31 de julho de 2024
‘Café com Notícias’ dá detalhes sobre o programa Maranhão sem Queimadas
Nesta edição, a iniciativa visa fornecer reforço de equipamentos e estruturas para o Corpo de Bombeiros, brigadas municipais e brigadas voluntárias
Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, recebeu, nesta quarta-feira (31), a secretária adjunta de Recursos Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Oquerlina Costa, que conversou com a apresentadora Elda Borges sobre a nova edição do programa “Maranhão Sem Queimadas”, que teve início este mês. O programa está em sua quinta edição.
Oquerlina explicou que o “Maranhão Sem Queimadas” é uma ação estratégica do Governo do Estado, realizada por meio da SEMA e em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que tem como objetivo a prevenção, o combate e o controle de queimadas e incêndios florestais, com ações de sensibilização, doação de equipamentos e formação de brigadistas nos municípios.
“Este ano, o programa teve a adesão de 66 municípios com os maiores índices de incêndios. Nesta edição, a iniciativa visa fornecer reforço de equipamentos e estruturas para o Corpo de Bombeiros, brigadas municipais e brigadas voluntárias”, afirmou a secretária.
Oquerlina Costa falou ainda a respeito do decreto, lançado no último dia 19 de julho, que dispõe sobre o período proibitivo do uso de fogo no estado.
De acordo com o decreto, ficará proibido, no período de 1º de agosto a 30 de novembro de 2024, o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais. Segundo a secretária adjunta da SEMA, a medida levou em consideração as mudanças climáticas previstas para este ano, como a redução das chuvas, baixos valores de umidade relativa do ar e temperaturas elevadas. “A ideia é reduzir os impactos ambientais das queimadas e evitar a formação de incêndios florestais”, assinalou.
Mais notícias
Osmar Filho cumpre agenda política e intensifica ações sociais em São Luís e interior
Deputado participou de encontro com lideranças, apoiou evento esportivo em Morros e realizou novas edições do programa “Cuidar…
Carlos Lula apoia movimento de reocupação do Centro com cultura
“Viva o Centro” reuniu multidão em apoio à revitalização do Centro Histórico
Câmara Empresarial da Mulher é destaque no ‘Pautas Femininas’
Jenilce Pavão abordou fortalecimento do empreendedorismo feminino e atuação institucional no Maranhão
Revista Maranhão apresenta projeto que leva noções de Direitos Humanos e Constituição a escolas públicas
Cristiano Sardinha falou sobre a importância dos jovens terem conhecimentos sobre Direitos Humanos e suas aplicabilidades
‘Em Discussão’ destaca ações de grande alcance social desenvolvidas pelo Governo do Estado
À frente das Secretarias das Cidades e de Monitoramento de Ações Governamentais do Governo do Estado, Alberto Bastos…
Lei Antonio Brunno garante direitos a pacientes com câncer no Maranhão
A Lei nº 12.140/2023, o Estatuto da Pessoa com Câncer, de autoria do deputado Carlos Lula, assegura atendimento,…
‘Diário da Manhã’: Procon-MA dá dicas para que consumidor não seja vítima de práticas abusivas
Órgão tem atuado por informação clara para o consumidor e para que não caia em golpes nas compras…
Conlagos apresenta, no ‘Café com Notícias’, soluções regionais para resíduos sólidos e iluminação pública
O diretor Executivo do Conlagos, Augustus Gomes, destacou as ações do consórcio no apoio e orientação dos municípios…