13 de janeiro de 2025
‘Café com Notícias’ aborda as novas regras para aposentadorias
O programa recebeu o presidente da Comissão de Direitos Previdenciário da Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB/MA), Flávio Samuel, para explicar as novas regras

Agência Assembleia
O programa “Café com Notícias”, da TV Assembleia, recebeu, nesta segunda-feira (13), o presidente da Comissão de Direitos Previdenciário da Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB/MA), Flávio Samuel. Ele conversou com a apresentadora Elda Borges sobre as novas regras para aposentadorias.
Flávio Samuel explicou que, desde 14 de novembro de 2019, com a reforma da Previdência, foram criadas regras permanentes de aposentadorias para as pessoas que ingressarem no Sistema Previdenciário, a partir desta data.
“A principal regra foi o estabelecimento da idade mínima para se aposentar, que é de 62 anos para mulher e 65 para homem. Antes, a pessoa conseguia se aposentar cumprindo apenas o tempo de contribuição. Para quem já fazia parte do Sistema Previdenciário, o Governo criou as chamadas regras de transição. Então, hoje, temos quatro regras de transição que são adequadas de acordo com o passar dos anos. Antes da reforma, tínhamos as aposentadorias por idade e por tempo de contribuição”, explicou.
Reforma da Previdência
Segundo Flávio Samuel, com a reforma da Previdência de 2019, o Governo criou regras para vincular a aposentadoria à idade mínima.
“O Governo se deu conta de que as pessoas estavam se aposentando muito cedo e que a expectativa de vida dos brasileiros estava aumentando. Por isso, foi estabelecida a idade mínima para se aposentar. Com isso, as pessoas que estavam próximas de requerer a aposentadoria, foram enquadradas nas chamadas regras de transição”, justificou.
Planejamento Previdenciário
De acordo com Flávio Samuel, é muito importante que as pessoas façam seu planejamento previdenciário, que consiste na escolha das regras mais vantajosas para a aposentadoria da pessoa.
“Temos a regra de ponto, que soma a idade com o tempo de contribuição; a regra da idade mínima, que permite a mulher se aposentar com 59 anos e o homem com 64; a outra regra é a de pedágio, na qual você cumpriria 50% do tempo que faltava para se aposentar, para não esperar atingir a idade mínima estabelecida na reforma. E a regra, por último, de se cumprir 100% do tempo que faltava para se aposentar até a reforma”, esclareceu.
Por fim, Flávio Samuel alertou para a importância de as pessoas planejarem seu futuro adotando o planejamento previdenciário.
“Por isso é importante as pessoas procurarem orientação com um profissional da área, para que planeje sua aposentadoria com segurança e sempre optando pelas regras mais vantajosas. Se não se atentar para esse aspecto, as pessoas podem ser penalizadas. É muito importante acompanhar as mudanças que acontecem no Sistema Previdenciário, para que sempre se opte pelo melhor caminho. Às vezes, por falta de orientação segura, as pessoas deixam de ter uma boa aposentadoria. É preciso sempre se analisar as regras estabelecidas e se escolher as mais vantajosas”, concluiu.
O programa ‘Café com Notícias’´, apresentado pela jornalista Elda Borges, é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). A entrevista completa está disponível no Youtube pelo link:
Mais notícias
‘Pautas Femininas’ aborda ações da Fundação Escola de Governo do Maranhão
A presidente da instituição, Leuzinte Pereira, foi a convidada do programa
Catulé Júnior oficializa a entrega de ambulância e anuncia mais de R$ 1 milhão em emendas para a Saúde de São João do Sóter
Deputado participou das festividades de aniversário de 31 anos da cidade e reafirmou seu compromisso com o fortalecimento…
‘Revista Maranhão’ aborda as ações do Corpo de Bombeiros durante o São João
Objetivo das atividades é orientar sobre o uso adequado do fogo e de fogos de artifício para garantir…
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda ações socioambientais ligadas ao surf e ao bodyboard no Maranhão
O presidente da Associação de Surf e Bodyboard da Praia do Olho d’Água, Rogério Verde, destacou projetos como…
“Após assinatura de contrato, escolas não podem reajustar mensalidade”, esclarece Procon, no ‘Diário da Manhã’
Entrevistada pelo programa, a presidente do Procon-MA, Karen Barros, esclareceu dúvidas de ouvintes sobre outros temas
Com equipe multidisciplinar, Assembleia garante assistência médica a frequentadores do Arraial
O atendimento médico auxiliará tanto quem está de lazer como quem precisa trabalhar no local da festa
Audiência Pública discute situação de cursos de graduação em Caxias
O foco do encontro foi debater a problemática do curso de Medicina, que obteve nota insatisfatória, e possíveis…
Comerciantes que atuarão no Arraial da Assembleia recebem treinamento de combate a incêndio
Durante a ação, os participantes receberam orientações sobre princípios de incêndio e passaram por uma atividade prática com…