20 de setembro de 2024
Assembleia concede ao médico e professor Natalino Salgado a Medalha Terezinha Rêgo
Solicitação foi feita pelo deputado Neto Evangelista. Comenda é entregue a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento científico, tecnológico e educacional do Maranhão
Agência Assembleia/ Fotos: Wesley Ramos
Por iniciativa do deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil), a Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu nesta sexta-feira (20) a Medalha do Mérito Legislativo Terezinha Rêgo ao professor, pesquisador e ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho. A condecoração é entregue para aquelas pessoas que contribuíram de maneira relevante para o desenvolvimento científico, tecnológico e educacional e para o fortalecimento da justiça social no Maranhão e no Brasil.
Durante a solenidade, o deputado Neto Evangelista destacou a importância do professor Natalino Salgado em diversos serviços prestados na área da saúde, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população maranhense.
“O professor Natalino Salgado, como médico, profissional e ocupante de diversos cargos públicos no estado do Maranhão, já contribuiu muito para a nossa saúde. Portanto, é uma homenagem justa que a Assembleia Legislativa faz, por unanimidade, ao doutor Natalino Salgado”, destacou o parlamentar.

Atuação
A sessão solene, realizada no Plenário Nagib Haickel, reuniu amigos e familiares do homenageado, além de professores da UFMA. Todos destacaram a atuação de Natalino Salgado nos estudos, trabalho e sua dedicação à medicina maranhense, principalmente à área da nefrologia, sempre lutando por avanços, sendo pioneiro em muitos tratamentos no estado e contribuindo para salvar vidas.
Essa é a segunda homenagem da Assembleia Legislativa do Maranhão ao médico e professor. Antes, Natalino Salgado já havia recebido a Medalha Manuel Beckman, concedida após proposição do ex-deputado Alberto Franco.
“Isso se deve muito ao meu trabalho como professor, educador, à frente do Hospital Universitário. Conseguimos transformar o hospital em uma referência para o estado, sendo 100% SUS (Sistema Único de Saúde). Ele se modernizou, tem uma grande equipe de profissionais e com grandes feitos. Estou muito feliz em receber essa homenagem, mas ela é menos para mim e mais do coletivo, pois, por trás, há um grupo maravilho de profissionais trabalhando no dia a dia”, pontuou.
Presente à solenidade, o atual reitor da UFMA, professor Fernando de Carvalho, destacou a relevância de Natalino Salgado no processo de expansão e interiorização da universidade. “É uma pessoa que se dedicou muito à universidade e ao Hospital Universitário. Foi responsável pela expansão da universidade no programa REUNI. Eu acho que é merecido ele ter recebido essa homenagem”, afirmou.

Sobre o homenageado
Natural de Cururupu (MA), Natalino Salgado graduou-se em Medicina pela UFMA em 1973. Fez residência em Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Nefrologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Hospital Pedro Ernesto).
Em 1978, fundou o Serviço de Nefrologia do Estado do Maranhão, sendo o responsável por trazer para São Luís o primeiro rim artificial e realizar o primeiro procedimento de hemodiálise do estado. Já no ano de 1980, fundou a primeira Residência Médica no Maranhão.
Concluiu o mestrado em 1987 e o doutorado, em 1994, ambos em Medicina – Nefrologia, pela Universidade Federal de São Paulo. Durante a carreira, especializou-se em Clínica Médica, Nefrologia, Didática de Nível Superior, Imunologia e Capacitação Gerencial de Dirigentes Hospitalares.
Foi presidente da Comissão de implantação do Hospital Universitário, em 1990/1991. Com a criação do Hospital Universitário da UFMA, integrou o Conselho Administrativo do Hospital (1990-1994) e chefiou o Serviço de Nefrologia (1991-2010). Foi diretor-geral do Hospital Universitário no período de 1997 a 2007.

Natalino Salgado foi eleito reitor da UFMA para dois mandatos consecutivos, de 2007 a 2015, sendo reeleito para o terceiro mandato, que se iniciou em outubro de 2019 e finalizou em 2023.
O homenageado também é membro da Academia Maranhense de Medicina e do Instituto Histórico-Geográfico Maranhense. Também é membro das Sociedades Brasileira de Hipertensão Arterial, Brasileira de Nefrologia (SBN), International Society of Nephrology (ISN), American Society of Nephrology (ASN), Brasileira de História da Medicina, Maranhense de Ciências e Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGMA).
Mais notícias
Parceria de Davi Brandão com governador garante investimentos para educação em Bacabal
Com entregas históricas, governo esdual e Assembleia Legislativa fortalecem a educação
Secretário da Sagrima fala sobre entrega de cartões do ‘Tempo de Semear’
Entrevistado foi Sérgio Delmiro
Simulação de evacuação marca encerramento de curso de formação de brigadistas
Atividade contou com 36 participantes, todos servidores da Alema
‘Em Discussão’ – Diretora da Aged detalha 2ª etapa da Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos no Maranhão
Assunto foi tratado pela diretora de Defesa e Inspeção Sanitária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária, Kamilla Vidigal
NOTA DE PESAR – Servidor Francisco de Assis Porfírio Sousa
Chiquinho, como era carinhosamente chamado, era um servidor exemplar, dedicado, alegre e prestativo
Alunos do Senai visitam exposições e acervo do Memorial do Legislativo Maranhense
Estudantes participaram de uma palestra sobre a Campanha do Novembro Azul e de uma explanação, feita pela consultora…
Psicóloga aborda desafios das mães solos brasileiras no programa ‘Café com Notícias’
Juliana Noronha destacou que a rotina das mães solos costuma ser marcada por sobrecarga constante
Plenário aprova programa de valorização de protetores e cuidadores de animais
Programa reconhece trabalho de pessoas e entidades que atuam no resgate, cuidado e manutenção de animais