19 de setembro de 2024

Bombeiro alerta sobre perigos em praias de São Luís no programa ‘Diário da Manhã’

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Maranhão, José Lisboa, falou sobre assuntos como cuidados com caravelas e prevenção a afogamentos

Bombeiro alerta sobre perigos em praias de São Luís no programa ‘Diário da Manhã’

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Maranhão, José Lisboa, alertou sobre perigos em praias da capital

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas 

Assista à entrevista na íntegra 

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Maranhão, José Lisboa, alertou, entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (19), sobre os perigos nas praias de São Luís em relação às caravelas, locais impróprios ao banho e alagamentos.

No bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, o especialista contou que 43 ocorrências já foram registradas só este ano de acidentes relatados após o contato com as toxinas liberadas por estes animais, popularmente conhecido como Águas Vivas.

“Nesse período de muito sol, os ventos fortes e a temperatura da água formam uma combinação ideal para o surgimento das caravelas. O período de reprodução delas se estende até novembro, por isso, agora, pela praia, todo cuidado é pouco. Quando a maré está enchendo deve ser o momento de maior atenção do banhista. O cuidado deve ser redobrado com crianças”, afirmou.

De acordo com o Tenente-Coronel, devido ao seu formato parecido com uma bexiga e pela sua cor, a maioria das vítimas são crianças, que ao ver o animal, quer brincar e que o animal, mesmo morto, pode transmitir as toxinas.

Ele alertou ainda para os banhistas em geral, que gostam de entrar na água das praias, esteja sempre em área protegida por guarda-vidas; pergunte ao bombeiro sobre as condições da água e, se há presença de águas-vivas, evite entrar no mar sozinho ou à noite.

“Em caso de queimaduras, o banhista use a própria água do mar, vinagre ou soro fisiológico gelado para limpar o local, pois eles impedem que o veneno do animal siga entrando na pele e alivia a dor”, finalizou.

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Maranhão, José Lisboa, com o jornalista Roald Segundo

Mais notícias

Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população

Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social

Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios

Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu

Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais

Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos

Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil

O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…

Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana

Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…

‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…

“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias

O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…

Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado

A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar