13 de agosto de 2024
Assembleia Legislativa reativa Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense
Colegiado, criado em 2011 e desativado em 2014, retoma reuniões que discutirão pautas nas áreas de saúde, infraestrutura, geração de emprego e renda, entre outras

Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão reinstalou, nesta terça-feira (13), a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, que tem como objetivo tratar sobre assuntos relevantes para a população da região, nas mais diversas áreas. Durante o ato de instalação, foram eleitos o presidente do colegiado, deputado Jota Pinto (Podemos); o vice-presidente, deputado Cláudio Cunha (PL); e o relator, deputado Júlio Mendonça (PCdoB).
Também participaram da reunião de reabertura dos trabalhos os parlamentares Ariston (PSB), Júnior Cascaria (Podemos), Florêncio Neto (PSB), Neto Evangelista (União Brasil) e Glaubert Cutrim (PDT).
Segundo o deputado Jota Pinto, que foi o autor do requerimento para a reinstalação do colegiado, a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense funcionou entre os anos de 2011 a 2014, quando atuou de forma decisiva na implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da região.
Entre as conquistas atribuídas pelo parlamentar ao colegiado durante o tempo em que esteve ativo estão barragem de Maria Rita, entre Bequimão e São Bento, melhorias na MA-014 e ainda a ponte sobre o Rio Pericumã, que liga os municípios de Central e Bequimão, entre outras.
“A frente serve para, além de promover audiências ouvindo a população, acompanhar o trabalho do Poder Executivo na Baixada Maranhense, indicar, acompanhar, fiscalizar e estar presente na região. Nosso objetivo é ter uma frente parlamentar que acompanhe todos os trabalhos nesta parte do estado”, destacou Jota Pinto.
Nas próximas reuniões da frente parlamentar, previstas para ocorrer quinzenalmente, sempre às terças-feiras à tarde, deverão ser discutidos assuntos ligados à saúde, infraestrutura, turismo, geração de emprego e renda, fixação da população nos municípios, entre outras agendas.
Para o deputado Cláudio Cunha, vice-presidente da frente, o colegiado ressurge para fortalecer as pautas da população da região. “Um terço da população do Maranhão vive na Baixada do Maranhão e agora, com esta frente, vários deputados voltam seus olhares e sua responsabilidade para a região, tornando a pauta uma só, que é o desenvolvimento da área, então, essas pautas que eram individuais de cada parlamentar, agora passam a ter a amplitude da coletividade. Quem vai ganhar com isso é a população da baixada do Maranhão”, destacou o parlamentar.
“A Frente Parlamentar em Defesa da Baixada agrega vários parlamentares e, juntos, somamos forças em prol da região. Vamos discutir temas como infraestrutura, desenvolvimento do turismo, geração de emprego e outras questões importantes para o desenvolvimento da área”, reforçou o deputado Júlio Mendonça.
Mais notícias
Deputado Adelmo Soares critica politização do debate sobre a saúde no Maranhão
Parlamentar condenou o ato de colocar culpa dos problemas exclusivamente no governo atual e lembrou que questões estruturais…
Davi Brandão afirma que fortalecimento do serviço de hemodiálise ampliou acesso de pacientes renais crônicos ao tratamento
Segundo ele, a ampliação do serviço no Maranhão é reflexo de uma gestão comprometida do governador Brandão com…
Eric Costa pontua investimentos do Governo do Estado em obras estruturantes e de saúde
O deputado destacou o compromisso do governador com a saúde pública, especialmente pela ampliação do sereviço de hemodiálise
Deputada Janaína destaca Expoimp e a classificação do Maranhão como zona livre da febre aftosa
Ela ressaltou ainda a agenda do governador Brandão em Imperatriz, quando levou várias ações para a Região Tocantina
Especialista destaca importância das redes sociais para o empreendedorismo no ‘Diário da Manhã’
Sílvio Guilherme destacou, no programa, que as redes sociais oferecem ferramentas poderosas para aumentar a visibilidade, engajar clientes…
‘Contraplano’ destaca incidência da Síndrome de Burnout em profissionais da saúde
Programa debateu causas do problema que é um distúrbio mental relacionado ao trabalho, resultando em um estado de…
Carlos Lula cobra prisão de prefeito acusado de matar policial militar no Maranhão
Deputado disse que caso tem gerado revolta popular e pediu providências urgentes por parte da Polícia
Crescimento de emprego formal no Maranhão em 2025 é tema do ‘Café com Notícias’
Segundo a coordenadora do Sine, Carla Alcântara, foram criadas 11.400 vagas de janeiro a maio deste ano no…