13 de setembro de 2024

‘Café com Notícias’ aborda conciliação como método adequado de solução de conflitos

Desembargador José Nilo Ribeiro Filho falou sobre a atuação do Núcleo Permanente de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA)

‘Café com Notícias’ aborda conciliação como método adequado de solução de conflitos

Desembargador José Nilo Ribeiro Filho, presidente do Núcleo Permanente de Soluções de Conflitos do TJ/MA, com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (13), na TV Assembleia, recebeu o desembargador José Nilo Ribeiro Filho, que conversou com a jornalista e apresentadora Elda Borges sobre a atuação do Núcleo Permanente de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA).

José Nilo Ribeiro Filho, que é presidente do Núcleo, afirmou que o espaço já existe há quase 10 anos e surgiu com o objetivo de centralizar e ordenar as ações do Poder Judiciário relacionadas à conciliação de conflitos.

“Nesses últimos 10 anos, nós avançamos consideravelmente, a gente sabia que, da noite para o dia, não se iria mudar uma cultura da litigância. Então, a gente tem insistido e os frutos estão aparecendo”, disse.

O desembargador ressaltou que o Núcleo funciona também de forma itinerante, percorrendo diversas cidades do estado.

“Com a conciliação itinerante, nós vamos a diversos municípios, aproximando o projeto da população, então um dos objetivos, uma das facetas desse processo de conciliação itinerante é exatamente fomentar e conscientizar a sociedade de que a melhor forma de se resolver essas questões é o diálogo, chamando para conversar”, observou José Nilo Ribeiro Filho.

O desembargador falou, ainda, sobre os Pontos de Inclusão Digital (PIDs) que o Tribunal de Justiça tem instalado em todos os municípios de estado e em alguns povoados.

“Esses postos servem para facilitar a comunicação da sociedade, das pessoas com o Judiciário. Alguém que mora num povoado distante da sede da Comarca não precisa se deslocar para ser ouvido, por exemplo, como testemunha. Aquelas pessoas que querem uma informação do Judiciário, do Fórum da sua unidade judicial, onde tramita o seu processo, não precisa se dirigir ao Fórum, o advogado não precisa se dirigir ao fórum. Tem um posto de atendimento naquele povoado distante ou, então, naquele Termo Judiciário, que é o município que não é sede de Comarca”, assinalou.

O ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Simulação de evacuação marca encerramento de curso de formação de brigadistas

Atividade contou com 36 participantes, todos servidores da Alema

‘Em Discussão’ – Diretora da Aged detalha 2ª etapa da Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos no Maranhão

Assunto foi tratado pela diretora de Defesa e Inspeção Sanitária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária, Kamilla Vidigal

NOTA DE PESAR – Servidor Francisco de Assis Porfírio Sousa

Chiquinho, como era carinhosamente chamado, era um servidor exemplar, dedicado, alegre e prestativo

Alunos do Senai visitam exposições e acervo do Memorial do Legislativo Maranhense

Estudantes participaram de uma palestra sobre a Campanha do Novembro Azul e de uma explanação, feita pela consultora…

Psicóloga aborda desafios das mães solos brasileiras no programa ‘Café com Notícias’

Juliana Noronha destacou que a rotina das mães solos costuma ser marcada por sobrecarga constante

Plenário aprova programa de valorização de protetores e cuidadores de animais

Programa reconhece trabalho de pessoas e entidades que atuam no resgate, cuidado e manutenção de animais

João Batista Segundo destaca ações do governo estadual em Pinheiro

Parlamentar disse também que foi a Porto Rico

‘Café com Notícias’ esclarece as principais mudanças no Imposto de Renda 2026

Contador e empresário André Veras afirmou que proposta em discussão pelo Governo Federal representa uma das maiores atualizações…