26 de junho de 2025

Assembleia aprova PL que cria o programa ‘Maranhão sem Fronteiras’

Projeto de lei prevê a concessão de bolsas de intercâmbio, contemplando alunos da rede pública estadual

Assembleia aprova PL que cria o programa ‘Maranhão sem Fronteiras’

Projeto foi aprovado durante a sessão plenária realizada na manhã desta quinta-feira (26)

Agência Assembleia

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quinta-feira (26), o Projeto de Lei 236/2025, que prevê a criação do programa estadual ‘Maranhão sem Fronteiras’.

Em mensagem encaminhada ao Poder Legislativo, o governador Carlos Brandão afirma que o programa objetiva proporcionar a estudantes do ensino médio a oportunidade de vivenciar experiências acadêmicas e culturais em instituições de ensino no exterior, ampliando suas competências linguísticas, interculturais e acadêmicas.

“Trata-se de uma política pública inovadora que visa não apenas à formação educacional, mas, também, o fortalecimento da inclusão social e a redução das desigualdades regionais”, explica o governador na mensagem.

O projeto de lei prevê a concessão de bolsas de intercâmbio, contemplando alunos da rede pública estadual com critérios de seleção baseados no mérito acadêmico, frequência escolar e desempenho em avaliações educacionais.

Segundo o governador Brandão, a estratégia incentiva a excelência acadêmica e o engajamento dos estudantes, contribuindo para a elevação dos indicadores educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

De acordo com o projeto, a estruturação do ‘Maranhão sem Fronteiras’ contará com a colaboração da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

A articulação entre esses órgãos, de acordo com o projeto, permitirá a otimização dos recursos disponíveis, garantindo maior eficiência e abrangência na execução do programa.

O ‘Programa “’Maranhão sem Fronteiras’ será gerido e executado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e poderá contar com o apoio de instituições nacionais e internacionais, públicas ou privadas.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apoiará o programa nas atividades de conferência e validação dos requisitos de participação dos estudantes, logística de mobilidade, divulgação e auxílio na coordenação do programa nas unidades regionais de ensino e no que mais for necessário para a sua execução.

As bolsas de estudo terão valores definidos em regulamento e serão ofertadas pela Fapema aos estudantes selecionados por meio de edital.

O Programa “Maranhão sem Fronteiras” beneficiará estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio da rede pública estadual de ensino, os quais serão selecionados para participar de intercâmbio educacional no exterior, com duração de um semestre letivo.

Mais notícias

Creche-Escola Sementinha celebra cultura nordestina em manhã junina

Evento teve como tema ‘Canta meu Nordeste” e o objetivo foi resgatar as raízes culturais por meio de…

‘Café com Notícias’ destaca o Dia Estadual do Cacuriá, celebrado em 27 de junho

Cantora Rosa Reis afirmou que data é a mesma do aniversário de Dona Teté, referência da dança no…

‘Em Discussão’: Escritor Antônio Noberto fala sobre suas obras literárias e a influência francesa em São Luís

O pesquisador afirmou, no programa, que suas obras buscam mostrar que o Maranhão sempre foi uma liderança cultural…

“Visitantes estão sendo recebidos ao som de forró nos museus”, diz historiador ao ‘Diário da Manhã’

Mauro Enéas Frazão afirmou que recepção integra o projeto Forró no Forte e visa resgatar e contar a…

Deputado Osmar Filho prestigia tradicional Encontro de Bois em Olinda Nova do Maranhão

O parlamentar acompanhou as apresentações e destacou a importância do evento para a preservação das tradições locais e…

Comissão de Orçamento realiza audiência para avaliar metas fiscais no primeiro quadrimestre

Dados mostram que o Maranhão mantém o desempenho dentro do parâmetro esperado para 2025.

Antônio Pereira destaca preocupação com ampliação de reservas ambientais em Amarante

Parlamentar manifestou preocupação com os impactos da medida na vida da população local

Enos Costa Ferreira destaca início da 2ª AGE das Assembleias de Deus

Evento é realizado até esta sexta-feira (27)