01 de julho de 2025
‘Café com Notícias’ aborda projeto de combate à violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas
Em entrevista no programa, o coordenador pedagógico da Escol do Legislativo do Maranhão, Efraim Soares, detalhou todos os passos do projeto, decorrente da Lei 12.311, de autoria da deputada Janaína

Agência Assembleia / Fotos Miguel Viegas
O programa Café com Notícias desta terça-feira (1º), entrevistou o coordenador pedagógico da Escola do Legislativo do Maranhão, Efraim Soares, que falou sobre o projeto de combate à violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas, em especial na Creche-Escola Sementinha mantida pelo Gedema (Grupo de Esposas dos Deputados do Estado do Maranhão), da Assembleia Legislativa do Maranhão.
As ações são decorrentes da Lei Nº 12.311, de autoria da deputada estadual Janaína, que trata do Projeto Escola Informada, cujo objetivo é fortalecer a luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas. O projeto-piloto foi iniciado na Creche-Escola Sementinha.
“Fizemos o projeto-piloto na Creche-Escola Sementinha, em três fases, sendo a primeira com a formação de professores; a segunda, foi reunião com os pais para tratarmos sobre o tema; e a terceira, uma atividade lúdica com os alunos para orientá-los a identificar e se proteger de eventuais situações de abuso”, explicou o coordenador.
Efraim Soares explicou, ainda, que a capacitação trouxe ferramentas para que os professores pudessem identificar possíveis vítimas de violência sexual infantil nas escolas e buscar o diálogo com a família, além de denunciar aos órgãos competentes.
“Iniciamos a quarta fase do projeto, que é a capacitação de professores da rede estadual de ensino, com profissionais da área para desmistificar o tema; explicar que educação sexual não é erotização da criança, é prevenir uma possível situação de violência; como devem proceder e a necessidade de notificação aos órgãos responsáveis”, finalizou o coordenador.
A entrevista pode ser acompanhada na íntegra por meio do link
Mais notícias
Fred Maia destaca investimentos e valorização dos professores em Pedreiras
Nova sede da Secretaria Municipal de Educação representa um avanço importante para o setor educacional do município
‘Contraplano’ debate desafios, atualizações e importância do Estatuto da Criança e do Adolescente
Nesta edição, o programa mostrou como o Estatuto da Criança e do Adolescente continua sendo um marco essencial…
Adelmo Soares destaca mutirão de serviços realizado em São João do Sóter
Deputado criou mutirão de facetas dentárias que superou as expectativas em termos de demanda
Deputado Osmar Filho acompanha entrega de benefícios e obras em Olinda Nova do Maranhão
Parlamentar destacou a importância do programa Maranhão Livre da Fome e elogiou o Governo por movimentar a economia…
Fred Maia anuncia audiência pública com Equatorial Energia para esclarecimentos sobre serviços prestados no interior
Deputado informou que a audiência foi marcada após diversas reclamações de gestores municipais sobre quedas constantes de energia,…
Florêncio Neto parabeniza Carlos Brandão por construção de acesso a praia em Cajapió
Praia de Itapéua está garantindo geração de emprego, renda e diversão às famílias do município
Assembleia Legislativa faz um minuto de silêncio em memória de servidores da Casa
homenagem foi prestada em memória dos servidores da Casa, Péricles Melo Oliveira e José Maria Silva Cavaignac
Alema aprova criação da Política de Conscientização das Doenças Psíquicas
Política será implementada por meio de ações coordenadas entre órgãos públicos e segmentos da sociedade civil organizada