10 de novembro de 2025
‘Café com Notícias’ aborda abuso psicológico e como identificar sinais de sofrimento emocional
Neuropsicóloga Fabiana Borges Macedo explicou como essas manifestações podem ser sutis e, muitas vezes, difíceis de identificar
Agência Assembleia/ Foto: JR LIsboa
O programa ‘Café com Notícias’, exibido nesta segunda-feira (10) pela TV Assembleia, discutiu como reconhecer situações de abuso psicológico e os impactos que esse tipo de violência pode provocar na saúde emocional. A convidada foi a neuropsicóloga Fabiana Borges Macedo, que explicou como essas manifestações podem ser sutis e, muitas vezes, difíceis de identificar.
Segundo a especialista, o abuso psicológico é caracterizado como uma “dor velada”. “Nem sempre é expresso de forma direta. Muitas vezes, não há xingamento, grito ou confronto explícito, mas existe um desgaste emocional progressivo, que se manifesta no corpo e no comportamento: ansiedade, insegurança, dificuldade de concentração, pânico ou tristeza constante”, explicou.
Embora emoções sejam tradicionalmente percebidas como subjetivas, Fabiana Borges destacou que existe base científica para mensurar seus impactos. “Por meio da psicometria e de testes neuropsicológicos, é possível identificar níveis de ansiedade, depressão, vulnerabilidade emocional, instabilidade afetiva e até o quanto uma pessoa está sofrendo diante de um ambiente ou relação adoecida”.
A neuropsicóloga também ressaltou que essas avaliações são reconhecidas por lei e podem ser solicitadas tanto em contextos clínicos quanto jurídicos. “Isso auxilia em diagnósticos, tratamentos e até em processos trabalhistas. Quando há suspeita de abuso psicológico, a avaliação neuropsicológica pode oferecer evidências objetivas do sofrimento emocional, contribuindo para que a vítima seja acolhida e orientada da maneira correta”.
Para Fabiana Borges, discutir sobre o tema é fundamental para que mais pessoas reconheçam situações de violência emocional e busquem apoio. “Muitas vezes, a pessoa sente que algo está errado, mas não consegue nomear. Identificar, compreender e validar essa dor é o primeiro passo para romper o ciclo e reconstruir a autoestima”, concluiu.
Apresentado pela jornalista Elda Borges, o programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
A entrevista completa está disponível no Youtube por meio do link:
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar