29 de outubro de 2025
Assembleia sedia evento em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral
Evento foi realizado pela plataforma Casa Amabilitar, com apoio da deputada estadual Helena Duailibe
Agência Assembleia
Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) – 29 de outubro – foi realizado, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão, o painel ‘AVC: do diagnóstico à reinserção’. O evento ocorreu nesta quarta-feira (29) e foi realizado pela plataforma Casa Amabilitar, com apoio da deputada estadual Helena Duailibe (PP).
A iniciativa reforça a importância da conscientização acerca da doença que, segundo estatísticas, é uma das principais causas de morte no Brasil. “Uma a cada quatro pessoas vai sofrer um AVC, e a cada seis segundos uma pessoa morre. Então é uma causa urgente, que pouco se fala, porque precisa de todo o cuidado e orientação necessária para reconhecer o diagnóstico e proceder com o tratamento”, destacou a fundadora da Casa Amabilitar, Kelly Bontempo.
A Casa Amabilitar é uma plataforma digital que nasceu das necessidades da fundadora, após o marido ter sofrido um AVC, há cinco anos. “Somos uma plataforma digital com soluções para pós-diagnóstico de AVC. Uma curadoria de profissionais da saúde que trabalha com reabilitação neurológica, que está nesta plataforma para ajudar pacientes familiares”, explicou Kelly Bontempo.
Para a deputada Helena Duailibe, é necessário intensificar ações de prevenção e tratamento do AVC junto aos poderes Executivo, Legislativo e instituições. “Para que a gente trate de forma correta uma doença que é muito grave, que incapacita pessoas e deixa sequelas, precisamos, como profissionais de saúde e integrantes do Legislativo, trazer para essa Casa, que é onde nós podemos ajudar as pessoas de uma forma efetiva, políticas públicas sejam ampliadas e voltadas para a prevenção e tratamento do AVC”, destacou a deputada.
O evento reuniu representantes da sociedade civil, profissionais de saúde, familiares e pessoas que sofreram AVC. Da programação constaram palestra sobre aspectos da vida após AVC, proferida por Kelly Bontempo; panorama da doença no país e formas de prevenção e tratamento da doença, explanada pela médica neurologista Francieli Goulart; além dos direitos assegurados por lei a estes pacientes, pelo advogado Vinícius Farias.

A médica Francieli Goulart explicou que o AVC no Brasil é um problema de saúde pública. “Por isso mesmo, o maior enfoque é a prevenção. Mas, quando tiver que tratar, que a população saiba reconhecer os sintomas para ter o tratamento adequado, pois um diagnóstico rápido é fundamental”, destacou Francieli Goulart.
O Acidente Vascular Cerebral tem como principais sinais de alerta a fraqueza ou formigamento em um lado do corpo, dificuldade de fala, confusão, problemas de visão ou equilíbrio, e dor de cabeça súbita e intensa. Ao notar esses sintomas, deve-se buscar atendimento médico de urgência imediatamente, ligando para o SAMU (192), pois o atendimento rápido é crucial para aumentar as chances de recuperação.
Mais notícias
Ricardo Arruda destaca gestão de Carlos Brandão como a que mais trabalha por São Luís
O parlamentar afirmou que as grandes obras que hoje transformam a capital são resultado dos investimentos do Governo…
Saúde e Bem-Estar debate prevenção e tratamento de doenças com aplicação de métodos naturais e não invasivos
Entrevistada foi a médica naturopata integrativa Mayara Castro
‘Toda Mulher’ destaca trajetória de Nelinha do Babaçu
Empresária transforma tradição em inovação e será tema de escola de samba de São Luís
Antônio Pereira destaca avanços em conflitos fundiários e comenta greve dos rodoviários
O parlamentar salientou que, apesar do entendimento mantido em algumas áreas, ainda precisa avançar em outras localidades que…
Assembleia faz minuto de silêncio em memória do ex-vereador Walter França
O ex-parlamentar faleceu na última segunda-feira (2), deixa um legado de dedicação à vida pública
Plenário aprova PL que garante prioridade no atendimento psicológico aos cuidadores de pessoas com deficiência
De autoria do deputado Wellington, objetivo do PL é garantir adequada assistência às pessoas que se dedicam ao…
Crescimento do turismo no Maranhão é destaque no ‘Café com Notícias’
Em 2025, o setor cresceu cerca de 40%, impulsionado pelos investimentos em grandes eventos, como Carnaval e São…
Catulé Júnior defende protagonismo da Alema e apoia candidatura de Iracema Vale ao Senado
Deputado destacou importância de manter o bom andamento da Casa e das ações produzidas em 2025