15 de janeiro de 2024
Atuação de Rodrigo Lago celebra a valorização da cultura maranhense com três novos Patrimônios
Um exemplo é o PL nº 452/2023, de autoria do deputado e que originou a Lei nº 12.110/2023, elevando o Festival do Abacaxi de São Domingos do Maranhão a Patrimônio Cultural do Estado

A atuação do deputado Rodrigo Lago (PCdoB) no cenário político maranhense resultou em uma conquista significativa para a preservação e promoção da rica cultura do Maranhão. Três importantes iniciativas propostas pelo parlamentar foram transformadas em leis que garantem o reconhecimento e a proteção de patrimônios culturais únicos.
O Projeto de Lei n° 359/2023, de autoria de Lago, originou a Lei Estadual nº 11.966/2023 e elevou o Encontro de Bumba Meu Boi Sotaque da Baixada da cidade de Matinha à condição de Patrimônio Cultural do Estado do Maranhão. Além disso, a legislação instituiu o Dia Estadual em homenagem à festa, incluindo-a no calendário oficial de eventos do Maranhão.
Outra conquista foi a consagração do Festival do Abacaxi de São Domingos do Maranhão como Patrimônio Cultural do Estado. O Projeto de Lei nº 452/2023, de autoria de Rodrigo Lago, foi aprovado, originando a Lei Estadual nº 12.110/2023, que garante a proteção e a preservação desse evento tão característico da região.
Ainda no contexto da valorização do patrimônio cultural maranhense, Rodrigo Lago propôs o Projeto de Lei nº 732/2023, que eleva os Festejos de Nossa Senhora da Consolação, padroeira da cidade de Colinas, à condição de Patrimônio Cultural do Estado. A iniciativa foi bem recebida e transformada em lei estadual (nº 12.143/2023).
Com essas importantes legislações, o deputado Rodrigo Lago reforça seu compromisso com a preservação e promoção da cultura maranhense, destacando-se como um defensor do patrimônio cultural do estado. “Essas conquistas representam um marco significativo na história cultural do Maranhão, proporcionando o devido reconhecimento e proteção a eventos e tradições que fazem parte da nossa identidade nas mais diversas regiões do nosso estado”, explicou Lago.
Mais notícias
Osmar Filho celebra São Pedro em Primeira Cruz e destaca importância da cultura popular
O deputado parabenizou o prefeito Dr. Guilherme pela organização do arraial, ressaltando que eventos como esse mantêm vivas…
Combate à violência e à exploração sexual infantil é tema do Diário da Manhã desta segunda
Em entrevista ao programa, Efrain falou sobre as ações decorrentes da Lei Nº 12.311, de autoria da deputada…
Osmar Filho conclui agenda na Baixada Maranhense com foco em obras, cultura e esporte
A agenda percorreu diversos municípios da região, com ações voltadas à infraestrutura, cultura popular e apoio ao desporto…
Empresa júnior de Agronomia da Uema é destaque no ‘Maranhão no Campo’
Programa recebeu membros da organização instituída há três anos
Creche-Escola Sementinha celebra cultura nordestina em manhã junina
Evento teve como tema ‘Canta meu Nordeste” e o objetivo foi resgatar as raízes culturais por meio de…
‘Café com Notícias’ destaca o Dia Estadual do Cacuriá, celebrado em 27 de junho
Cantora Rosa Reis afirmou que data é a mesma do aniversário de Dona Teté, referência da dança no…
‘Em Discussão’: Escritor Antônio Noberto fala sobre suas obras literárias e a influência francesa em São Luís
O pesquisador afirmou, no programa, que suas obras buscam mostrar que o Maranhão sempre foi uma liderança cultural…
“Visitantes estão sendo recebidos ao som de forró nos museus”, diz historiador ao ‘Diário da Manhã’
Mauro Enéas Frazão afirmou que recepção integra o projeto Forró no Forte e visa resgatar e contar a…