20 de agosto de 2025

Aprovado PL que protege crianças contra brincadeiras nocivas e desafios perigosos nos ambientes virtuais

Projeto de Lei nº 269/2024, de autoria de Arnaldo Melo, institui políticas públicas na área e, também a ‘Semana Estadual de Mobilização e Conscientização sobre Brincadeiras Perigosas’

Aprovado PL que protege crianças contra brincadeiras nocivas e desafios perigosos nos ambientes virtuais

Deputado Arnaldo Melo é autor do PL que institui a Política Estadual de Proteção a Crianças contra brincadeiras nocivas e desafios perigosos nos ambientes virtuais

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (20), o Projeto de Lei nº 269/2024, de autoria do deputado Arnaldo Melo (PP), que institui a Política Estadual de Proteção a Crianças contra brincadeiras nocivas e desafios perigosos nos ambientes virtuais. A proposta segue para sanção governamental.

A iniciativa busca prevenir, identificar e combater práticas que coloquem em risco a integridade física e mental de crianças e adolescentes, como atividades lúdicas capazes de causar danos psicológicos e desafios disseminados em plataformas digitais que induzem jovens a realizar ações arriscadas. 

O texto prevê a realização de campanhas educativas sobre os riscos dessas práticas, a inclusão de conteúdos voltados para segurança digital no currículo escolar e a capacitação de professores e educadores para identificar sinais de envolvimento em comportamentos perigosos.

Também fica instituída a ‘Semana Estadual de Mobilização e Conscientização sobre Brincadeiras Perigosas’, a ser realizada anualmente na primeira semana de junho, com atividades em escolas e comunidades. 

Além disso, as instituições de ensino, públicas e privadas, deverão promover palestras, workshops e ações educativas, além de oferecer canais de comunicação seguros e anônimos para que estudantes possam relatar situações de risco.

O projeto estabelece, ainda, que provedores de internet e plataformas digitais deverão cooperar com as autoridades estaduais na identificação e remoção de conteúdos nocivos, ao mesmo tempo em que o Estado disponibilizará um canal de denúncias acessível por telefone e internet, garantindo o anonimato dos denunciantes. 

Também de acordo com o projeto, para garantir a efetividade da lei, será criada uma comissão interdisciplinar responsável por analisar e responder rapidamente às denúncias, além de propor medidas de proteção e apoio às vítimas.

Por fim, o descumprimento da legislação acarretará sanções a instituições de ensino e plataformas digitais, que poderão incluir advertências, multas e até suspensão de atividades em caso de reincidência.

Deputado Arnaldo Melo é autor do PL que institui a Política Estadual de Proteção a Crianças contra brincadeiras nocivas e desafios perigosos nos ambientes virtuais

Mais notícias

‘Pautas Femininas’ destaca importância do planejamento como ferramenta de proteção contra a violência patrimonial

Advogada Vívian Bauer explicou como o planejamento pode funcionar como instrumento estratégico de prevenção da violência patrimonial

Osmar Filho leva atendimentos de saúde a Cachoeira Grande e reforça ações em Matinha

Deputado destaca parcerias com o Governo do Maranhão em iniciativas que promovem atendimentos médicos e combate à pobreza…

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda projetos da Associação Mulheres do Campo na zona rural de São Luís

Entidade tem como objetivo dar visibilidade às mulheres que trabalham na agricultura familiar na Ilha, dando apoio e…

‘Diário da Manhã’ destaca a ampliação do Viva Procon-MA  no interior do Maranhão

Um grande programa de expansão do órgão está sendo executado, por determinação do governador Carlos Brandão; na semana…

Deputado Adelmo Soares realiza primeiro Mutirão de Prótese Dentária em Caxias com apoio do governador Carlos Brandão

Ação garantiu mais de 500 próteses dentárias e marcou um novo momento de cuidado e dignidade para a…

Davi Brandão anuncia 500 vagas para curso do ‘Qualifica Bacabal’

Interessados devem se inscrever presencialmente no SENAC de Bacabal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h

‘Maranhão no Campo’ – Fabiana Vilar destaca valorização da renda de bilro

Parlamentar celebrou leis de sua autoria que reconhecem a tradição artesanal do município maranhense e reforçou a importância…