31 de julho de 2024

‘Café com Notícias’ dá detalhes sobre o programa Maranhão sem Queimadas

Nesta edição, a iniciativa visa fornecer reforço de equipamentos e estruturas para o Corpo de Bombeiros, brigadas municipais e brigadas voluntárias

‘Café com Notícias’ dá detalhes sobre o programa Maranhão sem Queimadas

No 'Café com Notícias', a Jornalista Elda Borges recebeu a secretária adjunta da SEMA, Oquerlina Costa, para falar sobre o "Maranhão sem Queimadas"

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos

O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, recebeu, nesta quarta-feira (31), a secretária adjunta de Recursos Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Oquerlina Costa, que conversou com a apresentadora Elda Borges sobre a nova edição do programa “Maranhão Sem Queimadas”, que teve início este mês. O programa está em sua quinta edição.

Oquerlina explicou que o “Maranhão Sem Queimadas” é uma ação estratégica do Governo do Estado, realizada por meio da SEMA e em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que tem como objetivo a prevenção, o combate e o controle de queimadas e incêndios florestais, com ações de sensibilização, doação de equipamentos e formação de brigadistas nos municípios.

“Este ano, o programa teve a adesão de 66 municípios com os maiores índices de incêndios. Nesta edição, a iniciativa visa fornecer reforço de equipamentos e estruturas para o Corpo de Bombeiros, brigadas municipais e brigadas voluntárias”, afirmou a secretária.

Oquerlina Costa falou ainda a respeito do decreto, lançado no último dia 19 de julho, que dispõe sobre o período proibitivo do uso de fogo no estado.

De acordo com o decreto, ficará proibido, no período de 1º de agosto a 30 de novembro de 2024, o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais. Segundo a secretária adjunta da SEMA, a medida levou em consideração as mudanças climáticas previstas para este ano, como a redução das chuvas, baixos valores de umidade relativa do ar e temperaturas elevadas. “A ideia é reduzir os impactos ambientais das queimadas e evitar a formação de incêndios florestais”, assinalou.

Mais notícias

Programa ‘Toda Mulher’ destaca trajetória de Nelinha do Babaçu

Empresária transforma tradição em inovação e será tema de escola de samba de São Luís

Projeto fortalece políticas públicas nas áreas de saúde e valorização profissional

Matérias tratam da criação do Dia Estadual de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), da instituição do Dia…

Deputada Janaína mostra preocupação com situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes

No discurso, a parlamentar deu exemplos de tragédias envolvendo crianças e cobrou providência das autoridades competentes

Aprovada MP que beneficia turismo maranhense

MP institui incentivo fiscal a contribuintes do ICMS que apoiarem financeiramente projetos turísticos aprovados pela Secretaria de Estado…

Mical Damasceno apresenta projeto que propõe destinação de recursos a eventos sociais e comunitários

Agência Assembleia A deputada Mical Damasceno (PSD) apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), um projeto de lei…

Eric Costa repercute iniciativa do governo que promove qualificação de conselheiros tutelares

O parlamentar afirmou que até o fim de fevereiro os conselheiros tutelares receberão a bolsa no valor de…

Prevenção e tratamento de doenças com o método Chi Kung da Medicina Chinesa são destaque no ‘Saúde e Bem-Estar’

A médica clínica Alanna Pivato disse que a modalidade traz muitos benefícios para o corpo e a mente…

‘Diário da Manhã’ detalha ações do Detran para implementação no Maranhão da CNH do Brasil

Segundo o diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, o novo modelo de CNH torna a formação menos burocrática, mais…