12 de setembro de 2024
Assembleia Legislativa celebra 45 anos da profissão de Biólogo em sessão solene
Proposta foi do deputado Júlio Mendonça, que destacou a importância desses profissionais para a ciência e o meio ambiente
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta quinta-feira (12), sessão solene em homenagem aos 45 anos da profissão de Biólogo. A proposta foi do deputado Júlio Mendonça (PCdoB), por meio do Requerimento nº 287/2024, que destacou a importância desses profissionais para a ciência e o meio ambiente.
“Os biólogos desempenham um papel crucial na busca por soluções sustentáveis, na proteção da biodiversidade e na promoção de um futuro mais equilibrado. Hoje, mais do que nunca, precisamos valorizar e apoiar o trabalho de quem se dedica a preservar a vida em todas as suas formas”, afirmou o parlamentar.
Durante o ato, presidido pelo deputado Fernando Braide (PSD), foi exibido um vídeo produzido pelo Conselho Regional de Biologia. O material abordou o papel dos biólogos, os avanços da profissão nas últimas quatro décadas e a importância da preservação ambiental. Também foi destacada a necessidade de novas descobertas e estudos na área.

Desafios ambientais
O diretor-geral da Embrapa Cocais, Marco Aurélio Bonfim, ressaltou que os biólogos são peças-chave na busca por soluções para os desafios ambientais e no desenvolvimento de tecnologias que contribuem para a conservação da nossa biodiversidade.
“Na Embrapa, temos trabalhado lado a lado com esses profissionais, promovendo pesquisas que geram impactos positivos não só para o meio ambiente, mas também para a agricultura sustentável e a qualidade de vida da nossa população”, enfatizou o gestor.

Homenagem
O biólogo Mário Luiz Farias Cavalcanti, presidente do Conselho Regional de Biologia – 5ª Região, homenageou o deputado Júlio Mendonça, em reconhecimento a proposta da sessão solene e respeito à profissão. A homenagem foi estendida a vários biólogos renomados do Estado.
No ato, também estiveram presentes a superintendente de Economia Verde da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Marla Aroucha; e representantes do Departamento de Biologia da UFMA, Ilisandra Zanandrea; do Departamento de Biologia da UEMA, Vera Maciel; e do Departamento de Biologia do IFMA, Cristina Monteiro.
Mais notícias
Copa Davi Brandão de Futsal movimenta São Luís e reforça incentivo ao esporte no Maranhão
Competição reuniu 12 equipes da categoria 40+ no bairro Anjo da Guarda e consagrou o time Argentinos como…
Oftalmologista alerta, no ‘Mais Saúde’, para doenças oculares silenciosas
“Vista cansada”, glaucoma e catarata são alguns dos problemas que podem acometer a visão após os 40 anos…
Tecnologia e assistência técnica a produtores rurais são temas do programa ‘Maranhão no Campo’
O presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho falou sobre a realização do Agro Futuro 2026, que abordou uso…
Diário da Manhã fala sobre Plano de Aposentadoria Incentivada da Assembleia
Assunto foi detalhado pelo diretor-geral da Assembleia, Ricardo Barbosa
Parceria entre deputado Davi Brandão e Governo do Estado garante novo veículo para o Hemonúcleo de Bacabal
Entrega reforça estrutura da unidade e fortalece os serviços de coleta e transporte de sangue na região
‘Papo Cidadão’ traz prevenção ao Influenza A e tecnologia com impacto social
Programa mostrou medidas para evitar a contaminação pelo vírus e como a plataforma Reapp Mobi tem beneficiado comunidades
‘Café com Notícias’ destaca oficinas de defesa pessoal e incentivo à segurança de mulheres
Durante as aulas, promovidas pelo projeto Faixa Rosa, são ensinadas técnicas de como utilizar o corpo para se…
‘Qualifica Bacabal’ chega à terceira edição e reforça compromisso do deputado Davi Brandão
Programa gratuito já qualificou mais de 2 mil pessoas e segue abrindo portas para o mercado de trabalho…