20 de agosto de 2025
Aprovado PL que protege crianças contra brincadeiras nocivas e desafios perigosos nos ambientes virtuais
Projeto de Lei nº 269/2024, de autoria de Arnaldo Melo, institui políticas públicas na área e, também a ‘Semana Estadual de Mobilização e Conscientização sobre Brincadeiras Perigosas’

Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (20), o Projeto de Lei nº 269/2024, de autoria do deputado Arnaldo Melo (PP), que institui a Política Estadual de Proteção a Crianças contra brincadeiras nocivas e desafios perigosos nos ambientes virtuais. A proposta segue para sanção governamental.
A iniciativa busca prevenir, identificar e combater práticas que coloquem em risco a integridade física e mental de crianças e adolescentes, como atividades lúdicas capazes de causar danos psicológicos e desafios disseminados em plataformas digitais que induzem jovens a realizar ações arriscadas.
O texto prevê a realização de campanhas educativas sobre os riscos dessas práticas, a inclusão de conteúdos voltados para segurança digital no currículo escolar e a capacitação de professores e educadores para identificar sinais de envolvimento em comportamentos perigosos.
Também fica instituída a ‘Semana Estadual de Mobilização e Conscientização sobre Brincadeiras Perigosas’, a ser realizada anualmente na primeira semana de junho, com atividades em escolas e comunidades.
Além disso, as instituições de ensino, públicas e privadas, deverão promover palestras, workshops e ações educativas, além de oferecer canais de comunicação seguros e anônimos para que estudantes possam relatar situações de risco.
O projeto estabelece, ainda, que provedores de internet e plataformas digitais deverão cooperar com as autoridades estaduais na identificação e remoção de conteúdos nocivos, ao mesmo tempo em que o Estado disponibilizará um canal de denúncias acessível por telefone e internet, garantindo o anonimato dos denunciantes.
Também de acordo com o projeto, para garantir a efetividade da lei, será criada uma comissão interdisciplinar responsável por analisar e responder rapidamente às denúncias, além de propor medidas de proteção e apoio às vítimas.
Por fim, o descumprimento da legislação acarretará sanções a instituições de ensino e plataformas digitais, que poderão incluir advertências, multas e até suspensão de atividades em caso de reincidência.

Mais notícias
‘Diário da Manhã’ – Diretora-geral destaca retomada do Projeto Arena Alegria
Cássia Melo contou que, em sua quarta edição, ação foi retomada no dia 16 deste mês e movimentou…
Guarda-Roupa Social é tema de entrevista no programa ‘Café com Notícias’
Diretora Andrea Perimutter falou sobre a iniciativa do Fórum Desembargador Sarney Costa no programa da TV Assembleia
Dra. Vivianne destaca importância da campanha ‘Agosto Lilás’
Ela ressaltou que o Brasil é o país que tem o quinto maior índice de feminicídio no mundo
Carlos Lula reforça demandas das cidades de Coroatá e Açailândia e cobra ações do Governo do Estado
Deputado destaca recuperação da MA-020, em Coroatá, e solicita novas unidades de saúde e ambulâncias para Açailândia
Diário da Manhã’ – Susan Lucena fala sobre sua atuação como interventora na FMF
Ela ressaltou que foi levada ao posto de interventora da Federação Maranhense de Futebol por determinação do juiz…
Ricardo Arruda denuncia gastos exorbitantes em obras não realizadas na educação de Grajaú
O deputado afirmou que levantamento feito com registros datados, fotografias e georreferenciamento apontou que nenhuma obra foi efetivamente…
Florêncio Neto comemora conquista dos Lençóis Maranhenses
Em seu discurso, o parlamentar disse que o dia 15 de agosto de 2025 representa um marco histórico…
Dra. Vivianne destaca agenda de trabalho e inaugurações de obras na região Sul
Parlamentar ressaltou a agenda intensa de inaugurações de obras do Governo do Estado, liderada pelo secretário de Estado…