12 de fevereiro de 2025

Aprovado projeto que veda contratação de artistas cujas músicas incentivem violência contra a mulher

Projeto de Lei nº 132/2024, de autoria da deputada Cláudia Coutinho, incide, ainda, sobre músicas que incentivem a discriminação em razão de raça, origem étnica ou regional

Aprovado projeto que veda contratação de artistas cujas músicas incentivem violência contra a mulher

Cláudia Coutinho é autora do Projeto de Lei nº 132/2024, que segue para sanção governamental

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas 

De autoria da deputada Cláudia Coutinho (PDT), foi aprovado, na sessão plenária desta quarta-feira (12), Projeto de Lei nº 132/2024, que dispõe sobre a vedação do uso de recursos públicos na contratação de artistas cujas músicas incentivem a violência contra a mulher ou promovam a desvalorização ou exposição de mulheres à situação de constrangimento e dá outras providências.

De acordo com o projeto, aprovado com o voto contrário do deputado Fernando Braide (PSD) e que agora vai à sanção governamental, o Art. 1° diz que “fica vedado aos artistas contratados com recursos públicos estaduais, no cumprimento do objeto do contrato, a apresentação de músicas que incentivem a violência contra a mulher; estimulem a discriminação contra as mulheres; ou submetam mulheres à situação vexatória ou constrangedora”.

Segundo a proposição, a vedação incide, ainda, sobre músicas que incentivem ou promovam a discriminação em razão de raça, origem étnica ou regional, nacionalidade, religião, identidade de gênero ou orientação sexual.

O Art. 2º diz que para a contratação de artistas com recursos públicos estaduais deve constar cláusula com menção expressa às vedações contidas na proposta aprovada.

“A proposta se afasta de qualquer iniciativa atinente a impor censura a produções culturais ou a interferir na livre fruição dos direitos culturais por parte da população maranhense. Busca, por outro lado, munir a administração pública de ferramentas voltadas a transversalizar suas ações na busca de promoção da igualdade e do combate à violência. Sabe-se que a utilização de recursos públicos para a contratação de artistas é importante vetor de promoção e difusão da cultura, além de contribuir para a dinamização do mercado cultural”, informa a deputada Cláudia Coutinho, na justificativa do projeto.

Mais notícias

Deputado Hemetério Weba solicita Programa Qualifica Maranhão para 14 municípios

Indicações contemplam cidades como Pinheiro, São Bento, Palmeirândia, Santa Helena, Presidente Médici, Nova Olinda do Maranhão, Mirinzal, Araguanã…

‘Em Discussão’ aborda avanço do trabalho de investigações criminais no Maranhão

Conversa foi com o delegado Augusto Barros Neto, titular da Superintendência de Investigações Criminais da Polícia Civil do…

‘Diário da Manhã’ destaca sucesso de Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão

Convidado do programa festa sexta-feira foi o subsecretário de Estado de Articulação Política, Bigu de Oliveira

Campanha de Vacinação nas Escolas é tema do programa ‘Café com Notícias’

Coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Gardênia Santos foi a entrevistada…

Carlos Lula reforça compromisso com os municípios durante Encontro de Prefeitos e Prefeitas

Ele destacou que o papel do executivo municipal se faz com gestos concretos, parcerias firmes e atenção às…

Abril Verde – Assembleia promove ciclo de palestras sobre prevenção de doenças ocupacionais

Evento reuniu especialistas e servidores no Plenarinho da Casa em manhã de orientações práticas e troca de experiências

‘Diário da Manhã’ destaca a Semana de Intensificação de Vacinação nas escolas

Chefe do Departamento de Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde, Halice Figueiredo, foi a entrevistada do programa

‘Café com Notícias’ – Maurício Feijó anuncia Semana S com ações de cidadania

Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) detalhou evento que…