26 de novembro de 2024
‘Café com Notícias’ – Cristiano Barroso fala do trabalho da ACM em 170 anos de história
Presidente da Associação Comercial do Maranhão destacou ações realizadas para o incremento da economia maranhense
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O trabalho da Associação Comercial do Maranhão (ACM) para o incremento da economia maranhense em 170 anos de história foram abordadas no programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (26). O convidado foi o presidente da entidade, Cristiano Barroso Fernandes.
“Há 170 anos, vários empresários se juntaram ali no centro histórico e criaram a campanha da produção. Então, ao mesmo tempo que você cria uma Associação Comercial você está ligado diretamente, naquela época, com o desenvolvimento, com o planejamento do nosso estado, tanto que a ACM, hoje, é a mais antiga do nosso estado e a quinta mais antiga do nosso país’, ressaltou o dirigente.
Cristiano Barroso Fernandes destacou o trabalho amplo e diverso realizado pela entidade. “Apesar do nome Associação Comercial, a gente atua no comércio, na indústria, no jovem, na mulher. Então, tem uma capilaridade muito grande e, ao longo desses 170 anos, a gente tem trabalhado muito forte a representatividade das empresas maranhenses, o relacionamento com o poder público, com as entidades co-irmãs”, observou.
O presidente da ACM informou que são 14 vice-presidências, que têm trabalho voltado ao comércio, indústria, turismo, jovem, mulher, empreendedorismo, tecnologia, entre outras áreas. “Através desse desdobramento, o trabalho junto ao associado é muito mais personalizado. Então, existem os núcleos setoriais, os grupos de trabalho, nos quais você foca as discussões exclusivamente para aquele segmento”, detalhou.
Na conversa com a jornalista e apresentadora Elda Borges, o dirigente também assinalou ações pontuais realizadas pela entidade, como o Fórum da Mulher Empresária e outros eventos realizados em parceria com entidades de outros municípios como Imperatriz e Balsas.
Na visão de Cristiano Barroso Fernandes, um dos maiores desafios das entidades do tipo na atualidade é a participação do empresariado. “Infelizmente, em alguns casos, ele é muito imediatista. Ele quer o resultado para ontem e tem coisas que você não consegue sem ter um planejamento, sem ter uma discussão, e o grande desafio hoje das associações, das entidades empresariais, é trazer esse empresário para estar junto em determinadas discussões”
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309) e está disponível no canal da emissora no YouTube.
Mais notícias
‘Contraplano’ debate direitos da pessoa idosa e alerta para golpes e violência
Entrevistados foram o delegado Antônio Sobrinho e o promotor Alenilton Santos
Carlos Lula denuncia novas taxas no Detran-MA e alerta para perda do caráter inclusivo do programa
Deputado denuncia novas taxas no Detran-MA e alerta para perda do caráter inclusivo do programa
Junior Cascaria destaca agenda com o governador Carlos Brandão em Açailândia
Parlamentar afirmou que foi uma semana de muito trabalho e avaliou como extremamente produtiva a série de compromissos…
Projeto Horta Escolar como Meio de Promoção da Educação é destaque no ‘Sustentabilidade na Prática’
Por meio de atividades práticas, os professores da rede estadual Raimundo Barata e Elivonete Vilhena transformam os estudantes…
‘Café com Notícias’: Procon-MA atua para coibir aumento abusivo de tarifas por aplicativos de transportes
Prática estaria ocorrendo principalmente durante greve dos rodoviários em São Luís e o órgão já ingressou com Ação…
Revista Maranhão aborda “Operação Carnaval” com major do Corpo de Bombeiros
O militar detalhou o planejamento e a execução das medidas adotadas pelo sistema de segurança para o Carnaval…
‘Pautas Femininas’ destaca ações da Defensoria Pública voltadas para mulheres
Defensora Cristiane Marques foi a convidada do programa
Vagas oferecidas pela UFMA pelo Sisu são tema do ‘Em Discussão’
Universidade federal maranhense é a nona do Brasil em oferta de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada; são…