25 de setembro de 2025
Assembleia aprova MPs para fortalecimento de programas sociais no Maranhão
Foram contemplados os programas estaduais 'Maranhão Juros Zero', 'Aluguel Maria da Penha', 'Esta Casa Agora é Minha' e 'Paz no Campo'

Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em sessão plenária nesta quinta-feira (25), Medidas Provisórias de autoria do Poder Executivo que contemplam diversos segmentos da população maranhense, voltadas para o fortalecimento de políticas públicas de interesse social. Foram aprovadas a MP 503/2025, que reinstitui o programa “Maranhão Juros Zero”; a MP 504/2025, que cria o programa “Aluguel Maria da Penha”; a MP 505/2025, que institui o programa “Esta Casa Agora é Minha”; e a MP 506/2025, que cria o programa “Paz no Campo”.
Por meio do programa “Maranhão Juros Zero”, o governo do estado amplia o valor máximo das operações de crédito, que antes era de R$ 10 mil, para R$ 22 mil. O objetivo é fortalecer o apoio aos microempreendedores e fomentar a geração de emprego e renda no estado, promovendo condições adequadas para que uma parte maior da população tenha acesso ao benefício. Após votação em plenário, a matéria vai à promulgação.
Também foi aprovada e vai à promulgação a MP 504/2025, que cria o programa “Aluguel Maria da Penha”. A iniciativa vai beneficiar mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade e estão sob Medida Protetiva. A medida soma-se a outras semelhantes que já existem nos âmbitos municipais e federal, fortalecendo, assim, a rede de proteção às mulheres vítimas de violências.
Regularização fundiária
Segundo dados divulgados pelo Ministério das Cidades em 2017, mais de 50% dos imóveis urbanos no Brasil apresentam alguma irregularidade fundiária. No Maranhão, apesar dos avanços legais, esse cenário é agravado por diversos fatores, entre os quais o crescimento urbano desordenado. Para ajudar o governo a mitigar este problema, a Assembleia aprovou a MP 505/2025, que institui o programa estadual “Esta Casa Agora é Minha”, que também segue para sanção.
O programa é voltado à Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S) e de Interesse Específico (REURB-E) e tem como principal objetivo promover a regularização fundiária urbana de núcleos informais consolidados, mediante a concessão de títulos de propriedade, implantação de infraestrutura básica e demais medidas de inclusão social, ambiental, jurídica e urbanística.
Titulação de terras
O plenário da Casa também analisou e votou a favor da MP 506/2025, que cria o programa “Paz no Campo”. A proposta legislativa pretende estabelecer diretrizes para o fortalecimento dos programas de reforma e regularização fundiária proporcionando celeridade ao desenvolvimento de políticas públicas que potencializem à titulação de terras no estado, observando seus devidos efeitos jurídicos, socioculturais, especificidades, ancestralidade e conhecimentos.
Em mensagem enviada à Casa Legislativa, o governo do estado destaca que o programa “tem o condão de reduzir os conflitos de terra por meio da regularização fundiária e da segurança jurídica, com atuação em todos os municípios do Estado. A iniciativa também valoriza a agricultura familiar por meio de ações integradas”.
Mais notícias
‘Mais Saúde’ destaca novidades no tratamento de cardiopatias congênitas no Hospital Carlos Macieira
Diretor do Hospital Carlos Macieira falou sobre os dispositivos de alta performance que permitem o fechamento de defeitos…
Iracema Vale destaca investimentos na agricultura familiar como ferramenta de desenvolvimento social
Presidente da Assembleia ressaltou a importância do incremento no setor durante a entrega de kits para fortalecimento da…
‘Maranhão no Campo’ – Pesquisador fala sobre impacto da produção de soja no estado e sua força no agronegócio
Geógrafo Roberto César Cunha apresentou a obra “O ouro do Cerrado: origem e desenvolvimento da soja no Maranhão”
‘Em Discussão’ recebe o jornalista Manoel Santos Neto e relembra legado do padre João Mohana
Autor da única biografia do escritor maranhense, Manoel Santos Neto tem profundo conhecimento sobre a vida de João…
Professor fala ao ‘Diário da Manhã’ sobre o crescimento do LPO no Maranhão
Dudu LPO informou que atletas maranhenses já conquistaram medalhas em competições nacionais e que tem atuado para promover…
Advogada esclarece sobre alienação parental no programa ‘Café com Notícias’
A especialista Ivane Rodrigues falou sobre o que é, como funciona e como agir diante dessa situação
Yglésio rebate e mostra contradição de oposicionistas sobre veto de ex-governador Flávio Dino
Parlamentar apresentou duas proposições que foram vetadas pelo então chefe do Executivo em 2018, nas quais foram usados…
Centro de ensino é inaugurado com articulação do deputado Catulé Júnior
Centro de Ciências da Saúde Comendador Alderico Silva foi inaugurado em Caxias