15 de janeiro de 2024

Atuação de Rodrigo Lago celebra a valorização da cultura maranhense com três novos Patrimônios

Um exemplo é o PL nº 452/2023, de autoria do deputado e que originou a Lei nº 12.110/2023, elevando o Festival do Abacaxi de São Domingos do Maranhão a Patrimônio Cultural do Estado

Atuação de Rodrigo Lago celebra a valorização da cultura maranhense com três novos Patrimônios

Deputado Rodrigo Lago reforçou seu compromisso com a preservação e promoção da cultura maranhense

A atuação do deputado Rodrigo Lago (PCdoB) no cenário político maranhense resultou em uma conquista significativa para a preservação e promoção da rica cultura do Maranhão. Três importantes iniciativas propostas pelo parlamentar foram transformadas em leis que garantem o reconhecimento e a proteção de patrimônios culturais únicos.

O Projeto de Lei n° 359/2023, de autoria de Lago, originou a Lei Estadual nº 11.966/2023 e elevou o Encontro de Bumba Meu Boi Sotaque da Baixada da cidade de Matinha à condição de Patrimônio Cultural do Estado do Maranhão. Além disso, a legislação instituiu o Dia Estadual em homenagem à festa, incluindo-a no calendário oficial de eventos do Maranhão.

Outra conquista foi a consagração do Festival do Abacaxi de São Domingos do Maranhão como Patrimônio Cultural do Estado. O Projeto de Lei nº 452/2023, de autoria de Rodrigo Lago, foi aprovado, originando a Lei Estadual nº 12.110/2023, que garante a proteção e a preservação desse evento tão característico da região.

Ainda no contexto da valorização do patrimônio cultural maranhense, Rodrigo Lago propôs o Projeto de Lei nº 732/2023, que eleva os Festejos de Nossa Senhora da Consolação, padroeira da cidade de Colinas, à condição de Patrimônio Cultural do Estado. A iniciativa foi bem recebida e transformada em lei estadual (nº 12.143/2023).

Com essas importantes legislações, o deputado Rodrigo Lago reforça seu compromisso com a preservação e promoção da cultura maranhense, destacando-se como um defensor do patrimônio cultural do estado. “Essas conquistas representam um marco significativo na história cultural do Maranhão, proporcionando o devido reconhecimento e proteção a eventos e tradições que fazem parte da nossa identidade nas mais diversas regiões do nosso estado”, explicou Lago.

Mais notícias

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…

Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva

Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira

‘Saúde e Bem-Estar’ – Silvana Teixeira ressalta importância da nutrição para a qualidade de vida

Médica endocrinologista reforçou que a mudança na alimentação tem impactos em todo o organismo, com reflexos na vida…

‘Diário da Manhã’ – Coordenadora do Sine aborda políticas para geração de emprego e renda

Carla Alcântara Siqueira destacou a inauguração da Casa do Trabalhador do Maranhão, na região do Anjo da Guarda,…