05 de fevereiro de 2026

‘Café com Notícias’ debate os desafios no combate ao câncer de mama no Maranhão

A mastologista Lia Raquel Caldas explicou o papel da Mastologia, reforçou a importância de consultas regulares ao especialista tanto por mulheres quanto por homens e falou sobre atendimento no estado

‘Café com Notícias’ debate os desafios no combate ao câncer de mama no Maranhão

No Café desta quinta-feira, a jornalista Elda Borges recebeu a mastologista Lia Raquel Caldas

Agência Assembleia / Foto: J.R .Lisboa

O diagnóstico precoce e o acesso ao atendimento especializado ainda são gargalos importantes no enfrentamento do câncer de mama no Maranhão. O alerta foi feito pela médica mastologista Lia Raquel Caldas durante entrevista, exibida nesta quinta-feira (5), no programa Café com Notícias, da TV Assembleia.

Logo no início da conversa, a especialista explicou o papel da mastologia e desmistificou a área. “O mastologista é o médico responsável por cuidar de todas as doenças da mama, tanto benignas quanto malignas, desde o rastreio e o diagnóstico até o tratamento e a reabilitação”, explicou.

Ela lembrou que a formação exige residência prévia em Cirurgia Geral ou em Ginecologia e Obstetrícia e reforçou que o atendimento não é exclusivo para mulheres. “Homens também podem e devem procurar o mastologista quando houver qualquer alteração”, pontuou.

Atendimento no estado

Um dos pontos centrais da entrevista foi o fluxo de atendimento no estado. Segundo a médica, muitas vezes o problema não está apenas na realização do exame inicial, mas na continuidade da assistência.

Ela explicou que, embora cidades como São Luís e Imperatriz concentrem especialistas, a realidade é diferente em grande parte dos 217 municípios maranhenses.

“Muitas mulheres fazem mamografia em carretas que passam pelas cidades, mas depois têm dificuldade para conseguir um especialista que faça o laudo adequado ou realize a biópsia, caso seja necessário”, afirmou.

A médica ressaltou que radiologistas intervencionistas também estão habilitados a realizar biópsias, o que amplia as possibilidades de diagnóstico.

Durante a entrevista, a mastologista destacou a atualização das diretrizes de rastreio. “O Governo Federal alinhou a conduta com a Sociedade Brasileira de Mastologia, e a recomendação é que a mamografia de rastreio seja feita anualmente a partir dos 40 anos para toda a população”, explicou.

Ela acrescentou que o exame pode ser antecipado em situações específicas, como presença de nódulos palpáveis, alterações em ultrassonografias ou histórico familiar e genético importante para câncer de mama.

Câncer de mama em homens

A médica também chamou atenção para o câncer de mama em homens, tema ainda cercado de desinformação. “Apesar de ser raro, ele existe e costuma ser mais grave porque o diagnóstico geralmente é tardio”, alertou.
De acordo com ela, muitos homens não associam um nódulo na região peitoral a algo preocupante ou sentem resistência em buscar atendimento. “Se houve câncer de mama em um homem da família, isso acende um alerta genético importante para todos os parentes”, frisou.

A entrevista foi ao ar justamente no Dia do Mastologista, celebrado em 5 de fevereiro, data ligada à devoção a Santa Ágata, considerada protetora das doenças das mamas.

Ao final, Lia Raquel Caldas demonstrou otimismo com o futuro da especialidade no estado. “O número de Residências Médicas em Mastologia está crescendo no Maranhão, como no Hospital Aldenora Bello, e isso deve melhorar a assistência à população nos próximos anos”, concluiu.

Mais notícias

Ricardo Arruda destaca gestão de Carlos Brandão como a que mais trabalha por São Luís

O parlamentar afirmou que as grandes obras que hoje transformam a capital são resultado dos investimentos do Governo…

‘Toda Mulher’ destaca trajetória de Nelinha do Babaçu

Empresária transforma tradição em inovação e será tema de escola de samba de São Luís

Antônio Pereira destaca avanços em conflitos fundiários e comenta greve dos rodoviários

O parlamentar salientou que, apesar do entendimento mantido em algumas áreas, ainda precisa avançar em outras localidades que…

Assembleia faz minuto de silêncio em memória do ex-vereador Walter França 

O ex-parlamentar faleceu na última segunda-feira (2), deixa um legado de dedicação à vida pública

Plenário aprova PL que garante prioridade no atendimento psicológico aos cuidadores de pessoas com deficiência

De autoria do deputado Wellington, objetivo do PL é garantir adequada assistência às pessoas que se dedicam ao…

Crescimento do turismo no Maranhão é destaque no ‘Café com Notícias’

Em 2025, o setor cresceu cerca de 40%, impulsionado pelos investimentos em grandes eventos, como Carnaval e São…

Catulé Júnior defende protagonismo da Alema e apoia candidatura de Iracema Vale ao Senado

Deputado destacou importância de manter o bom andamento da Casa e das ações produzidas em 2025