17 de dezembro de 2025

Assembleia aprova projeto que disciplina forma de destinação de bens provenientes de processos judiciais para o Estado

Na justificativa do projeto, o governador Carlos Brandão afirmou que a iniciativa visa aperfeiçoar a gestão dos ativos recuperados, assegurando sua aplicação eficiente em ações de prevenção, repressão e responsabilização penal

Assembleia aprova projeto que disciplina forma de destinação de bens provenientes de processos judiciais para o Estado

Sessão plenária realizada na manhã desta quarta-feira (17)

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na manhã desta quarta-feira (17), durante realização de sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 012/2025, de autoria do Poder Executivo, que disciplina a destinação de bens provenientes de processos judiciais para o Estado.

O projeto tem o objetivo de disciplinar, de forma clara e sistematizada, o tratamento a ser conferido aos bens, direitos e valores objeto de perdimento judicial, especialmente aqueles decorrentes de investigações criminais relacionadas aos crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, nos termos do art. 7º, § 1º, da Lei Federal nº 9.613, de 3 de março de 1998.

A iniciativa foi apreciada conjuntamente pela Comissão de Constituição e Justiça e também pela Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle. Em seu parecer, o presidente da CCJ, deputado Florêncio Neto (PSB), responsável pela relatoria do projeto, afirmou não ter vislumbrado, do ponto de vista constitucional e orçamentário, nenhum óbice ou impedimento para a aprovação da matéria e, por essa razão, opinou pela sua validação. 

Correta destinação

A proposta estabelece procedimentos uniformes para a conversão, alienação ou incorporação desses bens ao patrimônio público, bem como para a destinação dos recursos financeiros obtidos, definindo critérios objetivos para sua repartição.

As disposições da lei complementar aplicam-se aos bens, direitos e valores relacionados, direta ou indiretamente, à prática dos crimes previstos na Lei Federal nº 9.613/1998, inclusive àqueles utilizados para prestar a fiança, oriundos de procedimentos investigatórios criminais conduzidos pela Polícia Civil ou de procedimento investigatório promovido pelo Ministério Público (MPMA) e a outros recursos oriundos de sistemas normativos de responsabilização penal, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé, cujo perdimento houver sido declarado pelo Poder Judiciário estadual em favor do Estado do Maranhão.

Os bens, direitos e valores cuja perda houver sido declarada em favor do Estado do Maranhão serão convertidos em dinheiro, alienados ou incorporados ao patrimônio, conforme o caso, e posteriormente destinados, observada a seguinte repartição: 70% à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), destinados ao Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (FES); e 30% ao Ministério Público, destinados ao Fundo Especial do Ministério Público Estadual (FEMPE).

“Nesse contexto, o presente Projeto de Lei Complementar visa aperfeiçoar a gestão dos ativos recuperados, assegurando sua aplicação eficiente em ações de prevenção, repressão e responsabilização penal, fortalecendo a capacidade institucional das forças de segurança pública e do Ministério Público do Estado do Maranhão”, disse o governador Carlos Brandão na justificativa do projeto.

A lei também institui no âmbito da SSP o Conselho de Orientação para Recuperação de Ativos do Maranhão (CORA/MA), de natureza deliberativa, integrado pelo secretário de estado da Segurança Pública, que o presidirá, e por representantes de demais órgãos e entidades da administração pública estadual.

Mais notícias

‘Sustentabilidade na Prática” aborda sistema de adoção e acolhimento para garantia do direito à convivência familiar

A advogada Cynthia Esteves falou também sobre o trabalho desenvolvido por entidades, como a ANGAAD, para o fortalecimento…

‘Diário da Manhã’ traça um panorama sobre a construção civil no Maranhão

Programa recebeu o professor de Engenharia Civil da Uema, Jorge Demétrio, que deu detalhes sobre o setor, que…

‘Café com Notícias’ destaca o alto desempenho do curso de Medicina da Uema no Enamed

O Curso de Medicina do campus da Uema de Caxias obteve nota 4 no exame nacional, o que…

Autoridades destacam gestão de Iracema Vale na Alema durante abertura do Ano Legislativo

Sessão solene, realizada no Plenário Nagib Haickel, foi comandada pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale

Cerimônia militar marca abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Maranhão

Evento marcou o primeiro rito oficial de início da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura do Parlamento Estadual

‘Pautas Femininas’ – Helena Duailibe fala sobre abertura dos trabalhos legislativos e exalta a bancada feminina

Parlamentar abordou o papel das mulheres no Legislativo estadual e destacou a desenvoltura e a segurança das deputadas…

Procon-MA esclarece dúvidas de consumidores no ‘Diário da Manhã’

O advogado Ricardo Baldez informou sobre como agir em caso de aumento na conta de energia, diferença de…

Prêmio Cazumbá evidencia trabalho parlamentar de Catulé Júnior pelo turismo

Deputado foi homenageado devido ao apoio e criação de leis em prol do desenvolvimento e fortalecimento do turismo…