11 de dezembro de 2025

‘Café com Notícias’ debate crescimento da violência de gênero e impacto das redes sociais

Convidada foi a professora Wanessa Soares, mestra e doutoranda em Letras, cuja pesquisa acadêmica aborda a dinâmica discursiva da violência contra a mulher

‘Café com Notícias’ debate crescimento da violência de gênero e impacto das redes sociais

Professora Wanessa Soares conversou com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia/ Foto: JR Lisboa

O ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (11), na TV Assembleia, dedicou a edição ao debate sobre o aumento da violência de gênero e o papel das redes sociais na amplificação desse cenário. A convidada foi a professora Wanessa Soares, mestra e doutoranda em Letras, cuja pesquisa acadêmica aborda a dinâmica discursiva da violência contra a mulher.

Segundo a especialista, desde 2023 é possível observar uma intensificação expressiva da circulação de discursos ligados à violência de gênero nas redes sociais. “O que antes aparecia de forma mais discreta ganhou força. Em 2025, especialmente nas últimas semanas, o volume de conteúdos no Instagram cresceu de maneira marcante”, afirmou.

A pesquisadora destacou que o episódio envolvendo o atropelamento de uma jovem funcionou como catalisador para essa onda de publicações e debates. “Houve uma mobilização significativa de mulheres em todo o país, resultando em atos públicos que exigiam políticas públicas mais eficazes e para reafirmar direitos básicos que ainda precisam ser garantidos para nós”.

Reações contráriias

Wanessa Soares também chamou atenção para as reações contrárias às mobilizações. “São comentários marcados por misoginia e pela reprodução de padrões patriarcais. Muitas postagens tentam minimizar a gravidade das denúncias, classificando manifestações como exagero. É um movimento cultural que busca deslegitimar a luta das mulheres”, apontou.

Para ilustrar a dimensão do problema, a entrevistada lembrou que, no mesmo dia em que ocorreram atos em cerca de 90 cidades do país, dois feminicídios foram registrados. Outro caso foi notificado no dia seguinte, reforçando a urgência do tema. Para ela, esses episódios mostram que o debate precisa avançar para além das redes sociais e se transformar em medidas concretas de proteção.

A professora destacou que compreender as dinâmicas discursivas e sociais que alimentam a violência é fundamental para enfrentá-la. “As manifestações são importantes, mas é preciso que elas encontrem resposta em políticas públicas consistentes. Sem isso, continuaremos assistindo a uma escalada de casos que poderia e deveria ser contida”, concluiu.

Mais notícias

Adelmo Soares destaca liderança de Iracema Vale, ações do governo e avanços em Caxias

Deputado comentou o cenário político estadual em conversa no programa Ponto Final, na Rádio Mirante News.

Ricardo Arruda repercute rejeição das contas de Mercial e denuncia perseguição política do prefeito Gilson Bonfim

Segundo o parlamentar, a decisão dos vereadores não teve base técnica nem respeito ao Regimento Interno da Câmara

Frente Parlamentar de Combate à Pobreza realiza reunião de avaliação dos trabalhos

Encontro contou com a presença do presidente do colegiado, deputado Arnaldo Melo, do deputado Ricardo Arruda e de…

‘Toda Mulher’ debate desafios enfrentados por mulheres com deficiência na luta contra a violência

Entrevistada foi a advogada, ativista e diretora de Mobilidade Inclusiva da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços…

Carlos Lula critica violência no Congresso e repudia projeto que reduz penas de condenados do 8 de janeiro

Deputado maranhense afirma que episódios representam “um dos dias mais tristes da República” e denuncia retrocessos na democracia…

Saúde e Bem-estar aborda o impacto psicológico do fim do ano

Entrevistada foi a psicóloga Marina Coelho

Arnaldo Melo recebe alunos de Passagem Franca em visita à Assembleia

Alunos estavam acompanhados da diretora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Suzana Cardoso

Assembleia aprova MP que institui o Programa Estadual de Infraestrutura da Agricultura Familiar

Finalidade é assegurar a disponibilidade de estruturas hídricas, acesso, instalações, máquinas, equipamentos e insumos para a produção da…