12 de março de 2025

Assembleia debate ações prioritárias com comissão do Plano Maranhão 2050 nas áreas de educação, saúde e social

Lançado no ano passado, o Plano Maranhão 2050 objetiva construir políticas públicas para promover o desenvolvimento e gerar oportunidades para toda a população

Assembleia debate ações prioritárias com comissão do Plano Maranhão 2050 nas áreas de educação, saúde e social

Deputados e demais representantes debateram projetos priorizados na carteira do Plano Maranhão 2050

Agência Assembleia/ Fotos: Miguel Viégas

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) sediou, na manhã desta quarta-feira (12), a primeira reunião ordinária neste ano de 2025 da comissão responsável pelo Plano Maranhão 2050. Os deputados Antônio Pereira (PSB), Arnaldo Melo (PP), Júnior Cascaria (Podemos) e Cláudio Cunha (PL) representaram o Parlamento Estadual no encontro, que contou ainda com a participação dos membros de entidades públicas, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada que compõem o grupo deliberativo.

Ao longo da reunião, que se estendeu durante toda a manhã, na Sala das Comissões, dada a relevância das discussões, foram apresentados os projetos priorizados na carteira do Plano Maranhão 2050, o painel on-line de acompanhamento e monitoramento dos projetos e os resultados do trabalho feito pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) de decomposição dos indicadores dos projetos priorizados.

Comissão, que é presidida pela Seplan, trabalha em parceria com diversos órgãos e instituições

Desenvolvimento

O Plano Maranhão 2050 foi lançado em junho do ano passado pelo Governo do Estado, sendo assim o primeiro plano estratégico de longo prazo do Maranhão. O objetivo é construir políticas públicas para promover o desenvolvimento e gerar oportunidades para toda a população, de forma articulada com atores do governo, setor privado, sociedade civil e academia.

A iniciativa conta com uma comissão, que é presidida pela Secretaria de Planejamento (Seplan), tem parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e ainda conta com a participação de vários órgãos do Executivo estadual. Também integram a comissão representantes do poder público, da iniciativa privada, das universidades, das classes patronal e de trabalhadores, além da sociedade civil organizada.

Representantes de diversos órgãos e instituições participaram da reunião da comissão do Plano Maranhão 2050

“É com muita satisfação que a Assembleia Legislativa recebe a comissão do Plano Maranhão 2050. Os deputados estaduais e a Casa legislativa precisam dessas informações. O secretário Vinícius Ferro (Seplan) trouxe os eixos das políticas que o Governo do Estado planeja implantar em todas as regiões do Maranhão. Tenho certeza que esse trabalho é progressivo, o Governo do Estado está no caminho certo, com investimento em vários setores e eixos”, disse o deputado Arnaldo Melo.

Durante a reunião, foram apresentados os projetos e indicadores de mensuração dos cinco grandes eixos que integram o Plano Maranhão 2050: Economia Próspera e Inclusiva; Meio Ambiente Valorizado e Resiliente; Governança Efetiva, Conectada e Inovadora; Sociedade Saudável, Segura e Justa; e Educação, Identidade e Cultura Transformadoras e Estruturantes.

“Temos diversos projetos na área da educação e saúde, além de programas sociais. São diversas políticas públicas desenvolvidas pelo governador Carlos Brandão para que a gente possa cada vez mais atender à população maranhense”, pontuou o titular da Seplan, Vinícius Ferro.

Maranhão 2050

O Plano Estratégico de Longo Prazo Maranhão 2050 é o instrumento que tem como propósito fundamental fortalecer a estratégia de planejamento de longo prazo do Estado do Maranhão de forma articulada com atores do governo, setor produtivo, sociedade civil e academia, e institucionalizar diretrizes que induzam o desenvolvimento socioeconômico integrado e reduzam as desigualdades sociais e regionais no Maranhão.

Por meio do plano será possível construir, de forma democrática e coletiva, políticas públicas estruturantes em benefício da sociedade e das futuras gerações, estabelecendo metas para promover o desenvolvimento econômico e social, a atração de investimentos para o estado, a redução da miséria, inclusão social e a geração de oportunidades para toda população.


Galeria de Fotos:

Reunião comissão do Plano Maranhão 2050 - 12/03/2025

Mais notícias

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…

Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’

Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…