31 de julho de 2024

‘Café com Notícias’ dá detalhes sobre o programa Maranhão sem Queimadas

Nesta edição, a iniciativa visa fornecer reforço de equipamentos e estruturas para o Corpo de Bombeiros, brigadas municipais e brigadas voluntárias

‘Café com Notícias’ dá detalhes sobre o programa Maranhão sem Queimadas

No 'Café com Notícias', a Jornalista Elda Borges recebeu a secretária adjunta da SEMA, Oquerlina Costa, para falar sobre o "Maranhão sem Queimadas"

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos

O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, recebeu, nesta quarta-feira (31), a secretária adjunta de Recursos Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Oquerlina Costa, que conversou com a apresentadora Elda Borges sobre a nova edição do programa “Maranhão Sem Queimadas”, que teve início este mês. O programa está em sua quinta edição.

Oquerlina explicou que o “Maranhão Sem Queimadas” é uma ação estratégica do Governo do Estado, realizada por meio da SEMA e em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que tem como objetivo a prevenção, o combate e o controle de queimadas e incêndios florestais, com ações de sensibilização, doação de equipamentos e formação de brigadistas nos municípios.

“Este ano, o programa teve a adesão de 66 municípios com os maiores índices de incêndios. Nesta edição, a iniciativa visa fornecer reforço de equipamentos e estruturas para o Corpo de Bombeiros, brigadas municipais e brigadas voluntárias”, afirmou a secretária.

Oquerlina Costa falou ainda a respeito do decreto, lançado no último dia 19 de julho, que dispõe sobre o período proibitivo do uso de fogo no estado.

De acordo com o decreto, ficará proibido, no período de 1º de agosto a 30 de novembro de 2024, o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais. Segundo a secretária adjunta da SEMA, a medida levou em consideração as mudanças climáticas previstas para este ano, como a redução das chuvas, baixos valores de umidade relativa do ar e temperaturas elevadas. “A ideia é reduzir os impactos ambientais das queimadas e evitar a formação de incêndios florestais”, assinalou.

Mais notícias

Assembleia Legislativa é ‘Selo Ouro de Transparência’ em avaliação do TCE-MA

Em verificação da Corte de Contas do estado, o Parlamento maranhense obteve 100% dos critérios essenciais e 94.43%…

‘Pautas Femininas’ destaca produção do Complexo de Comunicação em 2025

Diretora-adjunta Glaucione Pedrozo foi entrevistada pelo programa e falou sobre o trabalho focado na comunicação pública

Revista Maranhão debate Linguagem Simples na Comunicação Pública 

Juiz explicou sobre a importância do uso da linguagem simples para o repasse de informações claras aos cidadãos

ELEMA realiza primeiro curso de Garçom e Serviços de Copa visando à excelência no atendimento 

Os próprios garçons do Cerimonial da Assembleia são o público-alvo da capacitação, pois atuam diretamente em eventos oficiais…

‘Café com Notícias’ aborda trabalho da Rede de Proteção às Mulheres

Trata-se de um conjunto de serviços públicos e organizações que oferecem acolhimento, orientação, apoio psicossocial, jurídico e de segurança…

Catulé Júnior prestigia final da 3ª Copa Tamarineirense e reforça apoio ao esporte em Caxias

No evento, que teve o apoio do parlamentar, Catulé Júnior destacou a importância do esporte como ferramenta de inclusão social

Adelmo Soares garante investimentos inéditos para Caxias nas áreas da cultura e segurança pública

Os investimentos serão aplicados com recursos de emendas parlamentares, reafirmando a atuação do deputado voltada ao desenvolvimento de…

Maranhão no Campo’- Diretor do Sebrae destaca ações de valorização do empreendedorismo rural 

O gestor fez um balanço das ações do órgão, destacando, entre outros, os projetos “Juntos pelo Agro” e…