18 de novembro de 2025
‘Café com Notícias’ destaca a Rede Nacional de Dados em Saúde e seus impactos no Maranhão
A coordenadora estadual da federalização da RNDS, Mayra Nina, explicou que a plataforma do Ministério da Saúde, que está sendo implantada no Maranhão, visa integrar informações de saúde de todo o País
Agência Assembleia / Foto: J.R. Lisboa
O programa Café com Notícias, exibido na manhã desta terça-feira (18), pela TV Assembleia, abordou um tema de grande relevância para o fortalecimento do sistema de saúde pública: a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Para explicar o funcionamento da plataforma e seu processo de implantação no Maranhão, a apresentadora Elda Borges recebeu a superintendente de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e coordenadora estadual da federalização da RNDS, Mayra Nina.
Durante a entrevista, Mayra esclareceu que a RNDS é uma plataforma digital criada pelo Ministério da Saúde para integrar informações de saúde de todo o país, possibilitando que dados clínicos de pacientes estejam disponíveis de forma segura e ágil em qualquer ponto da rede de atendimento. “A RNDS é um repositório de informações que permite que os profissionais de saúde acessem o histórico do paciente, como vacinas, exames, atendimentos e prescrições, contribuindo para um cuidado mais qualificado e eficiente”, destacou.
A superintendente explicou ainda como o Maranhão tem avançado na implementação dessa rede e ressaltou a importância da colaboração dos municípios no processo. Segundo ela, a federalização da RNDS consiste em conectar sistemas de saúde municipais e estaduais à base nacional, garantindo interoperabilidade e padronização das informações.
Papel dos municípios
Mayra reforçou que os municípios terão papel essencial nessa integração, pois são responsáveis pela alimentação dos dados, especialmente na Atenção Primária. “A participação dos municípios é fundamental. Estamos trabalhando para oferecer suporte técnico, capacitação e infraestrutura necessária para que cada cidade maranhense esteja inserida nessa rede e possa oferecer um atendimento mais completo aos seus cidadãos”, afirmou.
Ao final da entrevista, a representante da SES destacou que a digitalização da saúde é um caminho sem volta e que a RNDS representa um marco na modernização da gestão pública em saúde. “Estamos construindo um sistema mais inteligente, ágil e integrado. O maior beneficiado será o usuário do SUS, que poderá ter seu histórico de saúde acessado em qualquer unidade do país com segurança e rapidez”, concluiu.
A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelo link:
Mais notícias
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda preservação de recursos hídricos
Entrevistada foi a vice-coordenadora do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas, Teresa Cristina Pereira
‘Pautas Femininas’ aborda empreendedorismo e empoderamento
Idealizadora do projeto, Lou Marques, e a microempreendedora Francisca Alves foram as entrevistadas
Mutirão de Saúde realizado pelo deputado Adelmo Soares leva atendimentos gratuitos a cidade de Raposa
Ação, com apoio do governo do Estado, ofertou exames laboratoriais, consultas com clínico geral e oftalmologista, com doação…
Sementinha participa do ‘Novembrinho Azul’ com palestra sobre saúde masculina desde a infância
Na ação, voltada aos pais de alunos, urologista Rafael Campos falou sobre a importância da identificação precoce de condições que…
Procon/MA orienta sobre direitos nas promoções de fim de ano no programa ‘Diário da Manhã’
Assunto foi tratado pelo diretor de Orientação e Atendimento ao Consumidor do Viva Procon/MA, Ricardo Baldez
Atuação do Fonavid no combate à violência contra a mulher é abordada no ‘Café com Notícias’
Conversa foi com a vice-presidente do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica (Fonavid), Camila Guerin
Psicólogo Mauro Brandão fala sobre a saúde mental masculina
Programa 'Mais Saúde' destacou entrevista sobre o assunto neste domingo, além de outros temas
Parceria de Davi Brandão com governador garante investimentos para educação em Bacabal
Com entregas históricas, governo esdual e Assembleia Legislativa fortalecem a educação