01 de dezembro de 2025
Assembleia entrega Título de Cidadã Maranhense à procuradora de Justiça e Medalha a PMs
Receberam as homenagens a procuradora Rita de Cássia Maia Baptista e os PMs Marcos Rodrigues Silva, Kelven Eden de Freitas Santos e Jardson Serra dos Santos
Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta segunda-feira (1º), no Plenário Nagib Haickel, uma sessão solene marcada por homenagens a profissionais que têm contribuído de forma expressiva para a segurança pública e o fortalecimento das instituições no estado.
O evento, proposto pelo deputado Neto Evangelista, foi dividido em dois momentos: entrega da Medalha do Mérito Legislativo Sargento Sá a três policiais militares e outorga do Título de Cidadã Maranhense à procuradora de Justiça Rita de Cássia Maia Baptista. A presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), presidiu a sessão.
Receberam a Medalha Sargento Sá o Cabo PM Marcos Rodrigues Silva, o Cabo PM Kelven Eden de Freitas Santos e o Soldado PM Jardson Serra dos Santos. Os três estavam de folga quando impediram um assalto a uma loja na Avenida Guajajaras, em São Luís.
Já a procuradora de Justiça Rita de Cássia Maia Baptista, que recebeu o Título de Cidadã Maranhense, é natural do Rio de Janeiro, mas reside em São Luís desde a infância, tendo chegado à capital maranhense em 1972. Aqui construiu toda a sua trajetória profissional no Ministério Público.

“Esta homenagem à procuradora Rita Batista é, na verdade, a concessão de uma nova certidão de nascimento, transformando em uma conterrânea ela que já é maranhense de coração e há muito tempo presta um excelente serviço ao nosso estado, por meio do Ministério Público, como procuradora”, destacou o deputado Neto Evangelista.
Rita de Cássia tem uma vasta carreira no Ministério Público e atualmente exerce o cargo de diretora da Associação do MP. Neste ano, foi eleita e empossada Presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP).

“Entregar o título de Cidadã Maranhense à procuradora Rita de Cássia Maia Baptista é reconhecer a trajetória de uma mulher que honra o serviço público e engrandece o Ministério Público do Maranhão. Embora nascida no Rio de Janeiro, foi no Maranhão que ela construiu sua vida, sua carreira e sua missão pública, sempre atuando com ética, compromisso, humanidade e excelência. O que define alguém como maranhense não é a certidão de nascimento, mas o amor com que serve ao nosso povo, e a doutora Rita transformou espaços, fortaleceu instituições e tocou muitas vidas”, disse a presidente Iracema Vale.
Ao receber a honraria, Rita relatou a emoção de estar no Parlamento maranhense. “Estamos na Casa do Povo, e eu prezo muito as instituições e as relações que elas estabelecem entre si. Cheguei no Maranhão ainda menina, filha de pais pobres e aqui construí minha vida pessoal e profissional. Sonhava em ser advogada desde a faculdade. Realizei esse sonho em 1990, quando ingressei no Ministério Público, e lá realizei todos os meus outros sonhos. Já sou maranhense de coração e agora, de direito”, celebrou.
Coragem
Ao condecorar os policiais militares com a Medalha Sargento Sá, o deputado Neto Evangelista destacou o gesto de coragem dos militares. “Eles vestiram a sua farda mesmo não estando com ela em seus corpos. Poderiam ter ligado para o 190, mas resolveram agir. A Assembleia tem que reconhecer esse tipo de iniciativa de homens que se entregam para a segurança da nossa sociedade”, afirmou o parlamentar lembrando da atitude corajosa dos PMs.
A deputada Iracema Vale reconheceu o ato de bravura dos agraciados. “A Medalha Sargento Sá destaca três profissionais cuja atuação reflete a essência da Polícia Militar: disciplina, responsabilidade, coragem e compromisso com a vida do cidadão. Eles têm conduta irrepreensível, impacto positivo na segurança pública e uma dedicação que inspira dentro e fora da corporação”.
O Soldado Jardson Serra ressaltou o simbolismo da medalha. “É muito gratificante receber essa honraria. Ela não simboliza somente uma atitude pessoal, mas a de servir e proteger a sociedade maranhense todos os dias”, afirmou.
O Cabo Marcos Rodrigues Silva também destacou o dever policial que motivou sua intervenção. “Foi possível cumprir com o papel determinado para nós, e a entrega desta medalha é muito significativa. É um reconhecimento pelo serviço que prestamos à sociedade”, declarou.
Já o Cabo Kelven Freitas Santos, que há uma década integra a Polícia Militar do Maranhão, reforçou a emoção em receber a medalha. “É uma honra estar aqui. Agradeço ao deputado Neto Evangelista por essa homenagem tão importante. Sou baiano, mas há 10 anos estou na PM do Maranhão, sempre atuando mesmo com risco à própria vida. Estou muito feliz e satisfeito”, afirmou.
A sessão solene reuniu parlamentares, autoridades, familiares e convidados dos homenageados, que aplaudiram os reconhecimentos dedicados à coragem dos policiais militares e à contribuição institucional de Rita Baptista para o estado do Maranhão.
Mais notícias
Helena Duailibe aborda ações sociais, educação, inclusão e fé em discurso na Alema
Ela falou, por exemplo, sobre a criação da Bolsa Estadual de Apoio ao Conselheiro Tutelar
Junior Cascaria anuncia emenda para perfuração de poços em Pedreiras
Cascaria destacou que essas demandas já haviam sido apresentadas em indicações anteriores
Aprovado PL que institui semana de conscientização sobre males causados por dispositivos eletrônicos
Projeto de Lei 298/2024 é de autoria do deputado Wellington do Curso
Ricardo Arruda anuncia avanço para instalação do Hemonúcleo de Grajaú
Visita dos técnicos representa um passo decisivo para o início da obra
Dermatologista destaca Dezembro Laranja e prevenção ao câncer de pele no ‘Saúde e Bem-Estar’
Em entrevista, a médica Daniella Spinato falou sobre a campanha nacional dedicada à conscientização acerca da doença
Dezembro Vermelho é tema tratado no ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira
Agência Assembleia/ Foto: JR Lisboa Durante todo o mês de dezembro, estão sendo realizadas ações em alusão ao…
Carlos Lula cobra prioridade do Governo do Maranhão para crianças com Epidermólise Bolhosa
Deputado afirma que atraso na entrega coloca vidas em risco
CCJ dá parecer favorável a MP que institui o Programa de Infraestrutura da Agricultura Familiar
Comissão também aprovou requerimento para audiência pública acerca dos limites territoriais entre os municípios de Arame e Grajaú