18 de junho de 2025
Audiência Pública discute situação de cursos de graduação em Caxias
O foco do encontro foi debater a problemática do curso de Medicina, que obteve nota insatisfatória, e possíveis soluções para reverter esse quadro

Agência Assembleia
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) promoveu, na manhã desta quarta-feira (18), uma audiência pública na cidade de Caxias (distante 370 quilômetros de São Luís) com o objetivo de discutir a infraestrutura e demais aspectos necessários à melhoria do ensino no campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) da cidade, com ênfase no curso de Medicina. Durante o encontro, que reuniu a comunidade acadêmica da instituição, foram propostas e apresentadas soluções para elevar a qualidade do ensino na universidade.
A audiência foi uma proposição do deputado estadual Catulé Júnior (PP) por meio do Requerimento n° 155/2025, pois o curso de Medicina da Uema de Caxias obteve avaliação insatisfatória no Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
A baixa avaliação atribuída ao curso acarreta em sanções por parte do Ministério da Educação (MEC) como impossibilidade de abertura de novas vagas no curso; suspensão de processos seletivos; impedimento de renovação de reconhecimento de curso; e, em casos extremos e reiterados, a extinção da graduação.

Debates
Na a audiência, foram discutidas situações como condições atuais de infraestrutura física, laboratorial e hospitalar do curso de Medicina; a composição e qualificação do corpo docente; o planejamento pedagógico e as práticas de ensino; e as ações institucionais necessárias para a elevação da qualidade do curso e, consequentemente, das futuras avaliações do Ministério da Educação.
Ao longo da reunião, professores e alunos tiveram a oportunidade de expor as suas vivências dentro e fora das salas de aula e apontaram possíveis melhorias para os diversos problemas relatados.
O deputado estadual Catulé Júnior (PP), autor do requerimento que deu origem à audiência, explicou que a Assembleia Legislativa deu um passo importante em ouvir a comunidade acadêmica do curso de Medicina da Uema de Caxias.
“A Assembleia Legislativa marca um ponto muito positivo com a comunidade acadêmica do leste maranhense. A Assembleia vem para ouvir o corpo docente e discente da universidade no sentido de trazer melhorias não só para o curso de Medicina, mas para todos os cursos de ciências da saúde que estão abrigados aqui no Campus de Caxias” destacou o parlamentar.
Presente na reunião, o deputado estadual Arnaldo Melo (PP), presidente da Comissão de Educação, contou um pouco da sua experiência como médico por formação e explicou que as diversos cursos de Medicina no Brasil também passam por dificuldades semelhantes, não sendo esse um problema exclusivo do Maranhão. No entanto, a Assembleia e a Reitoria da Uema estão empenhadas em resolver as demandas.
“O curso de Medicina de Caxias, assim como outros cursos, precisam ser avaliados periodicamente. Vamos encaminhar ao Governo do Estado o que foi discutido para que o governador faça uma avaliação e nós possamos também já preparar um novo orçamento para 2026 com o que houver de necessidade e com aquilo que o Governo do Estado puder aportar de recursos para a Uema, principalmente para a faculdade de Medicina”, disse.
Encaminhamentos
O reitor da Uema, professor Walter Canales, afirmou estar ciente dos problemas do curso e destacou que as soluções já estão sendo buscadas. Ele afirmou também que o curso de Medicina da Uema não corre o risco de ser fechado.
Entre os encaminhamentos que estão sendo colocados em prática para melhorar a qualidade do ensino do curso estão: a criação do Departamento de Medicina da universidade; a realização de concurso público para mais oito vagas de professores para o curso; o aumento da bolsa de preceptoria; a aquisição de novos equipamentos para aulas práticas dos estudantes bem como um contrato com um laboratório de simulações; a criação de uma plataforma de preparação dos alunos para o Enade; e a conclusão, já para o segundo semestre deste ano, do novo prédio da área de ciências da saúde.
“Quero ressaltar a importância deste momento onde todos nós tivemos a oportunidade de entender melhor a universidade. Não vejo isso como algo negativo, mas sim positivo, para que saiam encaminhamentos que venham a trazer melhorias que todos queremos que são aquelas que venham a dar aos alunos as melhores condições possíveis para que saiam para a sociedade exercendo a profissão da melhor maneira e terem orgulho de serem da Universidade Estadual do Maranhão” pontuou o reitor.
Presente ainda na reunião estava o vereador de Caxias, Catulé (PL), representando o legislativo municipal; e o presidente e a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Geraldo Castro e Sônia Mugschl, respectivamente.
Mais notícias
Festival Maranhão na Tela é destaque no programa ‘Toda Mulher’
Evento celebra 18 anos de fomento ao audiovisual no estado e a força do cinema maranhense e nacional
Catulé Júnior acompanha entrega de obras e serviços do Governo do Estado em Matões
Entre os benefícios entregues estão 1.107 cartões do Maranhão Livre da Fome, além de carrinhos dos programas Mais…
Aluízio Santos pede energia elétrica para escolas de Chapadinha
Deputada falou também sobre melhorias na rodovia BR-222
Estudantes do IFMA de Barra do Corda conhecem funcionamento do Parlamento Estadual
Alunos do curso técnico de Administração conheceram de perto a estrutura e o funcionamento do Legislativo maranhenses
Massoterapeuta fala, no ‘Saúde e Bem-Estar’, como a massoterapia pode aumentar a produtividade e trazer qualidade de vida
Taty Coelho explicou que a massagem acalma a mente, relaxa os músculos, melhora a concentração e a clareza…
Creche-Escola Sementinha recebe ação educativa do projeto ‘Detran Vai à Escola’
Atividade integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, que, neste ano, tem como tema “Desacelere. Seu bem…
Diário da Manhã’ – Ricardo Arruda destaca sua atuação parlamentar e as ações municipalistas do Governo Brandão
Deputado afirmou que mais de 140 prefeitos já foram recebidos pelo governador e que isso tem agilizado a…
Psicóloga clínica alerta, no ‘Café com Notícias’, para a prevenção e diagnóstico precoce do Alzheimer
Ana Lúcia Helal afirma que a doença não tem cura, mas há formas de se identificar os sintomas…