13 de setembro de 2024

‘Café com Notícias’ aborda conciliação como método adequado de solução de conflitos

Desembargador José Nilo Ribeiro Filho falou sobre a atuação do Núcleo Permanente de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA)

‘Café com Notícias’ aborda conciliação como método adequado de solução de conflitos

Desembargador José Nilo Ribeiro Filho, presidente do Núcleo Permanente de Soluções de Conflitos do TJ/MA, com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (13), na TV Assembleia, recebeu o desembargador José Nilo Ribeiro Filho, que conversou com a jornalista e apresentadora Elda Borges sobre a atuação do Núcleo Permanente de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA).

José Nilo Ribeiro Filho, que é presidente do Núcleo, afirmou que o espaço já existe há quase 10 anos e surgiu com o objetivo de centralizar e ordenar as ações do Poder Judiciário relacionadas à conciliação de conflitos.

“Nesses últimos 10 anos, nós avançamos consideravelmente, a gente sabia que, da noite para o dia, não se iria mudar uma cultura da litigância. Então, a gente tem insistido e os frutos estão aparecendo”, disse.

O desembargador ressaltou que o Núcleo funciona também de forma itinerante, percorrendo diversas cidades do estado.

“Com a conciliação itinerante, nós vamos a diversos municípios, aproximando o projeto da população, então um dos objetivos, uma das facetas desse processo de conciliação itinerante é exatamente fomentar e conscientizar a sociedade de que a melhor forma de se resolver essas questões é o diálogo, chamando para conversar”, observou José Nilo Ribeiro Filho.

O desembargador falou, ainda, sobre os Pontos de Inclusão Digital (PIDs) que o Tribunal de Justiça tem instalado em todos os municípios de estado e em alguns povoados.

“Esses postos servem para facilitar a comunicação da sociedade, das pessoas com o Judiciário. Alguém que mora num povoado distante da sede da Comarca não precisa se deslocar para ser ouvido, por exemplo, como testemunha. Aquelas pessoas que querem uma informação do Judiciário, do Fórum da sua unidade judicial, onde tramita o seu processo, não precisa se dirigir ao Fórum, o advogado não precisa se dirigir ao fórum. Tem um posto de atendimento naquele povoado distante ou, então, naquele Termo Judiciário, que é o município que não é sede de Comarca”, assinalou.

O ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Assembleia Legislativa aprova MP que reinstitui programa ‘Maranhão Juros Zero’

Medida proposta se justifica pela necessidade de "adequar o funcionamento do programa, garantindo maior flexibilidade operacional às instituições…

Aprovado o Plano Estadual de Política de Promoção da Igualdade Racial

Plano contempla ações direcionadas à população negra urbana e rural, comunidades quilombolas, povos indígenas, ciganos, comunidades de terreiro,…

Assembleia aprova MP que cria o projeto ‘Agente Jovem’

Objetivo é fortalecer as políticas públicas de inclusão produtiva da juventude maranhense

CCJ realiza última reunião ordinária de 2025

Entre as matérias analisadas está o PL que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia

Junior Cascaria destaca demandas da educação, valorização regional e incentivo à economia

Parlamentar informou que esteve no C.E. Newton Belo, em Trizidela do Vale

Assembleia aprova MP que moderniza programa ‘Educação de Verdade’

Agência Assembleia A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (16), a Medida Provisória 519/2025,…

Assembleia faz minuto de silêncio em memória do presidente de Cleinaldo Castro Lopes

Pedido da homenagem póstuma partiu dos deputados Wellington do Curso e Júlio Mendonça

Mutirão oftalmológico do deputado Catulé Júnior ultrapassa 3.500 cirurgias e óculos entregues no Leste Maranhense

Programa, desenvolvido com apoio do Governo do Estado, prefeituras e outros parceiros, beneficiou moradores das zonas urbana e…