26 de março de 2024

Aprovado projeto que institui o “Dia da Paz e Gentileza nas Escolas”

De acordo com o parlamentar, o projeto tem como um de seus objetivos desenvolver ações e campanhas educativas, de conscientização e valorização da vida

Aprovado projeto que institui o “Dia da Paz e Gentileza nas Escolas”

Projeto foi aprovado na sessão plenária realizada na manhã desta terça-feira

Foi aprovado, na sessão plenária desta terça-feira (26), Projeto de Lei 741/2023, de autoria do deputado Cláudio Cunha (PL), que institui o “Dia da Paz e Gentileza nas Escolas” do Maranhão, a ser comemorado, anualmente, em 20 de abril, e que deverá ser incluso na agenda de festividades do Estado.

De acordo com o parlamentar, o projeto tem como objetivos desenvolver ações e campanhas educativas, de conscientização e valorização da vida, dirigidas às crianças, aos adolescentes e à comunidade envolvida; e implantar, especialmente neste dia, ações voltadas à promoção da harmonia e da paz entre a comunidade escolar.

“O ‘Dia da Paz e Gentileza nas Escolas’ tem por objetivo chamar atenção para o assunto que surgiu depois dos recentes episódios de violência em escolas do país. Há uma crescente onda de ódio, intolerância, violência, armamentismo e desinformação. Isso vem se convertendo em atos autoritários, nazifascistas e em tragédias, como o brutal assassinato de quatro crianças numa escola em Blumenau. Isso tem que parar”, disse Cláudio Cunha na justificativa.

O deputado afirmou, também, que o Fórum Mundial de Educação instituiu o Dia Mundial da Educação como 28 de abril, em Dakar, no Senegal, em 2000, com a participação de 164 países, incluindo o Brasil, estabelecendo diretrizes para o desenvolvimento da educação mundial até 2030, além de produzir o documento “Educação para Todos: O Compromisso de Dakar”.

“Como espaço de educação, o ‘Dia da Paz e Gentileza nas Escolas’ vem trabalhando pela conscientização da comunidade acadêmica antes mesmo das tragédias ocorridas ultimamente, pois esses valores fazem parte da essência das nossas instituições de ensino, que permitirá refletir e intensificar o enfrentamento contra o assédio e qualquer tipo de violência em ambiente escolar, bem como a formação continuada da cidadania”, enfatizou.

Mais notícias

Carlos Lula denuncia exclusão de blocos tradicionais do Carnaval do Maranhão

O parlamentar reforçou que os blocos alternativos desempenham papel central na preservação do carnaval tradicional maranhense

Programa Rádio Podcast Esporte em Debate estreia na Rádio Alema

O novo programa é exibido toda quinta-feira, no horário das 11h às 12h, trazendo as principais informações do…

Gabinete Militar realiza treinamento para a abertura dos trabalhos legislativos de 2026 da Assembleia

Participaram do momento preparatório, a Cavalaria e a Banda de Música da Polícia Militar, cadetes do Corpo de…

‘Saúde e Bem-Estar’ aborda importância do check-up cardiovascular para prevenção de doenças

Cardiologista alertou sobre os fatores que aumentam o risco de um infarto e orientou sobre os cuidados que…

‘Toda Mulher’ destaca pesquisa que monitora mães e bebês desde o parto e produz dados que orientam políticas públicas

O estudo coordenado pela Universidade Federal do Maranhão acompanha nascimentos e revela desafios para a saúde infantil no estado

Psiquiatra fala, no ‘Diário da Manhã’ sobre interligação entre obesidade e ansiedade

Segundo Tamires Cruz, o ganho de peso, frequentemente, reflete desequilíbrios emocionais e metabólicos, assim como a magreza, necessitando…

‘Café com Notícias’: Maranhão teve queda de 25% em casos de feminicídios em 2025

A delegada Wanda Moura informou que a redução é resultado do trabalho articulado de toda a rede de…

Rádio Assembleia estreia nova grade de programação com foco na prestação de serviços

Dois novos programas chegam à grade de programação com o objetivo de levar informações de qualidade para a…