13 de agosto de 2024
Assembleia Legislativa reativa Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense
Colegiado, criado em 2011 e desativado em 2014, retoma reuniões que discutirão pautas nas áreas de saúde, infraestrutura, geração de emprego e renda, entre outras
Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão reinstalou, nesta terça-feira (13), a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, que tem como objetivo tratar sobre assuntos relevantes para a população da região, nas mais diversas áreas. Durante o ato de instalação, foram eleitos o presidente do colegiado, deputado Jota Pinto (Podemos); o vice-presidente, deputado Cláudio Cunha (PL); e o relator, deputado Júlio Mendonça (PCdoB).
Também participaram da reunião de reabertura dos trabalhos os parlamentares Ariston (PSB), Junior Cascaria (Podemos), Florêncio Neto (PSB), Neto Evangelista (União Brasil) e Glaubert Cutrim (PDT).
Segundo o deputado Jota Pinto, que foi o autor do requerimento para a reinstalação do colegiado, a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense funcionou entre os anos de 2011 a 2014, quando atuou de forma decisiva na implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da região.
Entre as conquistas atribuídas pelo parlamentar ao colegiado durante o tempo em que esteve ativo estão barragem de Maria Rita, entre Bequimão e São Bento, melhorias na MA-014 e ainda a ponte sobre o Rio Pericumã, que liga os municípios de Central e Bequimão, entre outras.
“A frente serve para, além de promover audiências ouvindo a população, acompanhar o trabalho do Poder Executivo na Baixada Maranhense, indicar, acompanhar, fiscalizar e estar presente na região. Nosso objetivo é ter uma frente parlamentar que acompanhe todos os trabalhos nesta parte do estado”, destacou Jota Pinto.
Nas próximas reuniões da frente parlamentar, previstas para ocorrer quinzenalmente, sempre às terças-feiras à tarde, deverão ser discutidos assuntos ligados à saúde, infraestrutura, turismo, geração de emprego e renda, fixação da população nos municípios, entre outras agendas.
Para o deputado Cláudio Cunha, vice-presidente da frente, o colegiado ressurge para fortalecer as pautas da população da região. “Um terço da população do Maranhão vive na Baixada do Maranhão e agora, com esta frente, vários deputados voltam seus olhares e sua responsabilidade para a região, tornando a pauta uma só, que é o desenvolvimento da área, então, essas pautas que eram individuais de cada parlamentar, agora passam a ter a amplitude da coletividade. Quem vai ganhar com isso é a população da baixada do Maranhão”, destacou o parlamentar.
“A Frente Parlamentar em Defesa da Baixada agrega vários parlamentares e, juntos, somamos forças em prol da região. Vamos discutir temas como infraestrutura, desenvolvimento do turismo, geração de emprego e outras questões importantes para o desenvolvimento da área”, reforçou o deputado Júlio Mendonça.
Mais notícias
Eleito para presidir a AMMA, juiz Marco Adriano Fonseca destaca metas no ‘Café com Notícias’
Ele vai comandar a Associação dos Magistrados do Maranhão e falou das ações que desenvolverá no triênio 2025/27
‘Pautas Femininas’ aborda atuação da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica contra a Mulher de São Luís
A juíza Lúcia Helena Heluy foi a entrevistada do programa. Segundo ela, embora ainda haja muito a fazer,…
Jota Pinto vai homenagear cantadores de bumba meu boi em sessão solene na Assembleia
A iniciativa reconhece a importância desses mestres na preservação e valorização de um dos patrimônios culturais mais ricos…
Escola do Legislativo inicia novas turmas do Curso de Excel Básico
Qualificação, voltada a servidores da Casa e público externo, acontece no Laboratório da Informática e vai até o…
‘Sustentabilidade na Prática’ destaca causas e efeitos do desmatamento
Convidado do programa foi o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Paulo Henrique Aragão Catunda
‘Diário da Manhã’ – Juiz Marco Adriano Ramos Fonseca aborda eleição e vitória na AMMA
Presidente eleito da Associação dos Magistrados do Maranhão, ele afirmou que o mandato de três anos, sem reeleição,…
Promotora fala sobre Grupo Reflexivo de Homens e Mulheres no ‘Café com Notícias’
Titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de São Luís, Selma Martins falou sobre a…
Programa ‘Mais Saúde’ destaca a importância da prática de exercícios físicos
Entrevistada foi a professora de Educação Física Ana Paula Lamar, que abordou a importância da prática regular e…