13 de maio de 2025

Aprovado PL que institui semana preventiva ao câncer de pele direcionada ao pescador artesanal

Objetivo é mobilizar a sociedade, entidades representativas e os poderes públicos para a adoção de medidas preventivas

Aprovado PL que institui semana preventiva ao câncer de pele direcionada ao pescador artesanal

Deputado Guilherme Paz é o autor do projeto de lei

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na sessão desta terça-feira (13), o Projeto de Lei 176/2025, de autoria do deputado Guilherme Paz (PRD), que institui a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Pele do Pescador e da Pescadora Artesanal. O PL foi à sanção do governador Carlos Brandão.

Conforme a matéria, a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Pele do Pescador e da Pescadora Artesanal será comemorada, anualmente, em 29 de junho, Dia do Pescador. O objetivo é mobilizar a sociedade, entidades representativas e os poderes públicos para a adoção de medidas preventivas e de diagnóstico precoce da doença.

As atividades ficarão a cargo do Poder Executivo estadual, com ampla divulgação e conscientização sobre os males da exposição inadequada ao sol, orientações sobre as formas de proteção e a importância do exame médico preventivo

Na justificativa, o deputado Guilherme Paz frisa que as ações preventivas se devem à alta probabilidade de cura quando o câncer de pele é descoberto ainda em seu estágio inicial. Ou seja, se diagnosticado precocemente, as chances de cura ultrapassam 90%.

“O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, representando, aproximadamente, 31,3% de todos os casos da doença no país. Um estudo com pescadores em Recife (PE) indicou que 84,4% dos entrevistados se expunham ao sol por cinco horas ou mais, diariamente, e 62,2% não utilizavam medidas de proteção adequadas”, informou o deputado.

No Maranhão, de acordo com Guilherme Paz, o câncer de pele é uma preocupação crescente. “Nosso estado é composto, em grande parte, por pescadores e pescadoras artesanais que trabalham em regime de economia familiar e ficam expostos ao sol. Esse grupo representa uma população de alto risco, suscetível a diversas doenças”, destacou o deputado.

Para o parlamentar, é necessária a atuação do poder público para proteger essa população. “Para que as ações preventivas surtam efeito e se obtenha o engajamento desejado na procura do diagnóstico precoce, é preciso que o poder público eduque o pescador e a pescadora artesanal a respeito dos riscos e medidas preventivas envolvendo o câncer de pele”.

O deputado ainda menciona a campanha nacional de combate ao câncer de pele, o “Dezembro Laranja”, para destacar que são urgentes as ações efetivas na esfera estadual.

Mais notícias

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…

Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’

Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…