29 de abril de 2025
Assembleia concede título de ‘Cidadã Maranhense’ à juíza Tereza Cristina Nina
Ato solene foi presidido pelo deputado Glalbert Cutrim

Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Rodrigo Lago (PCdoB), concedeu, nesta terça-feira (29), durante sessão solene, o título de ‘Cidadã Maranhense’ à juíza Tereza Cristina Franco Palhares Nina, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão ( TJ/MA).
O ato solene foi presidido pelo deputado Glalbert Cutrim (PDT) e contou com a presença dos deputados Rodrigo Lago (PCdoB), Florêncio Neto (PSB) e Júnior Cascaria (Podemos), além de convidados, familiares e amigos.
Prestigiaram a cerimônia, dentre outras autoridades, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho; a procuradora de Justiça Mariléia Campos Costa, representando o Ministério Público Estadual (MPE), e o desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região.

Reconhecimento
Em sua saudação à homenageada, o deputado Rodrigo Lago destacou as principais ações realizadas pela magistrada nos vários cargos que assumiu ao longo de sua carreira no Poder Judiciário.
“A concessão desse título à juíza Tereza Cristina se justifica como reconhecimento por sua notável luta em ampliar o acesso à justiça, especialmente na instituição do projeto “Justiça de Todos”, sob a liderança do então corregedor-geral de Justiça, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, no biênio 2022/2024, que democratizou o acesso à justiça a moradores das mais distantes localidades, gerando inclusão social”, ressaltou.

Agradecimento
A juíza Teresa Cristina, bastante emocionada, agradeceu a honraria outorgada pela Assembleia Legislativa do Maranhão.
“Hoje se torna um marco de grande significado para mim, tanto na carreira profissional quanto no âmbito pessoal. Esse ato carrega grandes responsabilidades, principalmente pela distinção que significa ser cidadã maranhense. Sinto muito orgulho por receber essa honraria e carregarei o compromisso de honrar nomes dos antepassados dessa terra”, afirmou.
Tereza Cristina Franco Palhares Nina, que nasceu em Brasília (DF), é juíza de Direito do TJMA desde 2011, tendo sido juíza titular da Vara Única da Comarca de Poção de Pedras. Foi promovida, por merecimento, para a 1ª Vara da Comarca de Pinheiro, em 2015. Foi membro do Tribunal Recursal Cível e Criminal de Pinheiro e juíza eleitoral da 37ª Zona Eleitoral, entre 2016 e 2018, e da 106ª Zona Eleitoral, entre 2018 a 2020.
Atualmente, é juíza coordenadora da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…