13 de março de 2025
Alema alerta sobre doenças renais crônicas em sessão solene alusiva ao Dia Mundial do Rim
Cerimônia contou com a presença, dentre outras autoridades
Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão promoveu, nesta quinta-feira (13), sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Rim, celebrado em 13 de março. A iniciativa partiu da deputada Andreia Rezende (PSB), que comandou o ato solene no Plenário Nagib Haickel.
A cerimônia contou com a presença, dentre outras autoridades, do secretário de Estado da Casa Civil, Sebastião Madeira, representando o governador Carlos Brandão (PSB); do secretário de Estado da Saúde, Thiago Fernandes; do vice -presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Natalino Salgado; e do presidente da Sociedade Maranhense de Nefrologia (SMN), Diego José de Araújo.
Participaram os deputados Leandro Bello (Podemos), Fernando Braide (PSD), Cláudia Coutinho (PDT), Kekê Teixeira (MDB), Fabiana Vilar (PL), Florêncio Neto (PSB) e Catulé Júnior (PP).

Relevância
Deputada Andrea Rezende falou sobre a relevância de se desenvolver a campanha alusiva ao Dia Mundial do Rim, encampada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e, no Maranhão, pela Sociedade Maranhense de Nefrologia.
“É o momento de falarmos sobre a prevenção, hábitos saudáveis e tratamentos das doenças renais crônicas e do transplante. É um dia muito especial que chama a atenção para essa doença silenciosa e que exige cuidados. Precisamos compartilhar informações para que as pessoas tenham uma vida mais feliz e saudável”, salientou.
Enfrentamento
O presidente da Sociedade Maranhense de Nefrologia, Diego José de Araújo, destacou a importância de se comemorar o Dia Mundial do Rim, data criada em 2006 pela Sociedade Internacional de Nefrologia e pela Fundação Internacional das Associações de Rim.
“O objetivo é conscientizar sobre as doenças renais crônicas, promovendo a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Esse é um momento histórico, no qual se reúnem profissionais de saúde, pacientes, familiares e gestores para se debater estratégias que impactam diretamente na vida da população maranhense. Estima-se que cerca de 10% da população mundial tem algum grau de insuficiência renal, ou seja, cerca de 600 mil maranhenses”, assinalou.
Natalino Salgado disse que se precisa dar mais atenção às doenças renais crônicas em termos de Brasil.
“No mundo, temos cerca de mais de 650 milhões de pessoas acometidas dessa doença. No Brasil, incluindo a população de alto risco, ultrapassamos 30%. Temos que ter políticas públicas mais agressivas de enfrentamento dessas doenças e aperfeiçoar o que está sendo feito”, defendeu.

Semana Estadual do Rim
A deputada Andrea Rezende é autora do Projeto de Lei 107/2025, que institui a Semana Estadual do Rim, do Combate à Insuficiência Renal Crônica e do Paciente Transplantado, visando aprofundar o debate em torno do tema e ampliar as ações de atendimento.
O chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, parabenizou a iniciativa da deputada Andrea Rezende em propor a Semana Estadual do Rim e revelou que o governador sancionou, na quarta-feira (12), a lei fruto de projeto de autoria da deputada.
“Parabenizo a deputada Andrea por trazer luz e visibilidade à questão das doenças renais, especialmente a insuficiência renal crônica. Só quem não tem alguém na família que sofre desse problema não sabe o sacrifício e o sofrimento das pessoas acometidas”, frisou.
Avanços
Sebastião Madeira destacou os avanços do governo de Carlos Brandão no enfrentamento às doenças renais crônicas.
“Há dez anos só se fazia hemodiálise via estado em São Luís e Presidente Dutra. Imperatriz e Caxias pelo município, ou seja, apenas em quatro polos do Estado se fazia atendimento. Em três anos de governo Brandão, estamos atendendo a mais de três mil pessoas e contamos com mais 562 máquinas espalhadas em vários centros instalados nas várias regiões do estado. Um esforço gigantesco do governador que dobrou os investimentos nessa área. Precisamos avançar mais na questão do transplante”, enfatizou.
Paciente
A paciente renal e ativista Joilce de Jesus Fonseca Muniz, idealizadora do Canal Conexão Renal, no Instagram, prestigiou o evento e deu testemunho sobre a importância de conscientizar a sociedade sobre o problema.
”Há 13 anos que sou paciente renal crônica de hemodiálise. É fundamental compartilharmos experiências no enfrentamento das doenças renais crônicas. Diagnosticar essa doença é um desafio que impacta diretamente nossas vidas e nossas famílias. Mas é fundamental lembrar que não estamos sozinhos nessa caminhada. Temos avançado no Maranhão. Agradeço à deputada Andrea por assumir essa causa”, assinalou.
Mais notícias
Davi Brandão entrega a instituições sociais cestas básicas arrecadadas na Corrida do DB
As doações foram entregues ao Lar dos Idosos, ao Projeto Madre Rosa, ao Lar de Francisca, Projeto Ninho…
‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão
Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São…
Creche-Escola Sementinha realiza 18ª Mostra Cultural com foco em sustentabilidade e empreendedorismo
Evento educativo reuniu alunos, professores, familiares e as atividades foram planejadas para despertar nas crianças o pensamento crítico…
‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão
Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico
Segurança Comunitária é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O major Raimundo Berredo Neto deu detalhes sobre o Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no qual moradores…
Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale
Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…
‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença
Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto
Presidente da Fecomércio fala sobre aquecimento do setor para o fim de ano no ‘Café com Notícias’
Maurício Feijó foi o entrevistado do programa desta quinta-feira e falou da expectativa do setor para esse período