01 de dezembro de 2025

Assembleia homenageia Rodrigo Marques e promove lançamento do programa ‘Aliança pelo Maranhão’

Educador Rodrigo Marques foi homenageado por atuação frente ao Grupo COC São Luís

Assembleia homenageia Rodrigo Marques e promove lançamento do programa ‘Aliança pelo Maranhão’

Rodrigo Marques foi homenageado pela sua atuação frente ao Grupo COC São Luís

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) concedeu, na manhã desta segunda-feira (1°), a Medalha do Mérito Legislativo Terezinha Rêgo ao empresário Rodrigo Santos Marques por iniciativa da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB). Na ocasião, o parlamento estadual também foi palco do lançamento do programa ‘Aliança pelo Maranhão’, uma importante iniciativa que visa qualificar jovens e garantir a inserção desse público no mercado de trabalho.

A concorrida solenidade lotou o Plenário Deputado Nagib Haickel, reunindo autoridades locais e nacionais, além de representantes da sociedade civil organizada, para prestigiar a homenagem a Rodrigo Marques, presidente do Grupo COC São Luís.

O principal motivo deve-se ao fato de a instituição ter sido reconhecida mundialmente como uma das dez melhores escolas do mundo pelo World’s Best School Prizes 2025, considerado o maior prêmio internacional da área, promovido pela organização britânica T4 Education, em parceria com a Fundação Lemann, Accenture e American Express.

Rodrigo Marques com a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale

Homenagem

A Medalha Teresinha Rego é entregue para aquelas pessoas que contribuíram de maneira relevante para o desenvolvimento científico, tecnológico e educacional e para o fortalecimento da justiça social no Maranhão e no Brasil. Em seu pronunciamento, a presidente Iracema Vale destacou os motivos que levaram o educador Rodrigo Marques e o COC São Luís a serem homenageados.

“Esse reconhecimento internacional não veio por acaso. Veio porque o COC decidiu que educar é muito mais do que ensinar conteúdos. É formar líderes, é combater desigualdades, é democratizar o acesso à tecnologia, é abrir portas para jovens que, muitas vezes, só precisam de uma chance justa. É por isso que esta celebração se estende também ao educador Rodrigo Marques, cuja liderança foi determinante para que essa revolução educacional se tornasse realidade. Rodrigo não chegou à educação por acaso. Ele vem de uma família que dedicou a vida inteira a ensinar, informar, promover cultura e abrir caminhos para o povo maranhense”, disse.

Presidente Iracema Vale destacou os motivos que levaram o educador Rodrigo Marques e o COC São Luís a serem homenageados

A parlamentar também relembrou os anos em que foi prefeita do município de Urbano Santos, destacando as transformações realizadas na área de educação, melhorando a vida não apenas das crianças e jovens, mas de todas as famílias. Na avaliação da parlamentar, a educação é uma das grandes ferramentas para transformar a vida das pessoas.

“E é por isso que eu digo, sem medo de errar: a educação muda destino. A educação devolve dignidade. A educação abre portas que nem existiam. Hoje, o que me emociona é ver o nosso estado sendo reconhecido no mundo inteiro por meio do trabalho de uma escola que acredita nos mesmos valores que aquelas crianças carregavam naquele dia: sonho, esforço, orgulho e possibilidade”, pontuou.

Durante a solenidade, o Grupo COC São Luís também foi homenageado pela Assembleia Legislativa com uma placa que representa o reconhecimento do parlamento estadual pelas atividades realizadas pela instituição. O empresário Rodrigo Marques afirmou que esse reconhecimento é um reflexo das ações desenvolvidas em prol do fortalecimento da educação em todo o Maranhão.

Professor Cidinho Marques exibe placa que representa o reconhecimento do parlamento estadual pelas atividades realizadas pela instituição

“O COC somente esse ano foi escolhido uma das dez melhores escolas do mundo pelo prêmio global World’s Best School Prizes e pela primeira vez o Maranhão tem uma escola particular no ranking das melhores do mundo. Isso é uma demonstração de que o maranhense pode sim sentar na mesa com os melhores, demonstrar ao mundo que aqui é referência das melhores práticas educacionais. E nada como celebrar e ser homenageado na Casa do Povo, onde aqui a gente aprende muito e vê as iniciativas da Assembleia em prol também da educação”, destacou.

