23 de abril de 2025

‘Café com Notícias’ – Boi D’Itapari homenageará obra de Josué Montello neste São João

Diretora do Boi D’Itapari, Glaucya Oliveira, contou que ao longo dos seus 10 ano de existência, grupo de bumba meu boi destaca a literatura maranhense por meio das toadas

‘Café com Notícias’ – Boi D’Itapari homenageará obra de Josué Montello neste São João

Glaucya Oliveira, diretora do Boi D’Itapari, durante a conversa com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

Falta pouco mais de um mês para junho, no entanto, as festividades relacionadas ao São João e tudo o que envolve a temporada junina já iniciaram. A diretora do Boi D’Itapari, Glaucya Oliveira, foi a entrevistada do ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (23), na TV Assembleia, e falou sobre como o grupo está se preparando para o período e o que o público pode esperar da homenagem ao escritor Josué Montello e a uma das suas principais obras, “Os Tambores de São Luís”.

“Este ano, estamos com uma homenagem ao livro ‘Os Tambores de São Luís’, de Josué Montello. A obra completa 50 anos desde a sua primeira edição e eu acredito ter sido um tema muito especial para o Boi D’Itapari, que vai cantar essa obra através da toada”, afirmou.

O Boi D’Itapari nasceu há 10 anos em Panaquatira, no município de São José de Ribamar (Região Metropolitana de São Luís). Trata-se de um dos projetos desenvolvidos pelos Instituto Panaquatira que surgiu com o intuito de promover ainda mais a cultura do nosso estado, cantando a história e literatura maranhenses por meio das toadas do bumba meu boi.

Em anos anteriores a agremiação fez toadas em alusão ao livro “Úrsula”, romance de Maria Firmina dos Reis, à obra “O Dono do Mar”, de José Sarney, além de já ter realizado outras homenagens a figuras importantes da história e literatura do Maranhão.

“O bumba meu boi é um patrimônio imaterial da humanidade, indo muito além do estado e alcançando as barreiras internacionais. O objetivo é usar o bumba meu boi para levar a história, literatura e esses grandes autores do nosso estado”, completou.

Ela explicou, também, que os trabalhos já vinham sendo desenvolvidos há bastante tempo uma vez que é necessária uma ampla pesquisa. “Temos oito meses de trabalho, mas de pesquisa temos mais de ano. Começamos as pesquisas do Josué Montello em janeiro do ano passado. Por se tratar de uma obra literária, uma pesquisa e criação de toadas, o trabalho é muito maior”, destacou Glaucya Oliveira.

Apresentado pela jornalista Elda Borges, o programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309.

Mais notícias

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…

Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva

Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira