16 de dezembro de 2025
Assembleia aprova MP que moderniza programa ‘Educação de Verdade’
Agência Assembleia A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (16), a Medida Provisória 519/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei 12.656, de 18 de setembro de 2025, responsável por instituir o programa estadual ‘Educação de Verdade’ na rede pública de ensino. A principal mudança trazida pela MP é […]
Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (16), a Medida Provisória 519/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei 12.656, de 18 de setembro de 2025, responsável por instituir o programa estadual ‘Educação de Verdade’ na rede pública de ensino.
A principal mudança trazida pela MP é a inclusão da possibilidade de transferência financeira e/ou concessão de crédito diretamente aos alunos, por meio de solução tecnológica com bilhetagem eletrônica. A medida busca modernizar os instrumentos de gestão e execução financeira do programa, garantindo maior eficiência, transparência e rastreabilidade na aplicação dos recursos públicos.
De acordo com o texto, a alteração visa assegurar o deslocamento de estudantes da rede estadual para a participação em atividades educacionais, esportivas e culturais, especialmente em localidades onde não há oferta regular de transporte escolar. A iniciativa reforça o dever do Estado de garantir igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
A MP também destaca o respeito aos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da autonomia dos estudantes, ao mesmo tempo em que promove maior equidade no acesso às atividades escolares e complementares, fortalecendo as políticas de inclusão educacional e social desenvolvidas pelo Governo do Estado.
A proposição aprovada estabelece ainda que os recursos repassados não poderão ser utilizados para finalidades diferentes do deslocamento vinculado às atividades educacionais, esportivas ou culturais. A vedação expressa busca assegurar o cumprimento da finalidade pública, bem como os princípios da moralidade administrativa e da boa governança.
Com a inclusão do inciso IV ao §1º do art. 3º da lei, o programa passa a incorporar ferramentas digitais de controle, monitoramento e pagamento, alinhando-se às inovações tecnológicas e às boas práticas da administração pública.
Mais notícias
Aprovado o Plano Estadual de Política de Promoção da Igualdade Racial
Plano contempla ações direcionadas à população negra urbana e rural, comunidades quilombolas, povos indígenas, ciganos, comunidades de terreiro,…
Assembleia aprova MP que cria o projeto ‘Agente Jovem’
Objetivo é fortalecer as políticas públicas de inclusão produtiva da juventude maranhense
CCJ realiza última reunião ordinária de 2025
Entre as matérias analisadas está o PL que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia
Junior Cascaria destaca demandas da educação, valorização regional e incentivo à economia
Parlamentar informou que esteve no C.E. Newton Belo, em Trizidela do Vale
Assembleia faz minuto de silêncio em memória do presidente de Cleinaldo Castro Lopes
Pedido da homenagem póstuma partiu dos deputados Wellington do Curso e Júlio Mendonça
Mutirão oftalmológico do deputado Catulé Júnior ultrapassa 3.500 cirurgias e óculos entregues no Leste Maranhense
Programa, desenvolvido com apoio do Governo do Estado, prefeituras e outros parceiros, beneficiou moradores das zonas urbana e…
Curadora de arte destaca valorização da arte maranhense em entrevista à Rádio Assembleia
Entrevistada foi a marchand e curadora de arte Silvânia Tamer
‘Sustentabilidade na Prática’ destaca projeto ‘Vida Criativa Sênior’ e o envelhecimento ativo
Convidada foi a advogada Tânia Castro, idealizadora e coordenadora do projeto