Ele também falou sobre a emoção de ser reconhecido com a Medalha Terezinha Rêgo, uma das mais importantes comendas do parlamento estadual. “E para mim é uma honra receber essa medalha, porque na verdade não é apenas um orgulho, é uma responsabilidade. Responsabilidade para continuar fazendo esse trabalho e unir forças com o poder público e empresariado para fazer cada vez mais pelo Maranhão”, frisou.

Rodrigo Marques com familiares durante a sessão

Aliança pelo Maranhão

A sessão solene também foi palco do lançamento do programa ‘Aliança pelo Maranhão’. Trata-se de uma iniciativa que reúne UNICEF, Pacto Global da ONU, Governo do Estado do Maranhão, empresas e organizações da sociedade civil com o objetivo de garantir a empregabilidade dos jovens maranhenses.

“A Aliança cria oportunidades, abre portas para o mercado de trabalho, desenvolve habilidades, conecta juventudes a empresas e constrói projetos de vida sólidos e possíveis. É inovação com responsabilidade social. É política pública inteligente. É o Maranhão pensando o futuro de forma coletiva”, disse a presidente Iracema Vale sobre a iniciativa.

Gabriela Rozman, diretora de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global da Onu, falou que a Aliança também contribui diretamente para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão.

“Essa aliança busca unir forças para que a gente articule educação, qualificação profissional empregabilidade para os adolescentes e jovens do Maranhão. Tem como um proposto muito claro, que é desenvolver social e economicamente o estado sem deixar nenhum jovem para trás. Então, o papel aqui do pacto global da ONU nessa iniciativa é mobilizar o setor privado para abrir oportunidades para essa juventude no mercado de trabalho. É construir acolhimento, retenção, práticas inclusivas e proporcionar uma condição de vida digna e um futuro promissor para juventude do Maranhão”, frisou.

Rodrigo Marques afirmou que esse reconhecimento é um reflexo das ações desenvolvidas em prol do fortalecimento da educação em todo o Maranhão

A mesma opinião foi compartilhada por Gustavo Oliveira, oficial da Educação da Unicef no Brasil. “Nós temos uma parceria com o Governo do Estado, com os empresários aqui em São Luís e no Maranhão, para promover a inclusão produtiva das juventudes. Aqui no Maranhão, isso significa gerar oportunidade de trabalho decente, de aprendizagem, de estágio, de primeiro emprego, de formação profissional para jovens, de 14 a 29 anos”, pontuou.

A solenidade contou ainda com a presença dos deputados Antônio Pereira (PSB), vice-presidente da Alema, Osmar Filho (PDT) e Helena Duailibe (PP); da secretária de estado da Educação, Jandira Dias; alunos, professores e colaboradores do COC São Luís; além de outras autoridades.


Mais notícias

Helena Duailibe aborda ações sociais, educação, inclusão e fé em discurso na Alema

Ela falou, por exemplo, sobre a criação da Bolsa Estadual de Apoio ao Conselheiro Tutelar

Junior Cascaria anuncia emenda para perfuração de poços em Pedreiras

Cascaria destacou que essas demandas já haviam sido apresentadas em indicações anteriores

Aprovado PL que institui semana de conscientização sobre males causados por dispositivos eletrônicos

Projeto de Lei 298/2024 é de autoria do deputado Wellington do Curso

Ricardo Arruda anuncia avanço para instalação do Hemonúcleo de Grajaú

Visita dos técnicos representa um passo decisivo para o início da obra

Dermatologista destaca Dezembro Laranja e prevenção ao câncer de pele no ‘Saúde e Bem-Estar’

Em entrevista, a médica Daniella Spinato falou sobre a campanha nacional dedicada à conscientização acerca da doença

Dezembro Vermelho é tema tratado no ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira

Agência Assembleia/ Foto: JR Lisboa Durante todo o mês de dezembro, estão sendo realizadas ações em alusão ao…

CCJ dá parecer favorável a MP que institui o Programa de Infraestrutura da Agricultura Familiar

Comissão também aprovou requerimento para audiência pública acerca dos limites territoriais entre os municípios de Arame e Grajaú