15 de janeiro de 2024
Atuação de Rodrigo Lago celebra a valorização da cultura maranhense com três novos Patrimônios
Um exemplo é o PL nº 452/2023, de autoria do deputado e que originou a Lei nº 12.110/2023, elevando o Festival do Abacaxi de São Domingos do Maranhão a Patrimônio Cultural do Estado
A atuação do deputado Rodrigo Lago (PCdoB) no cenário político maranhense resultou em uma conquista significativa para a preservação e promoção da rica cultura do Maranhão. Três importantes iniciativas propostas pelo parlamentar foram transformadas em leis que garantem o reconhecimento e a proteção de patrimônios culturais únicos.
O Projeto de Lei n° 359/2023, de autoria de Lago, originou a Lei Estadual nº 11.966/2023 e elevou o Encontro de Bumba Meu Boi Sotaque da Baixada da cidade de Matinha à condição de Patrimônio Cultural do Estado do Maranhão. Além disso, a legislação instituiu o Dia Estadual em homenagem à festa, incluindo-a no calendário oficial de eventos do Maranhão.
Outra conquista foi a consagração do Festival do Abacaxi de São Domingos do Maranhão como Patrimônio Cultural do Estado. O Projeto de Lei nº 452/2023, de autoria de Rodrigo Lago, foi aprovado, originando a Lei Estadual nº 12.110/2023, que garante a proteção e a preservação desse evento tão característico da região.
Ainda no contexto da valorização do patrimônio cultural maranhense, Rodrigo Lago propôs o Projeto de Lei nº 732/2023, que eleva os Festejos de Nossa Senhora da Consolação, padroeira da cidade de Colinas, à condição de Patrimônio Cultural do Estado. A iniciativa foi bem recebida e transformada em lei estadual (nº 12.143/2023).
Com essas importantes legislações, o deputado Rodrigo Lago reforça seu compromisso com a preservação e promoção da cultura maranhense, destacando-se como um defensor do patrimônio cultural do estado. “Essas conquistas representam um marco significativo na história cultural do Maranhão, proporcionando o devido reconhecimento e proteção a eventos e tradições que fazem parte da nossa identidade nas mais diversas regiões do nosso estado”, explicou Lago.
Mais notícias
Ricardo Arruda repercute rejeição das contas de Mercial e denuncia perseguição política do prefeito Gilson Bonfim
Segundo o parlamentar, a decisão dos vereadores não teve base técnica nem respeito ao Regimento Interno da Câmara
Frente Parlamentar de Combate à Pobreza realiza reunião de avaliação dos trabalhos
Encontro contou com a presença do presidente do colegiado, deputado Arnaldo Melo, do deputado Ricardo Arruda e de…
‘Toda Mulher’ debate desafios enfrentados por mulheres com deficiência na luta contra a violência
Entrevistada foi a advogada, ativista e diretora de Mobilidade Inclusiva da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços…
Carlos Lula critica violência no Congresso e repudia projeto que reduz penas de condenados do 8 de janeiro
Deputado maranhense afirma que episódios representam “um dos dias mais tristes da República” e denuncia retrocessos na democracia…
Saúde e Bem-estar aborda o impacto psicológico do fim do ano
Entrevistada foi a psicóloga Marina Coelho
Arnaldo Melo recebe alunos de Passagem Franca em visita à Assembleia
Alunos estavam acompanhados da diretora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Suzana Cardoso
Assembleia aprova MP que institui o Programa Estadual de Infraestrutura da Agricultura Familiar
Finalidade é assegurar a disponibilidade de estruturas hídricas, acesso, instalações, máquinas, equipamentos e insumos para a produção da…
‘Diário da Manhã” detalha a campanha de vacinação contra a bronquiolite no Maranhão
São alvos da ação de imunização, mulheres a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade…