10 de abril de 2025
‘Café com Notícias’ destaca ações desenvolvidas pelo projeto “Mãos na Massa”
Adjunta Brígida Santos informou que iniciativa foi criada no fim de 2023, já formou 55 mulheres e atraiu outras centenas de interessadas
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O projeto Mãos na Massa, iniciativa da Secretaria Adjunta de Estado de Autonomia Econômica, tem transformado a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade por meio da capacitação profissional em áreas como gastronomia, estética e informática. A secretaria adjunta Brígida Santos falou sobre o assunto em entrevista ao programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (10), na TV Assembleia.
“O símbolo da nossa logo é uma mão, que representa a força e a expressão feminina, de todas as formas”, resumiu a gestora em conversa com a jornalista Elda Borges.
Mais do que ensinar uma profissão, o Mãos na Massa busca promover a independência financeira e emocional das participantes. “A autonomia econômica envolve autoestima, empoderamento e liberdade de expressão”, reforçou Brígida. Com apoio de instituições de ensino superior, como Ceuma, UNDB e IFMA, o programa oferece cursos certificados, permitindo que essas mulheres ingressem no mercado de trabalho com qualificação e segurança.
O apoio às alunas vai além da sala de aula. Segundo a secretária, a equipe da secretaria mantém grupos de WhatsApp com as participantes e oferece mentorias e eventos como o Empodera Elas, que compartilham histórias inspiradoras e ensinam estratégias de empreendedorismo e marketing digital.
“Às vezes, o que falta para ela é só saber precificar ou divulgar no Instagram. A gente dá esse suporte”, explicou Brígida Santos, que também anunciou a criação do quadro Empreendedora no Instagram oficial da secretaria para divulgar os negócios das participantes.
Apesar de estar mais consolidado na capital, o Mãos na Massa já se prepara para alcançar outros municípios maranhenses por meio da Caravana Maranhão Capacita Elas. Em parceria com Prefeituras e o Sistema S (Sesi, Senai, Sebrae), a caravana vai levar cursos, palestras e kits iniciais de trabalho para mulheres do interior.
“Queremos que o projeto se transforme em programa permanente, porque a procura só cresce. Hoje, temos mais de 250 mulheres na fila de espera”, finalizou a secretária.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios
Psicóloga alerta, no ‘Diário da Manhã’, sobre o aumento do tabagismo e a importância do exercício físico para a saúde mental
Segundo Miryan Lacerda, o uso do cigarro comum e eletrônico é altamente prejudicial, pois causa dependência química e…