11 de junho de 2025
Assembleia aprova MP que cria delegacia de proteção à criança e ao adolescente em Imperatriz
Medida visa ampliar a proteção a esse público, garantindo que crimes contra crianças e adolescentes sejam investigados por unidades especializadas
Agência Assembleia
Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) desta quarta-feira (11), os deputados estaduais aprovaram a Medida Provisória n.º 485/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação da delegacia civil de proteção à criança e ao adolescente na cidade de Imperatriz. O texto segue para a sanção do Governo do Estado.
A nova unidade policial a ser criada ficará subordinada à 10ª Delegacia Regional de Imperatriz e contará com a seguinte estrutura: Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Seção de Vigilância e Apreensão, Seção de Investigação Social; Seção de Custódia Legal e Seção de Cartório.
O governador Carlos Brandão (PSB) justificou a criação da delegacia tendo em vista a necessidade de aprimorar a investigação dos crimes praticados contra o público infantojuvenil e o acolhimento das vítimas das ocorrências, pois, na cidade de Imperatriz, os delitos contra crianças e adolescentes são investigados por delegacias convencionais.
“A medida ora proposta justifica-se pela necessidade de especializar e aprimorar o atendimento às vítimas e a investigação dos crimes praticados contra crianças e adolescentes no município de Imperatriz. Atualmente, tais casos são atendidos por unidades que acumulam diversas competências, o que compromete a celeridade, a qualidade e a sensibilidade necessárias ao tratamento das situações que envolvem esse público vulnerável”, disse.
Diretrizes
O chefe do Executivo Estadual afirmou também que a criação dessa nova unidade policial atende às diretrizes estabelecidas pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garantem a proteção total desse público.
“A criação dessa referida unidade policial visa assegurar o tratamento adequado, especializado e célere a crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração, consolidando a política de proteção integral previstas nos artigos 227 da Constituição Federal e 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/1990)”, pontuou Carlos Brandão.
Mais notícias
Deputado Adelmo Soares realiza mutirão de catarata e pterígio em Caxias
Ação foi realizada na Macrorregional de Caxias e atende pacientes de diversos municípios do Leste Maranhense
Infectologista destaca aprendizados, desafios e fortalecimento do SUS no programa ‘Mais Saúde’
Maria dos Remédios Branco falou sobre a pandemia de Covid-19
‘Maranhão Rural’ destaca reforma tributária e desafios ao produtor rural
Programa recebeu o advogado tributarista e especialista em Direito do Agronegócio Delcio Neto
Catulé Júnior pede sindicância para investigar denúncias em hospital de Caxias
Parlamentar relatou casos de assédio moral, maus-tratos e aparelhamento político
‘Papo Cidadão’ estreia com dicas de combate ao assédio no Carnaval e como o bom humor faz diferença no tratamento de crianças
A jornalista Milena Dutra recebeu a delegada Kazumi Tanaka e a pediatra Angélica Veiga na estreia do programa,…
Ginecologista esclarece dúvidas sobre métodos contraceptivos e reposição hormonal no ‘Diário da Manhã’
Médica alertou para a importância do acompanhamento de um especialista para garantir escolha adequada, personalizada e segura para…
Projeto “Eu Te Conheço Carnaval” é destaque no ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
Espetáculo estreará neste sábado, na Concha Acústica da Lagoa, e fará o público reviver o mais autêntico Carnaval…
Assembleia Legislativa do Maranhão instalará Frente Parlamentar Católica
Solenidade será realizada na próxima terça-feira, às 8h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa