18 de agosto de 2025
Assembleia Legislativa promove curso de Libras para servidores e público externo
Capacitação, que segue até o dia 9 de setembro, visa desenvolver a comunicação e promover a interação inclusiva entre servidores e no atendimento à população
Agência Assembleia / Fotos: Miguel Viegas
Com o objetivo de estimular a inclusão e fortalecer a comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Assembleia Legislativa do Maranhão iniciou, nesta segunda-feira (18), a nova turma do curso básico de Libras, promovido pela Escola do Legislativo do Maranhão (Elema). A capacitação segue até 9 de setembro, com aulas às segundas e quintas-feiras, voltadas a servidores da Casa e ao público externo.
O curso é ministrado pelos professores João Emanuel Moreno Bezerra e Maiane Castelo Branco da Silva e tem como foco o desenvolvimento da comunicação em Libras em nível introdutório. A formação abrange o uso de estruturas gramaticais básicas, vocabulário aplicado a diferentes contextos e a construção de frases e textos simples.
Durante as aulas, os participantes têm contato com o processo histórico de formação da Libras e da educação de surdos, além de práticas de soletração manual e utilização de sinais em diferentes grupos semânticos.

Acessibilidade
Para a professora Maiane Castelo Branco, pedagoga e especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e intérprete em diversas atividades da Casa, a iniciativa representa um passo importante para ampliar a acessibilidade.
“O principal objetivo do curso é desenvolver a comunicação, tanto entre os funcionários como em relação ao público de modo geral. Nesta etapa da formação, buscamos introduzir o uso da Libras como ferramenta de interação inclusiva”, destacou.
Servidores que participam da capacitação também ressaltam a relevância da ação. A comunicóloga Cíntia Sá avalia que o aprendizado amplia sua atuação profissional. “Na minha área, é muito importante estudar Libras para poder me comunicar com todos os públicos”, afirmou.
O servidor Danilo Castro, do setor de saúde, reforçou o impacto social do curso. “Prestar um serviço inclusivo na saúde é essencial. A iniciativa da Assembleia fortalece o atendimento humanizado e acessível”, concluiu.

Mais notícias
Diário da Manhã: Procon esclarece renovação de acordo com supermercados
Agência Assembleia O programa Diário da Manhã desta segunda-feira (29) recebeu o chefe da Diretoria de Orientação e Atendimento…
Osmar Filho intensifica agenda de Natal na Baixada e de projetos sociais em São Luís
Em Cajari, o programa Cuidar dos Olhos realizou cerca de mil atendimentos e, na capital, Osmar participou de…
Junior Cascaria promove entrega de brinquedos e cestas básicas durante ação social em Pedreiras
Além da entrega dos alimentos e os outros itens, o momento foi de diálogo e escuta com a…
Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino
Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…
Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias
O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…
‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal
Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…
‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses
A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…
Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino
O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…