11 de junho de 2025

Aprovado PL de Neto Evangelista que cria patrulha para atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar

Objetivo da medida é assegurar efetividade da Lei Federal que instituiu sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente

Aprovado PL de Neto Evangelista que cria patrulha para atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar

Deputado Neto Evangelista, autor da proposição, falou sobre a importância da iniciativa

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quarta-feira (11), em redação final, o Projeto de Lei 326/2024, de autoria do deputado Neto Evangelista (União), que trata da criação da Patrulha “Henry Borel”, de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar no Maranhão.

A matéria foi encaminhada à apreciação do governador Carlos Brandão (PSB) pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB).

De acordo com a norma aprovada, o patrulhamento tem por objetivo garantir a efetividade da Lei Federal 13.431/2017 (Lei Henry Borel), que instituiu o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, vítima ou testemunha de violência e, subsidiariamente, no que couber, da Lei Federal 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

Dispõe o texto normativo que, para fins de implementação, o Poder Executivo deverá promover o aparelhamento da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), preferencialmente, o mesmo já utilizado na Patrulha Maria da Penha.

A norma aprovada institui o mês de maio como dedicado à campanha de conscientização, prevenção, orientação e combate à violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes no Maranhão.

Por fim, dispõe a proposição que o Maranhão, no prazo de 180 dias, deverá implementar a Patrulha Henry Borel na capital, a qual servirá como projeto piloto para posterior ampliação aos demais municípios, de acordo com a possibilidade e dotação orçamentária.

Justificativa

O deputado Neto Evangelista justifica a iniciativa da proposição  lembrando que a legislação adotou conceitos similares aos aplicados pela Lei Maria da Penha, definindo como violência doméstica e familiar contra a criança e adolescente qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano patrimonial, sendo que essas violências podem ocorrer no âmbito do domicílio, da família e em qualquer relação doméstica e familiar na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a vítima, independentemente de coabitação.

“Portanto, em atendimento ao princípio da proteção integral e da eficiência, a Patrulha Henry Borel poderá aproveitar a estrutura já utilizada pela Patrulha Maria da Penha, ampliando-a, caso seja necessário, e realizando a capacitação específica de policiais militares, conselheiros tutelares e demais agentes públicos envolvidos, para que os mesmos possam prestar atendimento de forma qualificada e eficaz”, justifica.

Mais notícias

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias

Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…

Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia,  é destaque no ‘Diário da Manhã’ 

Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…

Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do  ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…

O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia

Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…

Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’

O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…

Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores

Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…

´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos

Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…

‘Saúde e Bem-Estar’: Pediatra Cláudio Araújo alerta para a importância da vacina contra a meningite para crianças

Doença é infecciosa, atinge o encéfalo, e pode levar à morte, segundo o médico, que foi entrevistado na…