07 de maio de 2025
Assembleia aprova MP que cria o programa ‘Qualifica Maranhão’
Iniciativa visa implementar cursos de capacitação profissional e promover o desenvolvimento dos estudantes

Agência Assembleia
Na sessão plenária desta quarta-feira (7), os deputados aprovaram a Medida Provisória 480/2025, que cria o programa ‘Qualifica Maranhão’. A iniciativa visa implementar cursos de capacitação profissional e promover o desenvolvimento dos estudantes, prioritariamente matriculados no ensino médio da rede estadual, de acordo com o modelo pedagógico e de gestão denominado Tecnologia de Gestão Educacional (TGE).
A MP 480/2025 foi analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa e teve como relator o deputado Neto Evangelista (União Brasil). O ‘Qualifica Maranhão’ visa também superar os desafios estaduais em termos de empregabilidade e de desenvolvimento socioeconômico, sendo a capacitação profissional uma estratégia essencial para garantir melhores perspectivas aos jovens.
“A inclusão do ensino profissionalizante dentro do escopo do programa possibilitará uma maior integração entre educação e mercado de trabalho, beneficiando milhares de estudantes e contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, disse o governador Carlos Brandão (PSB), no texto da proposição.
Atuação
O “Qualifica Maranhão ” será coordenado e executado, de forma exclusiva, compartilhada ou em frentes concomitantes, pelas secretaria de Estado da Educação (Seduc), de Governo (Segov), da Mulher (Semu), Casa Civil e Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude, podendo contar com parcerias técnicas e financeiras para a ampliação da oferta de cursos e qualificação profissional.
Entre os objetivos do programa estão: promover a qualificação profissional como ferramenta de inserção e permanência no mercado de trabalho; ampliar o acesso a cursos profissionalizantes, integrando-os aos três eixos da tecnologia de gestão educacional: Formação Acadêmica de Qualidade, Formação para a Vida e Formação para as Competências do Século XXI; estabelecer parcerias públicas e privadas para ampliação da oferta de cursos, considerando as demandas do mercado de trabalho e as necessidades regionais; e promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida, através da educação profissionalizante
As capacitações oferecidas serão desenvolvidas com base nas necessidades locais e regionais, levando em consideração os avanços tecnológicos e as tendências do mercado de trabalho.
Mais notícias
Assembleia aprova MP que cria cartão para beneficiar pessoas com deficiência
Programa referente ao 'Cartão Travessia' será executado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos do Maranhão
‘Toda Mulher’ – Médica Silvana Teixeira fala sobre a saúde hormonal feminina
Endocrinologista e nutróloga falou sobre a importância de manter uma boa alimentação e adquirir hábitos que ajudam a…
Aluízio Santos destaca avanços em Chapadinha e parabeniza gestão municipal
Ele elogiou as ações promovidas pela prefeita Belezinha, citando como exemplos a construção e reforma de unidades de…
Plenário faz um minuto de silêncio em memória da cantora e compositora Patativa
Sambista faleceu na noite de terça-feira (6), aos 87 anos de idade
‘Saúde e Bem-Estar’ trata sobre terapias holísticas, aliadas no cuidado integral à saúde
Terapeuta Alexandra Macatrão destacou que essas práticas “atuam como um todo, corpo, mente, emoção e energia". Programa celebrou…
Comissão de Assuntos Econômicos da Alema inicia trabalhos elegendo presidente e vice
Deputados Catulé Júnior e João Batista Segundo foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente do colegiado
‘Café com Notícias’ aborda projeto Voto Jovem na Escola com a juíza Rosângela Praseres
Iniciativa é desenvolvida desde 2009, nas escolas públicas e privadas, independentemente de ser ano eleitoral
Deputado Osmar Filho destaca investimentos do Governo do Maranhão na segurança pública
Parlamentar também elogiou a recente posse de novos profissionais da Polícia Civil e os investimentos em estrutura e…