23 de maio de 2025
‘Café com Notícias’ aborda o Movimento Maradef, da Defensoria Pública do Maranhão, para estar mais próxima da sociedade
O defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, explicou que o objetivo do mutirão é levar o serviço da Defensoria Pública para mais perto do cidadão
Agência Assembleia / Foto: Meike Braga
O programa “Café com Notícias”, da TV Assembleia, desta sexta-feira,23, abordou o Movimento Maradef, promovido pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), durante esta semana. Em conversa com a apresentadora Elda Borges, o defensor público-geral do Maranhão, Gabriel Furtado, detalhou a ação, que consiste em um mutirão no qual o órgão apresenta aos municípios, de acordo com a necessidade de cada local, seus serviços e cronograma de atividades anuais.
O defensor público-geral explicou que o Maradef é uma espécie de maratona ou mutirão com o objetivo de mostrar, em uma semana, tudo o que a DPE tem a oferecer à comunidade. “Realizaremos, nesta semana, 236 eventos, concentrados em mais de 50 municípios para mostrar o que temos para oferecer ao povo do Maranhão nesse resto de ano todo. A ideia é aumentar cada vez mais a nossa conexão com a sociedade”, esclareceu.
Gabriel Furtado disse que a programação de cada evento é focada na particularidade de atuação da DPE/MA em cada município onde está instalada. “Precisamos entender que o serviço público tem que chegar aonde está o cidadão. Temos que facilitar a vida das pessoas. Precisamos nos oferecer ao cidadão. Então, o Movimento Maradef é um exemplo de como a DPE tem tentado fazer essa conexão com a sociedade”, enfatizou.
Empreendedorismo
O defensor público-geral destacou o trabalho realizado pela DPE/MA em parceria com outros órgãos e instituições em apoio às mulheres vítimas de violência doméstica para que adquiram autonomia financeira. “Essa ação está sendo desenvolvida inspirada no depoimento de uma mulher vítima de violência doméstica que voltou a conviver com seu agressor. Ela justificou a volta dizendo que “a dor de ver o filho com fome é maior do que a dor da agressão sofrida”. Isso não é justo e, por isso, elaboramos esse projeto para construir uma rede de parceiros que possam, cada um na sua esfera de competência, capacitar essas mulheres para conquistarem sua plena autonomia”, explicou Gabriel Furtado.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios