11 de junho de 2025
Assembleia aprova PL que garante direitos às crianças com apraxia de fala na Infância
A apraxia de fala é um transtorno neurológico que afeta a capacidade de planejar e coordenar os movimentos necessários para a fala na infância
Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 020/2025, de autoria da deputada estadual Fabiana Vilar (PL), que institui a política estadual para Garantia, Proteção e Ampliação dos Direitos da Pessoa com Apraxia de Fala na Infância (AFI). A matéria segue agora para sanção do Governo do Estado.
A proposta representa um avanço significativo na luta pelos direitos das crianças com apraxia de fala na Infância – transtorno neurológico que afeta a capacidade de planejar e coordenar os movimentos necessários para a fala. De acordo com a deputada Fabiana Vilar, a aprovação do projeto é uma conquista importante para milhares de famílias que enfrentam desafios diários em busca de diagnóstico precoce e acesso a tratamentos adequados.
“Nosso objetivo é garantir que nenhuma criança com apraxia seja invisibilizada. Essa política estadual visa não apenas ao acolhimento e ao cuidado, mas também ao respeito e à inclusão dessas crianças na sociedade”, destacou a parlamentar.
Entre as principais diretrizes da nova política pública estão a promoção de campanhas de esclarecimento sobre a Apraxia de Fala na Infância, com foco na disseminação de informações confiáveis para a população em geral; a atenção integral às necessidades de saúde da criança com AFI, com ênfase no diagnóstico precoce e no acesso ao tratamento adequado por meio de atendimento terapêutico multiprofissional, envolvendo fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros especialistas.
Tem ainda como objetivo o incentivo à formação e capacitação de profissionais especializados para lidar com a apraxia de fala, fortalecendo a rede pública e privada de saúde; a proteção contra qualquer forma de abuso ou discriminação, com previsão de responsabilização legal nos casos de violação de direitos, entre outras ações voltadas à inclusão e à dignidade das pessoas com AFI.
Mais notícias
Rádio Assembleia estreia nova grade de programação com foco na prestação de serviços
Dois novos programas chegam à grade de programação com o objetivo de levar informações de qualidade para a…
Os 15 anos da TV Assembleia são destaque no programa Diário da Manhã
O subdiretor da emissora, Gregório Dantas, falou sobre os desafios, avanços, conquistas, premiações e alta produção da TV,…
‘Café com Notícias’ debate impactos da restrição ao uso de celulares em salas de aula
Passado um ano de adoção da medida nas escolas, houve reflexos positivos no comportamento dos estudantes, rendimento escolar…
‘Pautas Femininas’ esclarece dúvidas sobre direitos dos consumidores
Diretora de Atendimento do Procon/MA foi a entrevistada
‘Sustentabilidade na Prática” aborda implementação de ações do Programa Lixo Zero no Maranhão
Objetivo, segundo a geóloga Cláudia Martins, é incentivar a população a ter atitudes de consumo consciente e de…
Creche-Escola Sementinha inicia ano letivo com acolhimento e atividades de adaptação
Retornaram às aulas, nesta segunda-feira, os alunos da Pré-Escola I ao 5º ano do Ensino Fundamental; para os…
‘Café com Notícias’ detalha ações preventivas e de emergência no período chuvoso no Maranhão
Mapeamento e vigilância das áreas de risco e utilização de aviso de alerta pelo celular são algumas das…
Adelmo Soares leva Mutirão da Saúde com serviços essenciais à população de Joselândia
A ação beneficiou moradores da sede e da zona rural do município, oferecendo atendimento gratuito, humanizado e de…