04 de junho de 2024

Aprovado PL que prevê sinalizadores para indicar presença de pessoas autistas em hospitais

A iniciativa tem como objetivo garantir o bem-estar e a inclusão de pessoas autistas, durante sua estadia em estabelecimentos hospitalares

Aprovado PL que prevê sinalizadores para  indicar presença de pessoas autistas em hospitais

Sessão plenária na qual foi aprovado o Projeto de Lei "João Davi", voltado ao benefício de pessoas autistas

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta terça-feira (4), o Projeto de Lei 151/2024 (denominado “Lei João Davi”), de autoria da deputada estadual Claudia Coutinho, prevendo diretrizes e fixação de sinalizadores que identifiquem a presença de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em hospitais e enfermarias. O PL segue agora à sanção governamental. 

A iniciativa tem como objetivo garantir a inclusão e o bem-estar de pessoas autistas durante sua estadia em estabelecimentos hospitalares, além de fornecer suporte adequado às mães que acompanham seus filhos autistas durante o período de internação.

“O Projeto de Lei foi inspirado na experiência de João Davi, que tem autismo em grau alto e que enfrentou desconforto e ansiedade devido aos ruídos frequentes causados por batidas na porta de seu quarto durante sua internação hospitalar. Então, busca-se com isso evitar situações semelhantes para outros pacientes autistas”, explicou Claudia Coutinho. 

De acordo com o texto do PL, todos os estabelecimentos hospitalares que oferecem serviços de internação devem disponibilizar, na porta de acesso à internação, placas (ou outras formas de sinalização) identificação para indicar a presença de pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 

Além disso, as placas de identificação devem ser fixadas nas portas dos quartos ou enfermarias, de forma visível e facilmente identificável, contendo um símbolo reconhecível de autismo, juntamente com uma mensagem clara indicando a presença de uma pessoa autista no quarto.

“A ‘Lei João Davi’ visa não apenas garantir o respeito pelos direitos e necessidades das pessoas autistas, mas também serve como um lembrete constante do poder da empatia e da ação legislativa para promover a inclusão e a igualdade de tratamento para todos os cidadãos, independentemente de suas habilidades ou condições de saúde”, acrescentou a deputada.

Suporte às mães

O PL determina ainda que estabelecimentos hospitalares devem fornecer suporte adequado às mães que acompanham seus filhos autistas, durante o período de internação, podendo incluir serviços de aconselhamento, informações sobre o autismo e recursos disponíveis, assistência na navegação pelo ambiente hospitalar e orientações sobre como melhor apoiar o bem-estar do paciente autista durante a estadia hospitalar.

Ainda conforme a matéria, os profissionais de saúde dos estabelecimentos hospitalares devem receber treinamento adequado sobre o autismo, incluindo técnicas de comunicação e manejo de comportamentos. 

Mais notícias

Enos Costa Ferreira destaca centenário da Assembleia de Deus em Itapecuru-Mirim

O parlamentar homenageou a Igreja e destacou o início das celebrações do centenário da instituição, que acontecem até…

Florêncio Neto solicita instalação do Viva Procon em Turiaçu e celebra recuperação de rodovia estadual

O parlamentar afirmou que as obras na MA já estão em andamento e que as intervenções são demandas…

Adelmo Soares destaca entrega de equipamentos para Bombeiros e sistema de energia elétrica a famílias do Parque do Mirador

Ele relatou sua participação nos atos de entrega dos benefícios e enalteceu o governo por promover ações para…

Assembleia aprova PL que cria Secretaria Judiciária Única Digital no Maranhão

A proposta visa modernizar a estrutura das secretarias judiciais, promovendo o compartilhamento de recursos humanos e a otimização…

Glalbert Cutrim comemora ordem de serviço para construção de policlínica em Coelho Neto

Segundo o deputado, a policlínica vai integrar a rede estadual de saúde e se tornará referência em serviços…

Sucesso do primeiro transplante de coração no Maranhão é destaque no ‘Diário da Manhã’

A chefe da Unidade de Transplantes do HUUFMA, Priscila Monteiro, detalhou, no programa, os preparativos, a estrutura do…

‘Café com Notícias’: Professor dá dicas de como praticar exercício físico de forma segura em dias quentes

De acordo com Jefferson Fernandes, horário, alimentação, tipo de roupa e hidratação são pontos importantes a serem observados

Solange Almeida afirma que governo trabalha para inaugurar o mais breve possível o Centro de Hemodiálise de Santa Inês

Segundo ela, a unidade vai dar um suporte ainda maior aos pacientes renais crônicos de Santa Inês e…