27 de maio de 2025

Assembleia Legislativa lembra o Dia de Combate ao Glaucoma com exames e orientações preventivas aos servidores

Ação teve como objetivo chamar a atenção para a importância do acompanhamento oftalmológico adequado como forma de prevenir e tratar a doença

Assembleia Legislativa lembra o Dia de Combate ao Glaucoma com exames e orientações preventivas aos servidores

O oftalmologista Ricardo Beckman realiza exame em servidora, no Dia D do Glaucoma, ação de saúde realizada pela Assembleia Legislativa

Agência Assembleia / Fotos: Miguel Viegas

A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta terça-feira (27), o Dia D do Glaucoma, com a realização de exames, aferição de pressão ocular, e orientações de prevenção aos servidores.

O coordenador da ação, médico oftalmologista Ricardo Beckman, explicou que o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, instituído em 2002 pela Lei nº 10.456, é uma data que tem como objetivo chamar a atenção para a importância do acompanhamento oftalmológico adequado como forma de prevenir e tratar a doença, considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo e a segunda maior causa de cegueira, atrás apenas da catarata.

Segundo o Dr. Ricardo Beckman, a doença é causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e perda progressiva da visão.

“Como o nervo ótico não se recupera ao ser lesionado e, caso o glaucoma não seja diagnosticado e tratado, ocorre cegueira permanente, irreversível”, assinalou o médico.

Ele acrescentou que a condição pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma, sendo percebida somente na fase mais avançada, quando a pessoa já está perdendo a visão periférica, ou seja, vê o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados.

Dr. Ricardo Beckman explicou, também, que alguns fatores de risco favorecem o aparecimento da doença, como idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada, diabetes e hereditariedade.

“É muito importante esta ação que estamos desenvolvimento nesta Casa, envolvendo servidores e prestadores de serviço, porque o glaucoma é diagnosticado com exame oftalmológico cuidadoso que inclui a medição da pressão intraocular. Às vezes, podem ser necessários outros exames, como de fundo de olho e campo visual. É uma doença crônica e sem cura, mas que pode ser controlada com os cuidados adequados”, ressaltou o Dr. Ricardo Beckman.

Mais notícias

Yglésio defende resposta ao ataque sofrido por Mical Damasceno em falas atribuídas a Felipe Camarão

O parlamentar enfatizou que a resposta sobre o caso deve ser na forma da lei e do processo…

Cláudia Coutinho diz esperar que caso contra Mical não caia no esquecimento

Deputada relatou que, ao tomar conhecimento do caso, entrou em contato com a colega para saber o que…

Carlos Lula critica Governo do Estado por gastos em compra de caminhonetes

O deputado sugeriu que os recursos gastos com os veículos fossem destinados a ações nas áreas da saúde,…

Junior Cascaria celebra obras em Pedreiras e cobra soluções do município para problemas urbanos 

Entre outros serviços, o parlamentar mencionou a reinauguração do Parque João do Vale, cuja revitalização foi fruto de…

Janaína defende mais rigor na fiscalização de embarcações após tragédia no Rio Tocantins

Parlamentar alertou sobre risco de embarcações irregulares, sem coletes salva-vidas suficientes ou conduzidas por pessoas não habilitadas

‘Contraplano’ aborda violência política contra mulheres

Participaram do debate Tatiana Costa, vice-presidente da OAB/MA, Susan Lucena, diretora da Casa da Mulher Brasileira do Maranhão,…

Alunos do Colégio Literato visitam a Assembleia Legislativa e o Memorial Zuleide Bogéa

Estudantes conheceram as atividades exercidas pela Assembleia; seu papel institucional, político e social; e a história da Casa,…

 Vereadora Thay Evangelista destaca, no ‘Diário da Manhã’, a realização do 1º Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão

Promovido pela Assembleia, o evento ocorrerá na quinta-feira, 29, para discutir a atuação da mulher na função política,…