18 de agosto de 2025
Assembleia Legislativa promove curso de Libras para servidores e público externo
Capacitação, que segue até o dia 9 de setembro, visa desenvolver a comunicação e promover a interação inclusiva entre servidores e no atendimento à população
Agência Assembleia / Fotos: Miguel Viegas
Com o objetivo de estimular a inclusão e fortalecer a comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Assembleia Legislativa do Maranhão iniciou, nesta segunda-feira (18), a nova turma do curso básico de Libras, promovido pela Escola do Legislativo do Maranhão (Elema). A capacitação segue até 9 de setembro, com aulas às segundas e quintas-feiras, voltadas a servidores da Casa e ao público externo.
O curso é ministrado pelos professores João Emanuel Moreno Bezerra e Maiane Castelo Branco da Silva e tem como foco o desenvolvimento da comunicação em Libras em nível introdutório. A formação abrange o uso de estruturas gramaticais básicas, vocabulário aplicado a diferentes contextos e a construção de frases e textos simples.
Durante as aulas, os participantes têm contato com o processo histórico de formação da Libras e da educação de surdos, além de práticas de soletração manual e utilização de sinais em diferentes grupos semânticos.

Acessibilidade
Para a professora Maiane Castelo Branco, pedagoga e especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e intérprete em diversas atividades da Casa, a iniciativa representa um passo importante para ampliar a acessibilidade.
“O principal objetivo do curso é desenvolver a comunicação, tanto entre os funcionários como em relação ao público de modo geral. Nesta etapa da formação, buscamos introduzir o uso da Libras como ferramenta de interação inclusiva”, destacou.
Servidores que participam da capacitação também ressaltam a relevância da ação. A comunicóloga Cíntia Sá avalia que o aprendizado amplia sua atuação profissional. “Na minha área, é muito importante estudar Libras para poder me comunicar com todos os públicos”, afirmou.
O servidor Danilo Castro, do setor de saúde, reforçou o impacto social do curso. “Prestar um serviço inclusivo na saúde é essencial. A iniciativa da Assembleia fortalece o atendimento humanizado e acessível”, concluiu.

Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios