. O banco de dados trará as informações pessoais e características dos agressores, o local onde o crime foi praticado e, também, os antecedentes criminais do agressor.
O projeto, encaminhado para a sanção do governador Carlos Brandão (PSB), ainda estabelece que as pessoas poderão ter acesso ao cadastro, no entanto, somente em relação ao nome, fotos e características dos responsáveis pelos delitos já condenados e até o fim do cumprimento da pena.
Necessidade
Da tribuna, a deputada Janaína falou também sobre o aumento dos casos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes e a necessidade da criação de medidas que punam com mais rigor os responsáveis por essa prática.
No ano passado, por exemplo, dados do Disque 100, vinculado à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, mostram que no Brasil foram registradas 31.252 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes que resultaram em 60.769 violações, pois uma denúncia pode conter mais de uma violação de direitos. Já no Maranhão, nesse mesmo período, foram 736 denúncias e 1.505 violações.
“Diante desta situação, é urgente adotar medidas de prevenção e punição contra estes agressores e proteger principalmente as vítimas, que são as nossas crianças e adolescentes”, disse a deputada.
Mais notícias
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar
Representante da Assembleia Legislativa do Amapá realiza visita institucional à Alema
A agenda teve como objetivo conhecer de perto o funcionamento da Casa, além de trocar experiências administrativas e…
‘Diário da Manhã’ detalha avanços da atuação da Defensoria Pública do Maranhão em todo o estado
Entre os trabalhos de destaque estão o Plano Institucional da Defensoria Pública do Maranhão para erradicar o sub-registro…
‘Café com Notícias’: Desinformação e diagnóstico tardio sobre a hanseníase levam ao aumento de incidência no Maranhão
Segundo a especialista Cíntia Agostino, a doença ainda é cercada de estigma e, muitas vezes, os sintomas são…
‘Diário da Manhã’ aborda impactos do conflito e ataque dos Estados Unidos à Venezuela
Entrevistados pelo programa o especialista em Relações Internacionais Igor Ferreira Fóscolo e a aluna Lorenna Costa fizeram uma…
Mutirão oftalmológico do deputado Catulé Júnior segue ativo já na primeira semana de 2026
Ação de promoção da saúde ocular, realizada em Barreirinhas, entregou, gratuitamente, mais de 600 óculos a beneficiários, que…
Psicóloga alerta, no ‘Café com Notícias’ sobre a importância dos cuidados com a saúde mental
Sanna Brandes falou sobre a campanha Janeiro Branco, que visa mostrar à população que uma saúde mental saudável…
‘Café com Notícias’ destaca o projeto Praias Seguras e alerta para os cuidados em banhos de mar e rio
O tenente-coronel Marcos Bittencourt, do Corpo de Bombeiros Militar, detalhou o trabalho da corporação, falou sobre incidência e…