19 de janeiro de 2026
‘Café com Notícias’ debate uso do cigarro eletrônico
Entrevistado foi o médico psiquiatra Rui Palhano
Agência Assembleia
O uso do vape, cigarro eletrônico proibido no Brasil desde 2009, foi o tema do programa ‘Café com Notícias’, que foi ao ar nesta segunda-feira (19), pela TV Assembleia. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Elda Borges recebeu o médico psiquiatra Rui Palhano.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15 milhões de jovens entre 13 e 15 anos já experimentaram o vape e seu uso tem crescido entre as mulheres. O médico Rui Palhano destaca que o sistema de fiscalização do cigarro eletrônico no Brasil é insignificante.
“Em qualquer rua de comércio no Brasil é possível comprar vape. O sistema de fiscalização é precário, embora a Anvisa tenha proibido desde 2029, mas, mesmo assim, sua venda ocorre de maneira muito solta”, ponderou o psiquiatra.
Segundo ele, adultos acima de 18 anos são os que mais usam o vape, e as mulheres estão iniciando em idade muito precoce, por volta dos 13 anos. “O mote fundamental da indústria que fabrica estes cigarros, é o de que eles vieram substituir os convencionais, mas isso se provou um truque porque o que gera a dependência de cigarros comuns é a nicotina, regulada entre 1 e 2%, enquanto no vape essa concentração alcança até 40%”, alerta o especialista. Estas altas doses de nicotina, de acordo com o médico, faz com que a dependência ocorra de forma muito rápida.
Interesses
Durante a entrevista, Rui Palhano tocou ainda nos interesses da indústria do cigarro para que o país libere o uso do vape. “Há seis projetos de lei em tramitação no congresso para que sejam liberadas a produção, divulgação, comércio e importação do cigarro eletrônico no Brasil. Os interesses econômicos por trás disso são gigantescos”, asseverou Rui Palhano. Segundo ele, o faturamento estimado da indústria tabaqueira de vape no Brasil é de R$ 3 bilhões.
O médico relatou que hoje a fiscalização sobre o cigarro comum é bem maior e resulta de uma convenção internacional para legislar sobre uma política de controle de tabagismo, da qual o Brasil faz parte.
“Isto ocorreu há 30 anos e nós fomos o país que mais evoluiu neste sentido, com uma política de referência internacional. A ameaça, com a ascensão do vape, é se afrouxar as proibições do cigarro comum”, analisou o médico.
Ele adiantou que apresentou à deputada Helena Duailibe, uma sugestão de projeto de lei para ações contra o uso de vape no estado do Maranhão.
Rui Palhano explicou ainda que o primeiro grande impacto do vape no corpo, além da dependência, é o envelhecimento precoce da pele e sistema nervoso. Para além disto, há as substâncias consideradas cancerígenas tanto no cigarro eletrônico, quanto no convencional.
Assista à entrevista na íntegra:
Mais notícias
“Sustentabilidade na Prática” detalha os estudos para melhoria da gestão de resíduos sólidos no Maranhão
Programa teve como convidados, os geógrafos Roberto Victor Costa Batista e Daniele Rufino, que falaram sobre o uso…
Procon/MA alerta, no ‘Diário da Manhã’, para a proibição da ‘venda casada’ de pacote de diárias por hotéis
Segundo o chefe da Assessoria Jurídica do órgão, Ricardo Cruz, o Código de Defesa do Consumidor fixa como…
Agenda intensa marca atuação do deputado Adelmo Soares com entrega de mais de 1.500 óculos no Maranhão
Além de mutirões de saúde, em parceria com o Governo do Estado, o parlamentar promove iniciativas de qualificação…
Creche-Escola Sementinha encerra Semana Pedagógica com discussões sobre Inteligência Artificial e Gestão Emocional
Ao longo desta semana, foram trabalhados temas com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas salas…
‘Em Discussão’: Socorro Araújo enaltece o potencial econômico do turismo e investimentos em obras, qualificação e no Carnaval
Secretária destacou o trabalho que está sendo realizado com comunidades para o fortalecimento do turismo no estado e…
Recorde histórico de movimentação do Porto do Itaqui é tema do ‘Diário da Manhã’ desta sexta-feira
De acordo com a presidente do complexo portuário, Oquerlina Costa, em 2025, o terminal maranhense atingiu um novo…
Júnior Cascaria entrega cestas básicas e equipamentos esportivos em Peritoró
A iniciativa do deputado reforça seu compromisso com a promoção da cidadania, a inclusão social e o incentivo…
Os 40 anos do Carnaval de rua da Máquina de Descascar’Alho são destaque no ‘Café com Notícias’
A história e importância desse tradicional bloco popular, que tem a irreverência como característica principal, foram tema da…