25 de março de 2025
‘Café com Notícias’ aborda impactos da venda direta de etanol a postos de combustíveis
Assunto foi tratado pelo presidente do Sindicato dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Álcool do Maranhão (Sindicanálcool), Milton Campelo

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
Em fevereiro, o governo do Estado publicou decreto que autoriza a venda direta de etanol a agentes distribuidores e revendedores varejistas, o que inclui postos de combustíveis. Os impactos dessa medida foram tratados pelo presidente do Sindicato dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Álcool do Maranhão (Sindicanálcool), Milton Campelo, durante entrevista ao programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (25), na TV Assembleia.
“Esse é um fator que o nosso consumidor ainda não está percebendo no dia a dia, essa diferença no preço. Mas, a partir de maio, junho isso vai acontecer. As nossas indústrias de cana de açúcar passarão a moer toda a produção e a oferta vai acontecer”, observou o dirigente sindical.
Milton Campelo afirmou que o etanol é o combustível mais vendido em estados como São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. No Maranhão, no entanto, o preço ainda faz o consumidor preferir a gasolina na hora de abastecer.
“Tradicionalmente, o nosso consumidor faz uma conta. Ele acha que só dá para comprar etanol quando o preço tem diferença de 70% da gasolina, apesar de que, tecnicamente, isso já está superado, até por causa da evolução dos veículos flex”, observou.
O presidente do Sindicanálcool destacou, também, a medida do governador e a articulação da entidade representante dos produtores com órgãos estaduais.
“O que vai mudar agora, vai mudar por uma decisão do governador Carlos Brandão, o qual nós agradecemos tanto, a ele e a toda a sua equipe da Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Agricultura, Casa Civil. Foi um trabalho bastante harmônico e articulado entre o nosso setor e os atores do Estado. Quando o governador toma a decisão de assinar o Decreto da venda direta, ele está reduzindo o custo de frete”, afirmou.
De olho no mercado, Milton Campelo assinalou sobre a queda no valor do etanol: “Eu estou assumindo aqui, em nome da das nossas unidades produtivas, que o preço vai cair e vai ficar abaixo dos 70%!”.
O programa ‘Café com Notícias’ tem apresentação da jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…
Acadêmicos de Direito visitam memorial Deputada Zuleide Bogéa e instalações da Alema
Estudantes são do Centro Universitário UNDB
Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva
Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira
‘Saúde e Bem-Estar’ – Silvana Teixeira ressalta importância da nutrição para a qualidade de vida
Médica endocrinologista reforçou que a mudança na alimentação tem impactos em todo o organismo, com reflexos na vida…
‘Diário da Manhã’ – Coordenadora do Sine aborda políticas para geração de emprego e renda
Carla Alcântara Siqueira destacou a inauguração da Casa do Trabalhador do Maranhão, na região do Anjo da Guarda,…