13 de maio de 2025
Aprovado PL que institui semana preventiva ao câncer de pele direcionada ao pescador artesanal
Objetivo é mobilizar a sociedade, entidades representativas e os poderes públicos para a adoção de medidas preventivas
Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na sessão desta terça-feira (13), o Projeto de Lei 176/2025, de autoria do deputado Guilherme Paz (PRD), que institui a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Pele do Pescador e da Pescadora Artesanal. O PL foi à sanção do governador Carlos Brandão.
Conforme a matéria, a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Pele do Pescador e da Pescadora Artesanal será comemorada, anualmente, em 29 de junho, Dia do Pescador. O objetivo é mobilizar a sociedade, entidades representativas e os poderes públicos para a adoção de medidas preventivas e de diagnóstico precoce da doença.
As atividades ficarão a cargo do Poder Executivo estadual, com ampla divulgação e conscientização sobre os males da exposição inadequada ao sol, orientações sobre as formas de proteção e a importância do exame médico preventivo
Na justificativa, o deputado Guilherme Paz frisa que as ações preventivas se devem à alta probabilidade de cura quando o câncer de pele é descoberto ainda em seu estágio inicial. Ou seja, se diagnosticado precocemente, as chances de cura ultrapassam 90%.
“O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, representando, aproximadamente, 31,3% de todos os casos da doença no país. Um estudo com pescadores em Recife (PE) indicou que 84,4% dos entrevistados se expunham ao sol por cinco horas ou mais, diariamente, e 62,2% não utilizavam medidas de proteção adequadas”, informou o deputado.
No Maranhão, de acordo com Guilherme Paz, o câncer de pele é uma preocupação crescente. “Nosso estado é composto, em grande parte, por pescadores e pescadoras artesanais que trabalham em regime de economia familiar e ficam expostos ao sol. Esse grupo representa uma população de alto risco, suscetível a diversas doenças”, destacou o deputado.
Para o parlamentar, é necessária a atuação do poder público para proteger essa população. “Para que as ações preventivas surtam efeito e se obtenha o engajamento desejado na procura do diagnóstico precoce, é preciso que o poder público eduque o pescador e a pescadora artesanal a respeito dos riscos e medidas preventivas envolvendo o câncer de pele”.
O deputado ainda menciona a campanha nacional de combate ao câncer de pele, o “Dezembro Laranja”, para destacar que são urgentes as ações efetivas na esfera estadual.
Mais notícias
Campanha Natal da APAE é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O coordenador Gabriel Bartowski falou sobre as ações desenvolvidas pela instituição e quais as formas de as pessoas…
Aprovado PL do Poder Executivo que dispõe sobre revisão do Plano Plurianual de 2024-2027
O projeto teve parecer favorável da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle, com relatoria do deputado Neto…
Assembleia realiza última sessão de 2025 e aprova a Comissão de Recesso Parlamentar
O grupo atuará durante o período de recesso parlamentar, iniciado nesta quinta-feira,18, e seguindo até o dia 2…
Alema aprova Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2026
A LOA é um dos instrumentos da tríade orçamentária brasileira, junto com o PPA e a LDO, que…
Osmar Filho entrega óculos do programa Cuidar dos Olhos em Cachoeira Grande
Ação garantiu mais dignidade e qualidade de vida à população, por meio de parceria com o Governo do…
Júnior Cascaria articula retomada das aulas de música no Parque João do Vale, em Pedreiras
Parlamentar informou que irá se reunir com representantes da Secretaria de Cultura (Secma), para tratar da convocação dos…
Comissão de Meio Ambiente debate gestão dos recursos hídricos no Maranhão
Reunião contou com participação de representantes da Sema, que apresentaram ações, instrumentos de gestão e desafios enfrentados pelo…
Alema faz minuto de silêncio em memória do ex-deputado e ex-prefeito de Pinheiro, Dedeco Mendes
Pedido de homenagem póstuma foi feito pelo deputado João Batista Segundo