04 de junho de 2024

Aprovado PL que prevê sinalizadores para indicar presença de pessoas autistas em hospitais

A iniciativa tem como objetivo garantir o bem-estar e a inclusão de pessoas autistas, durante sua estadia em estabelecimentos hospitalares

Aprovado PL que prevê sinalizadores para  indicar presença de pessoas autistas em hospitais

Sessão plenária na qual foi aprovado o Projeto de Lei "João Davi", voltado ao benefício de pessoas autistas

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta terça-feira (4), o Projeto de Lei 151/2024 (denominado “Lei João Davi”), de autoria da deputada estadual Claudia Coutinho, prevendo diretrizes e fixação de sinalizadores que identifiquem a presença de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em hospitais e enfermarias. O PL segue agora à sanção governamental. 

A iniciativa tem como objetivo garantir a inclusão e o bem-estar de pessoas autistas durante sua estadia em estabelecimentos hospitalares, além de fornecer suporte adequado às mães que acompanham seus filhos autistas durante o período de internação.

“O Projeto de Lei foi inspirado na experiência de João Davi, que tem autismo em grau alto e que enfrentou desconforto e ansiedade devido aos ruídos frequentes causados por batidas na porta de seu quarto durante sua internação hospitalar. Então, busca-se com isso evitar situações semelhantes para outros pacientes autistas”, explicou Claudia Coutinho. 

De acordo com o texto do PL, todos os estabelecimentos hospitalares que oferecem serviços de internação devem disponibilizar, na porta de acesso à internação, placas (ou outras formas de sinalização) identificação para indicar a presença de pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 

Além disso, as placas de identificação devem ser fixadas nas portas dos quartos ou enfermarias, de forma visível e facilmente identificável, contendo um símbolo reconhecível de autismo, juntamente com uma mensagem clara indicando a presença de uma pessoa autista no quarto.

“A ‘Lei João Davi’ visa não apenas garantir o respeito pelos direitos e necessidades das pessoas autistas, mas também serve como um lembrete constante do poder da empatia e da ação legislativa para promover a inclusão e a igualdade de tratamento para todos os cidadãos, independentemente de suas habilidades ou condições de saúde”, acrescentou a deputada.

Suporte às mães

O PL determina ainda que estabelecimentos hospitalares devem fornecer suporte adequado às mães que acompanham seus filhos autistas, durante o período de internação, podendo incluir serviços de aconselhamento, informações sobre o autismo e recursos disponíveis, assistência na navegação pelo ambiente hospitalar e orientações sobre como melhor apoiar o bem-estar do paciente autista durante a estadia hospitalar.

Ainda conforme a matéria, os profissionais de saúde dos estabelecimentos hospitalares devem receber treinamento adequado sobre o autismo, incluindo técnicas de comunicação e manejo de comportamentos. 

Mais notícias

CCJ dá parecer favorável a MP que institui o Programa de Infraestrutura da Agricultura Familiar

Comissão também aprovou requerimento para audiência pública acerca dos limites territoriais entre os municípios de Arame e Grajaú

Catulé Júnior prevê avanço histórico no turismo maranhense com nova administração do aeroporto de Barreirinhas

Segundo o deputado, a concessionária deverá investir mais de R$ 58 milhões na modernização e adaptação do terminal…

Adelmo Soares destaca avanços do governo e elogia liderança da presidente Iracema Vale

Segundo ele, as ações do Governo do Estado têm promovido mudanças concretas em diferentes regiões

Florêncio Neto destaca início de obras de terminal em Olho d’Água das Cunhãs

Demanda é uma antiga reivindicação dos moradores da região

‘Café com Notícias’ debate avanços no tratamento do HIV e reforça importância da conscientização, prevenção e tratamento

Mais de 27 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença no Maranhão desde 1988, o que, segundo a…

Osmar Filho leva ações de saúde a Penalva e Viana

Ações incluíram consultas e exames oftalmológicos, encaminhamentos cirúrgicos e escolha de óculos, além de atendimentos com clínico geral…

‘Pautas Femininas’ discute impactos jurídicos e emocionais do abandono paterno

Convidada foi a advogada Renata Memória, especialista em Direito das Famílias e Sucessões

Escola do Legislativo inicia segunda edição do Curso de Inteligência Artificial Generativa Aplicada ao Poder Legislativo

O objetivo é fazer com que os participantes tenham fluência em IA e possam interagir melhor com as…