26 de fevereiro de 2025
Alema aprova projeto que institui diretrizes para Programa de Incentivo ao Esporte Infantil no Maranhão
Projeto de Lei nº 284/2024 é de autoria da deputada Fabiana Vilar. Matéria foi encaminhada à sanção do governador Carlos Brandão

Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quarta-feira (26), o Projeto de Lei nº 284/2024, de autoria da deputada Fabiana Vilar (PL), que institui as diretrizes para o Programa de Incentivo ao Esporte Infantil, no âmbito do Estado do Maranhão. A matéria foi encaminhada à sanção do governador Carlos Brandão (PSB) pela chefe do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB).
A deputada Fabiana Vilar esclareceu que o objetivo da proposição é o de promover e apoiar a prática esportiva entre crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica por intermédio de instrumentalização de planos e projetos de políticas públicas.
“A intenção é incentivar a prática esportiva como meio de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de crianças durante a infância, melhorar a saúde física e emocional das crianças na infância. E proporcionar acesso ao esporte, recreação e atividades físicas de forma lúdica e gratuita”, acrescentou.
Parceria
O projeto de lei estabelece que compete ao poder público celebrar parceria com os municípios, instituições não governamentais e iniciativa privada, visando o fortalecimento das políticas públicas de incentivo ao esporte infantil.
A norma dispõe que fica autorizada a destinação de recursos financeiros oriundos do Fundo Estadual de Esporte e da Lei de Incentivo ao Esporte para a implementação e manutenção das diretrizes definidas no referido PLO.
Fabiana Vilar justificou a proposição afirmando que o propósito fundamental é o de assegurar que crianças de baixa renda do Estado do Maranhão desfrutem de acesso às atividades esportivas, pavimentando um caminho para um futuro mais saudável e promissor.
“É inegável que muitas crianças nas localidades mais carentes do Maranhão são privadas desse direito elementar devido à escassez de recursos financeiros. Portanto, com essa medida queremos corrigir essa desigualdade e garantir o direito fundamental das crianças de acesso às práticas esportivas”, justificou.

Mais notícias
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…
Acadêmicos de Direito visitam memorial Deputada Zuleide Bogéa e instalações da Alema
Estudantes são do Centro Universitário UNDB
Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva
Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira
‘Saúde e Bem-Estar’ – Silvana Teixeira ressalta importância da nutrição para a qualidade de vida
Médica endocrinologista reforçou que a mudança na alimentação tem impactos em todo o organismo, com reflexos na vida…
‘Diário da Manhã’ – Coordenadora do Sine aborda políticas para geração de emprego e renda
Carla Alcântara Siqueira destacou a inauguração da Casa do Trabalhador do Maranhão, na região do Anjo da Guarda,…