04 de junho de 2024

Aprovado PL que prevê sinalizadores para indicar presença de pessoas autistas em hospitais

A iniciativa tem como objetivo garantir o bem-estar e a inclusão de pessoas autistas, durante sua estadia em estabelecimentos hospitalares

Aprovado PL que prevê sinalizadores para  indicar presença de pessoas autistas em hospitais

Sessão plenária na qual foi aprovado o Projeto de Lei "João Davi", voltado ao benefício de pessoas autistas

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta terça-feira (4), o Projeto de Lei 151/2024 (denominado “Lei João Davi”), de autoria da deputada estadual Claudia Coutinho, prevendo diretrizes e fixação de sinalizadores que identifiquem a presença de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em hospitais e enfermarias. O PL segue agora à sanção governamental. 

A iniciativa tem como objetivo garantir a inclusão e o bem-estar de pessoas autistas durante sua estadia em estabelecimentos hospitalares, além de fornecer suporte adequado às mães que acompanham seus filhos autistas durante o período de internação.

“O Projeto de Lei foi inspirado na experiência de João Davi, que tem autismo em grau alto e que enfrentou desconforto e ansiedade devido aos ruídos frequentes causados por batidas na porta de seu quarto durante sua internação hospitalar. Então, busca-se com isso evitar situações semelhantes para outros pacientes autistas”, explicou Claudia Coutinho. 

De acordo com o texto do PL, todos os estabelecimentos hospitalares que oferecem serviços de internação devem disponibilizar, na porta de acesso à internação, placas (ou outras formas de sinalização) identificação para indicar a presença de pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 

Além disso, as placas de identificação devem ser fixadas nas portas dos quartos ou enfermarias, de forma visível e facilmente identificável, contendo um símbolo reconhecível de autismo, juntamente com uma mensagem clara indicando a presença de uma pessoa autista no quarto.

“A ‘Lei João Davi’ visa não apenas garantir o respeito pelos direitos e necessidades das pessoas autistas, mas também serve como um lembrete constante do poder da empatia e da ação legislativa para promover a inclusão e a igualdade de tratamento para todos os cidadãos, independentemente de suas habilidades ou condições de saúde”, acrescentou a deputada.

Suporte às mães

O PL determina ainda que estabelecimentos hospitalares devem fornecer suporte adequado às mães que acompanham seus filhos autistas, durante o período de internação, podendo incluir serviços de aconselhamento, informações sobre o autismo e recursos disponíveis, assistência na navegação pelo ambiente hospitalar e orientações sobre como melhor apoiar o bem-estar do paciente autista durante a estadia hospitalar.

Ainda conforme a matéria, os profissionais de saúde dos estabelecimentos hospitalares devem receber treinamento adequado sobre o autismo, incluindo técnicas de comunicação e manejo de comportamentos. 

Mais notícias

Adelmo Soares leva Mutirão da Saúde com serviços essenciais à população de Joselândia

A ação beneficiou moradores da sede e da zona rural do município, oferecendo atendimento gratuito, humanizado e de…

Mais Saúde’ reforça importância do cuidado com a saúde mental

Psicóloga Letícia Araújo falou sobre campanha Janeiro Branco, alertou para o avanço da ansiedade, depressão e necessidade de…

‘Em Discussão’ detalha mudanças na economia brasileira decorrentes da Reforma Tributária

Programa recebeu o auditor fiscal Nicholas Moreira, que explicou as alterações no sistema de arrecadação de tributos no…

‘Diário da Manhã’ destaca os cuidados necessários para a prática segura de corrida

O professor de Educação Física, Darlan Wedy, afirmou que o esporte traz benefícios físicos e mentais, mas é…

Favela do Samba destaca, no ‘Café com Notícias’, a homenagem que fará às quebradeiras de coco no Carnaval

O presidente da agremiação, Euclides Moreira Neto, falou sobre sua relação histórica com o Carnaval, o calendário dos…

Creche-Escola Sementinha faz acolhimento aos pais de alunos

Momento de diálogo é importante para os pais tirarem dúvidas e conhecerem a equipe, a estrutura da unidade…

‘Diário da Manhã’ detalha ações da Defesa Civil contra desabamentos e de prevenção em áreas de risco no Maranhão

O coronel Silva Júnior informou, no programa, que o estado já conta com o serviço da Defesa Civil…

TEA em crianças é tema de entrevista no programa Saúde & Bem-Estar

Neuropediatra reforçou que o convívio com colegas e a participação em atividades na escola são fundamentais para o…