28 de novembro de 2024

Assembleia homenageia os 90 anos de Jackson Lago e celebra a memória do ex-governador

Proposta pelo deputado Rodrigo Lago, a solenidade prestou honras ao legado de vida e de trabalho de uma das maiores lideranças políticas do Maranhão

Assembleia homenageia os 90 anos de Jackson Lago e celebra a memória do ex-governador

A sessão solene foi presidida pelos deputados Neto Evangelista e Rodrigo Lago, com as presenças de diversas autoridades e familiares de Jackson Lago

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (28), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene em homenagem aos 90 anos do ex-governador Jackson Lago e entrega da Medalha Manuel Beckman (em memória). O ato foi proposto pelo deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB).

A sessão foi presidida pelos deputados Neto Evangelista (União Brasil) e Rodrigo Lago, com as presenças dos parlamentares Fernando Braide (PSD), Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB) e Leandro Bello (Podemos). Na ocasião, o secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, representou o governador Carlos Brandão.

O deputado Rodrigo Lago ressaltou a liderança política do homenageado. “Jackson Lago foi um grande líder popular maranhense, foi prefeito da capital por vários mandatos, sonhava em governar o nosso estado, conseguiu construir a sua eleição para o cargo de governador e, infelizmente, esse seu sonho acabou sendo interrompido prematuramente em um processo judicial contestável e que, depois, foi declarado como inconstitucional”, relembrou Rodrigo Lago.

Sobre o legado deixado pelo homenageado, o parlamentar complementou. “Apesar de pouco tempo no Governo do Estado, Jackson Lago deixou um grande legado para o Maranhão e também para a política brasileira. Seu exemplo de vida serve de inspiração”, afirmou Rodrigo Lago.

Durante a solenidade, foi entregue a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ (em memória) a Jackson Lago, recebida pela viúva do ex-governador, Clay Lago

Para a viúva de Jackson Lago, Clay Lago, o mês que marca o aniversário de vida do marido tem sido de intensas emoções. “Estou muito emocionada neste mês que tem sido de homenagens como essa aqui na Assembleia Legislativa. Jackson era um municipalista, trabalhava com e para o povo, com forte participação popular. Lutou a vida inteira pelo que acreditava e deixou um grande legado”, disse Clay Lago.

Wagner Lago, irmão de Jackson Lago, destacou a trajetória de vida e política do ex-governador

Trajetória

Prestigiaram a solenidade políticos, amigos, familiares e admiradores do médico e político Jackson Lago, que faleceu em 2011, aos 76 anos. Entre os presentes na cerimônia estavam os irmãos Wagner, Aderson e Nonato Lago e a filha, Ludmila Lago, entre outros. Também participaram do ato nomes importantes do Partido Democrático Trabalhista (PDT), sigla da qual Jackson Lago foi um dos fundadores e na qual permaneceu ao longo de sua trajetória política.

Jackson Lago foi governador do Maranhão de 2007 a 2009, quando teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Antes disso, havia sido prefeito de São Luís por três mandados.

Muito emocionada, a viúva de Jackson Lago, Clay Lago, disse que ele lutou a vida inteira pelo que acreditava e que deixou um grande legado de trabalho aos maranhenses


Galeria de Fotos:

Sessão solene em homenagem aos 90 anos de Jackson Lago - Fotos: Wesley Ramos

Mais notícias

Diário da Manhã fala sobre Plano de Aposentadoria Incentivada da Assembleia

Assunto foi detalhado pelo diretor-geral da Assembleia, Ricardo Barbosa

Parceria entre deputado Davi Brandão e Governo do Estado garante novo veículo para o Hemonúcleo de Bacabal

Entrega reforça estrutura da unidade e fortalece os serviços de coleta e transporte de sangue na região

‘Papo Cidadão’  traz prevenção ao Influenza A e tecnologia com impacto social

Programa mostrou medidas para evitar a contaminação pelo vírus e como a plataforma Reapp Mobi tem beneficiado comunidades

‘Café com Notícias’ destaca oficinas de defesa pessoal e incentivo à segurança de mulheres

Durante as aulas, promovidas pelo projeto Faixa Rosa, são ensinadas técnicas de como utilizar o corpo para se…

‘Qualifica Bacabal’ chega à terceira edição e reforça compromisso do deputado Davi Brandão

Programa gratuito já qualificou mais de 2 mil pessoas e segue abrindo portas para o mercado de trabalho…

Departamento Médico da Alema intensifica ações de saúde feminina durante o Março Lilás

A realização de exames preventivos está sendo intensificada com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer do…

‘Diário da Manhã’ detalha a programação do Encontro Nacional de Compras Públicas

Em sua terceira edição, a feira de negócios será realizada em São Luís, de 15 a 17 de…

‘Café com Notícias’ aborda a implantação de Ambulatório de Doenças Raras no Hospital da Ilha

Unidade foi planejada para oferecer diagnóstico mais rápido e acompanhamento especializado, contribuindo para evitar sequelas e melhorar o…